Resumos de Mar Salgado SIC
Resumos de Mar Salgado SIC
Resumos de Novelas

“Mar Salgado”: resumo de 13 a 19 de Outubro

[tps_title]Ep. 25[/tps_title]

Leonor mostra a André o processo de adopção de Vanessa que alguém lhe enviou. A mergulhadora acredita que foi Emília, a funcionária do centro de acolhimento, que lhe fez chegar os documentos mas o namorado, que sabe que a sua filha é Carlota, tenta evitar que ela siga pista valsa que lhe colocaram no caminho. Leonor não segue o conselho de André e prefere acreditar nos papéis que tem à sua frente, sensível à vida terrível que Vanessa teve até agora por ter sido abandonada.

Entretanto. Patrícia tenta demover Martim de encontrar os pais biológicos de Carlota mas o cunhado mostra-se determinado a ajudar a filha adoptiva a conhecê-los. Impotente para o contrariar, Patrícia não insiste com os seus argumentos e controla a irritação que está a sentir, seguindo para o seu gabinete.

André vai ter com Patrícia ao gabinete e ele não enjeita a oportunidade de ironicamente lhe dar os parabéns pelo namoro com Leonor. O cunhado não perde tempo e insinua que foi ela quem fez chegar de forma anónima a Leonor o processo de adopção de Vanessa, para a lançar numa pista falsa em busca da filha. Patrícia começa a perder o controle por causa dos ciumes e discute com André, lançando sobre Leonor a intenção de destruir a família e acusando-o de lhe estar a dar apoio. A discussão atinge o auge e André opta por se ir embora. Patrícia explode de raiva e atira pelo ar o que apanha.

Na fábrica de conservas, Frederico folheia uma revista e decide comprar um veleiro novo. Gonçalo recomenda ao pai que tenha contenção nos gastos mas ele diz que com os donativos que recebeu para a nova obra da fundação, está sentado numa pilha de dinheiro. Gonçalo avisa que qualquer dia a mãe vai estranhar de onde é que vem tanto dinheiro mas o pai desvaloriza a questão e vai para o seu gabinete quanto Gonçalo recebe uma chamada de Patrícia. Esta conta-lhe que entregou a Leonor processo de adopção de Vanessa que ele forjou e a discussão que acabou de ter com André por causa disso. Gonçalo diz para que não se preocupe porque vai tratar do assunto com o irmão.

Sebastião visita a família e Antónia critica o irmão por nem ter sabido do acidente de mota que Carlota sofreu. Ele desculpa-se e dá a notícia de que aderiu às malfadadas tecnologias, mostrando o telemóvel por onde o podem contactar. A irmã fica espantada e brinca, dizendo que certamente não foi ela a convencê-lo a usar o telefone. Carlota desperta e pergunta se o tio tem namorada, ideia que ele se apressa a desfazer. Entretanto, Catarina chega acompanhada por Tiago para o apresentar a Amélia. O filho acusa algum constrangimento quando recebe os agradecimentos por ter ouvido e acolhido Carlota quando ela decidiu desaparecer, quando soube que foi adoptada. Carlota convida Tiago a conhecer a casa e o jardim, enquanto Catarina fica a conversar na sala dos Queirós com Antónia, Amélia e Sebastião.

Carlota agradece o apoio que Tiago lhe tem prestado e desabafa o que tem sentido, depois de saber que foi adoptada e mostra-se determinada para encontrar os pais biológicos, embora a mãe Amélia tenha ficado à beira de um ataque de nervos. Tiago confessa que por causa de tudo o que sofreu, constantemente a mudar de instituições e famílias, não tem qualquer interesse em saber dos pais de sangue.

No restaurante, Messias pergunta a Pedro se tenciona aborrecê-lo por causa de Rute. O irmão assume que nunca gostou dela mas reconhece que é bonita. Messias exige a Pedro respeito pela futura cunhada. Júlia entra no Muxama com Elsa e recebe a lista que Vitória lhe entrega para escolherem o que querem comer. Júlia mostra-se pressionada, temendo não se despachar antes que Xavier regresse do mar. Vitória não repara e deixa transparecer a sua satisfação por tê-las ali. Entretanto, Pedro repara em Elsa e ela vê-se forçada a ir falar-lhe. Ele vai directo ao assunto e pergunta se ela pensou no pedido de namoro que lhe fez e Elsa assume que gostou do que ele lhe disse, assumindo que está interessada em ser sua namorada. Pedro fica radiante e quando fica sozinho com Messias diz ao irmão que o dia acabou de melhorar muito.

Sílvia e Daniel combinam ir ao cinema até porque Hugo também quer ir ver o filme que está em cartaz. Rute fica toda contente com a perspectiva de ficar com a casa toda para si e diz logo que vai tomar um banho de imersão para relaxar. Hugo entra em casa nessa instante traz e traz Diogo consigo. Daniel pede ao irmão que o vá ajudar e Sílvia fica à conversa com Diogo que teima em esconder que a sua doença, reafirmando que foi internado por causa de uma infecção que apanhou. Sílvia troça da mentira que ele está a passar e revela que Idalina contou que ele é diabético. Diogo fica de mau humor por ter sido descoberto mas acaba por cumprir os seus propósitos, pedindo desculpa a Sílvia por a ter recebido mal quando ela o visitou no hospital.

Leonor conta a João a pista que tem para descobrir a filha que procura e que o processo de adopção de Vanessa foi mandado, segundo a sua convicção, pela funcionária do centro de acolhimento, acreditando que Emília se sensibilizou com a sua história. João e Idalina não estão tão optimistas e aconselham-lhe prudência na investigação para não ficar desiludida se verificar que a miúda não é quem ela procura. Diogo aparece entretanto e vem zangado, dizendo a Idalina que não queria que soubesse que é diabético e que não gostou que ela tenha dado a notícia a Sílvia. Idalina pede desculpa.

André vai ter com Gonçalo e ameaça desfazê-lo se confirmar que ele anda a lançar pistas falsas a Leonor para evitar que ela descubra a filha que desesperadamente procura. Gonçalo irrita-se quando confronta o irmão com o interesse que demonstra por Leonor e ele assume que estão juntos. André sente-se insultado quando Gonçalo se insurge contra a ajuda que ele está a dar a Leonor para que lhes destrua a família e vocifera que ela só se enfiou com ele na cama para descobrir a filha. André quase espuma de raiva mas acaba por deixar Gonçalo a falar sozinho.

Rute aproveita a ausência dos irmãos em casa por terem ido ao cinema e convida Joni para ir ter com ela. Joni leva consigo uma garrafa de vinho que nem tem tempo de abrir porque o assédio de Rute é incontrolável. Cheios de desejo, beijam-se e despem-se para fazer amor.

Madalena queixa-se de ter a roupa a cheirar a peixe e Laurinda diz que já disse à empregada para não misturar as roupas de Bento com as do resto da família. Henrique percebe que a filha está de saída e pergunta-lhe insinuante se ela dorme em casa. Madalena responde que sim e Sara conta que viu no hotel um cliente com o último livro de Sebastião Cardoso, perguntando se ela o tem. A cunhada confirma que sim e que depois lho empresta. Henrique questiona Sara sobre como lhe está a correr o trabalho de animadora no hotel. A nora mostra-se satisfeita, embora reconheça que foi cansativo. Laurinda volta a ser desagradável e duvida que pensar em jogos e outras brincadeiras canse alguém. Sara vai fazer chá para não explodir, enquanto Filipe faz notar à mãe que não esteve bem. Henrique também censura Laurinda e lembra-lhe que só ela se dispôs a ficar com Filipe, apesar de ele arruinar todos os negócios em que se meteu. Laurinda não replica e fica a pensar que realmente exagerou.

Na cozinha, Sara confessa a Filipe que já não aguenta muito mais tempo as provocações da mãe dele. O marido pede-lhe que seja paciente e também lamenta o facto de estar a trabalhar com o pai, que só o desvaloriza. Sara mostra-se confiante em deixar a casa dos sogros brevemente, agora que já tem emprego. Exactamente por isso, Filipe decide que devem ir comemorar esse facto.

Kika comenta com a mãe que agora percebe bem que Carlota foi sempre mimada pela família por ser adoptada e porque é que o pai esteve sempre preocupado com ela. Patrícia garante a Kika que não tem motivos para ter ciumes da prima já que é ela a herdeira legítima do avô. Patrícia pede à filha para não arranjar conflitos com Carlota e Kika promete esforça-se para se dar bem com ela.

Leonor mostra-se decidida a encontrar Vanessa, convencida de que pode ser a sua filha e desejando compensá-la por tudo o que não viveu. Ao mesmo tempo, culpa Gonçalo por tudo o que aconteceu aos filhos. Diogo faz-lhe ver que primeiro tem de confirmar que Vanessa é mesmo sua filha e quando Leonor dá a entender que namora com André, o irmão aprova a relação e até diz que está disposto a não jantar em casa, sempre que ela queira estar à-vontade com ele.

Patrícia faz mais uma tentativa para que André acabe o namoro com Leonor mas só consegue o efeito contrário. Ele fica irritado e decide que vai contar toda a verdade à namorada sobre os filhos, pois está farto de mentiras. André sai da estufa e vai para a sala, telefonando a Leonor e combinando encontrar-se com ela, pois tem algo importante a dizer-lhe. Combinam encontrar-se no restaurante do hotel e Leonor fica muito curiosa.

Patrícia ouviu a conversa que André teve com Leonor e vai avisar Gonçalo de que eles se vão encontra no Hotel Salinas e que André quer contar toda a verdade sobre os filhos dela. Gonçalo fica preocupado e nervoso. Tal como Amélia, que não consegue lidar com o facto de Carlota querer conhecer os pais biológicos. Antónia diz que vai falar com a neta para lhe tirar tal ideia da cabeça, enquanto Frederico desvaloriza tanta preocupação afirmando que ela jamais conseguirá encontrar a mãe.

No colégio e desobedecendo à mãe, Kika provoca Carlota e faz troça pelo facto de ela ser adoptada. A prima perde a paciência e desfere-lhe uma estalada. Kika, apanhada de surpresa, jura que nunca mais lhe fala.

André espera por Leonor no restaurante do hotel mas, para sua grande surpresa, quem aparece é Gonçalo. André fica preocupado quando o irmão diz que não é com a namorada que ele vai falar, mas sim consigo.

Categorias
Resumos de Novelas

Comentários