Televisão

Quem vê a «Casa dos Segredos»

As audiências não enganam, a «Casa dos Segredos» é um dos formatos mais visto pelos portugueses na televisão. Mas afinal, qual o perfil do espectador do reality da TVI? O DN ajuda a descobrir.

Os reality-shows sempre foram programas polémicos, e na televisão polémica traduz-se muitas vezes em audiências. A TVI apostou na «Casa dos Segredos», ainda Júlia Pinheiro era diretora de conteúdos não informativos da estação, e continuou a estratégia com Cristina Ferreira ocupando o mesmo lugar.

Os resultados são claros: o programa é líder de audiências. Não tanto quanto antes, o factor surpresa já não existe por um lado, e por outro uma concorrência audaz que aposta em dois grandes formatos de talent-shows. Ainda assim Teresa Guilherme conquista a preferência dos portugueses ao domingo à noite, e nesta quinta edição a novidade são as crianças e os jovens que aumentaram entre os espectadores.

A criança/jovem típica espectadora desta quinta edição tem interesses diversificados e afirma não acompanhar a televisão. Representa cerca de 200 mil num universo total de 1,4 milhões que em média acompanha o programa desde a estreia a 21 de setembro.

Segmentando os espetadores por classes sociais, tem-se em média 41 mil espectadores de classe alta (A), e 162 mil de classe média alta (B) a espreitar o formato. Os dados são um pouco contraditórios ao senso comum. O programa é muitas vezes associado ao entretenimento das classes mais baixas mas os números indicam que o formato conquista até os mais cultos, que muitas vezes demarcam-se deste tipo de conteúdos televisivos.

Bruno Santos, diretor de programação da TVI, explica os números “É um guilty pleasure, Não é socialmente bem visto dizer que se gosta de reality shows e de novelas, é melhor dizer que se gosta de documentários e de filmes (…) estes números junto das classes altas não são segredo para o canal”.

Categorias
Televisão

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários