Cinema

Lisboa acolhe mostra de comédias europeias

Doze comédias europeias vão estar em exibição no Institut Français du Portugal, em Lisboa, no âmbito da mostra “Vamos Fazer Rir a Europa”, que se inicia hoje e prossegue até 14 de novembro.

Promovida pelo Espaço Europa, pretende-se com esta iniciativa divulgar em Portugal a diversidade cultural e humorística da recente produção do cinema europeu.

A programação do evento foi concebida pelo dramaturgo José Vieira Mendes e inclui filmes oriundos da Suécia, Irlanda, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Eslovénia, Roménia, Itália, França, Espanha e de Portugal.

Após uma breve sessão de abertura, a mostra arranca com a projeção do filme “Histórias da Idade de Ouro” (2009). Realizado por Constantin Popescu, Cristian Mungiu, Hanno Hofer, Ioana Uricaru e Razvan Marculescu, o filme retrata, de uma forma cómica e surrealista, a história do Comunismo na Roménia.

A mostra de comédias do cinema europeu vai decorrer às 19.00, no auditório do Institut Français du Portugal, e tem entrada livre. Em paralelo a estas sessões, haverá, durante a manhã, duas sessões de cinema para as escolas. Consulte a programação aqui.

Entre os filmes que serão exibidos no ciclo está o filme português mais visto em 2013 – “Sete Pecados Rurais” –, com a assinatura de Nicolau Breyner.

A mostra “Vamos Fazer Rir a Europa” encerra na sexta-feira, 14 de novembro, com “Os Amantes Passageiros”, o filme mais recente do realizador espanhol Pedro Almodóvar.

Categorias
Cinema

Aspirante a jornalista

Comentários