Resumos de Mar Salgado SIC
Resumos de Mar Salgado SIC
Resumos de Novelas

“Mar Salgado”: resumo de 10 a 16 de Novembro

[tps_title]Ep. 51[/tps_title]

Destaque: Leonor fica atónita quando Tomás a informa de que a rapariga que morreu carbonizada no acidente com o carro roubado não se chamava Vanessa e que o processo de adopção que comprovava a sua identidade é falso

O médico que assiste Amélia no hospital informa-a de que afinal sofreu apenas um pequeno AVC mas avisa que é necessário que repouse o mais possível, para evitar um episódio mais grave. André sente-se responsável por ter provocado um nível de ansiedade elevado à irmã e promete-lhe não contar a Carlota que a sua mãe biológica é Leonor.

Júlia visita Leonor para a apoiar, lamentando que tenha perdido a filha depois de ter lutado tanto para a encontrar. Leonor mostra-se preocupada pelo facto de Júlia estar a arriscar cruzar-se com Xavier e ela conta que pretende ir a casa buscar algumas roupas suas e de Elsa e que já foi ao hospital e à polícia, aguardando que o processo contra o marido avance.

Filipe petisca com Sara no bar de Vitória e confessa que está farto de trabalhar com o pai, queixando-se de que ele não lhe dá valor e não respeita as suas opiniões. Filipe revela que gostaria de ter um negócio seu e mostra à mulher um projecto para jovens agricultores. Nesse momento, Xavier entra no bar e Filipe vai pedir-lhe satisfações por não ter saído para o mar. Ele faz-se de vítima e culpa a mulher pelos problemas que estão a viver no casamento. Filipe reforça que isso não é motivo para faltar ao trabalho e Xavier irrita-se, dizendo que ele é um incapaz e que, como tal, não é ninguém para estar a dar opiniões sobre o seu casamento. Filipe fica estupefacto com a reacção exaltada do pescador.

Bento tenta enganar Eva, dizendo que tem uma doença grave no coração, de modo a que ela lhe dê mais dinheiro. Laurinda aparece nesse momento e a filha conta que o tio está doente e que nem sequer tem dinheiro para comprar os medicamentos de que precisa. Bento disfarça mas a irmã não vai na conversa e diz que só vai acreditar nele quando vir os exames médicos que diz ter feito.

Madalena tenta conversar calmamente com os pais para que eles aceitem a sua relação com Sebastião. Laurinda e Henrique mostram-se irredutíveis e fazem-lhe ver que o seu namoro com um homem muito mais velho não tem futuro e o pai enfatiza que enquanto ela estiver debaixo do seu teto lhe deve obediência. Madalena irrita-se e dispara que para ser assim, prefere sair de casa.

Carlota penaliza-se por não ter ficado com a mãe no hospital. Antónia agradece a André por estar com a família neste momento difícil e Frederico conta que já desmarcou os seus compromissos e que vai ficar por ali até que Amélia se recupere, desejando que a filha não fique com sequelas. Gonçalo aproveita o momento para pedir para conversar com André.

Gonçalo culpa André pelo problema de saúde que causou a Amélia ao querer contar a Carlota que Leonor é a sua mãe biológica e acusa-o de ser egoísta por não se preocupar com a família, preferindo correr atrás de uma paixão. André defende-se e dispara que se ele não tivesse sido um irresponsável quando engravidou Leonor, não estariam a passar por esse sofrimento. André afirma que vai ficar calado mas impõe como condição que o irmão deixe de se intrometer entre ele e Leonor.

Leonor arruma algumas roupas de Vanessa e o dossier com o processo de adopção que folheia com nostalgia.

Patrícia fica cheia de ciúmes quando Gonçalo diz que desconfia que André se prepara para ir com Leonor para o Dubai e que impôs como condição que os deixem viver em paz a sua vida. Sem deixar transparecer que está apaixonada pelo cunhado, Patrícia diz a Gonçalo que tem de impedir que André viaje com Leonor.

Carlota vai ao hospital visitar a mãe com Martim e Antónia. Amélia não esconde a sua angústia por ter sofrido um pequeno acidente vascular e a filha pergunta se, por acaso, ele não se terá ficado a dever a um estado de ansiedade por ter descoberto quem são os seus pais biológicos. Amélia fica consternada e Martim repreende Carlota por estar a tocar num assunto tão melindroso, insensível ao momento delicado que a mãe está a viver. Antónia também fica incomodada com a neta.

Leonor fica emocionada e beija André com paixão depois de ele assumir que quer ir com ela para o Dubai, pois não consegue conceber a sua vida sem ela.

Júlia vai a sua casa acompanhada por uma agente da polícia para ir buscar as suas coisas e as coisas da filha. Xavier aparece nesse momento e exige falar com ela em particular. Júlia fica muito nervosa mas consegue resistir à conversa do marido e recusa-se a falar com ele. Xavier irrita-se e tenta agarrá-la á força. A agente Castro reage e consegue manietá-lo, ameaçando prendê-lo se não se comportar e obrigando-o a ficar sentado. Júlia vai arrumar os seus pertences e o pescador diz que ela ainda vai implorar para voltar para casa.

Pedro leva a Elsa os apontamentos das aulas para que ela não se atrase mais nos estudos. Elsa desabafa que tem vergonha de ter um pai como Xavier e diz mesmo que o odeia pelos maus-tratos que infligiu a ela e á mãe. Pedro conforta a namorada e abraça-a.

Filipe faz queixas de Xavier a Henrique e defende que ele deve ser despedido porque além de ter faltado ao trabalho ainda o desrespeitou como patrão. O pai lembra-lhe que o patrão é ele e que Xavier, apesar de ter mau feitio, é dos melhores pescadores que tem ao seu serviço e que não quer perdê-lo. Filipe fica indignado com Henrique e critica-o por se colocar ao lado de Xavier, dando ideia de que até prefere que seja ele a ir embora. Henrique fica a pensar no que o filho acabou de dizer.

Madalena assume a Sebastião que quer ir viver com ele. O escritor confessa que também quer partilhar a sua vida com ela mas diz que quer ter uma conversa com os seus pais, tentando que eles aceitem a relação. Madalena diz apaixonada que o ama e Sebastião acaricia-lhe o rosto.

Martim volta a casa a discutir com Carlota, repreendendo-a por ter sido insensível com a mãe ao falar outra vez do seu desejo de conhecer os pais biológicos. Carlota revolta-se e responde que esse parece ser o assunto que deixa Amélia doente e criticando Martim por ter prometido ajudá-la a encontrar a mãe verdadeira e nada fazer por isso. O pai revela que já contratou um detective, mas pede-lhe para guardar segredo. Carlota fica radiante e dá um beijo ao pai.

Leonor está determinada em regressar ao Dubai e feliz por André querer ir consigo. Diogo não esconde que está dividido e a irmã deixa-o à-vontade se quiser ficar em Portugal com Sílvia. Diogo não assume que gosta dela e desvia o assunto perguntando a Leonor se continua interessada em desbloquear o segundo telemóvel de Vanessa. A mergulhadora mantém que quer perceber porque é que a filha fugiu daquela maneira.

Tina pede desculpa a Cremilde por ter convencido Aurora a simular uma sessão espirita, fazendo-a acreditar que estava a falar com o espírito do marido. A mãe assume que ficou sentida com elas e com Bento, mas acaba por recordar Ramiro e deixar claro a Tina que não quer refazer a vida sentimental seja com quem for.

Patrícia dá tudo por tudo para convencer André a não ir para o Dubai com Leonor e tenta esconder que está cheia de ciúmes. Ele reafirma que ama Leonor e que já prometeu que vai guardar segredo de que Carlota é sua filha. André perde a paciência e acaba com a conversa dizendo que tem muito que fazer.

Leonor passeia na praia quando recebe um telefonema de Tomás que pretende encontrar-se com ela.

Quando Amélia regressa a casa, Gonçalo conta-lhe que Leonor decidiu voltar ao Dubai mas esconde que André pretende ir com ela. Amélia fica aliviada, acreditando que os seus problemas estão prestes a acabar.

Tomás informa Leonor de que a polícia identificou um dos corpos encontrados no carro onde seguia Vanessa, apesar de ainda não terem sido realizadas as autopsias. O advogado conta que se trata de um jovem de nome Simão, mas acrescenta que em relação a Vanessa não foi encontrado qualquer registo e que nem sequer aparece nos registos da segurança social. Tomás conclui que o processo de adopção que Leonor julga ter recebido do centro de acolhimento é falso e que a rapariga não se chamava Vanessa. Leonor fica estupefacta com a possibilidade de que ela não fosse mesmo a sua filha.

Categorias
Resumos de Novelas

Comentários