Resumos de Mar Salgado SIC
Resumos de Mar Salgado SIC
Resumos de Novelas

“Mar Salgado”: resumo de 3 a 9 de Novembro

[tps_title]Ep. 45[/tps_title]

Destaque: Xavier procura desesperado por Júlia e Elsa. Mesmo depois de ameaçado pelo mestre João, introduz-se em casa de Leonor e tenta à força que ela lhe revele o paradeiro da mulher e da filha.

Leonor recebe em choque a chamada de Vanessa mas fica ainda mais ansiosa porque a rapariga consegue apenas pedir desculpa por ter desaparecido, antes de Simão entrar na cabine telefónica e quebrar a ligação. O namorado dá uma reprimenda a Vanessa e faz-lhe ver que têm de desaparecer, sob pena de serem encontrados por Gonçalo, que lhes pode fazer mal. Ela confessa que lhe custa deixar Leonor sem lhe contar a verdade mas Simão leva a melhor e conta que já tem o dinheiro que precisavam e que agora só precisam de um carro para fugir.

Em casa, junto a Diogo, Leonor volta a derramar lágrimas de desespero por continuar sem saber da filha.

Carlota conta a Amélia que recebeu um email de uma mulher que diz estar no Brasil e que coloca a hipótese de ser a sua mãe biológica. Amélia não esconde o seu desagrado quando percebe que a filha lhe desobedeceu e voltou a publicar o anúncio no fórum da internet à procura da mãe verdadeira. A conversa é interrompida por Frederico e Antónia que estão de saída com Kika. O avô vai levá-la ao colégio, enquanto a avó conta que vai ajudar duas amigas numa iniciativa de solidariedade social. Kika provoca Carlota e esta reage mandando a prima meter-se na sua vida. Amélia decide que vai levar Carlota à escola para terminar a conversa que estava a ter com ela. No entanto, a conversa acaba mal quando tenta dissuadi-la de continuar a publicar anúncios, ameaçando pô-la de castigo. Carlota revolta-se e assume que vai desobedecer. No calor da discussão, dispara que vai sozinha para a escola e deixa Amélia à beira das lágrimas depois de dizer que ela é uma histérica que está apavorada por poder perdê-la.

Catarina, consciente do sofrimento que Amélia está a viver, pede a Tiago que convença Carlota a deixar de procurar a mãe biológica mas ele reage com revolta e recusa-se a prestar aquele papel. A conversa é interrompida pela chegada de Júlia e Elsa. Tiago espanta-se com a presença da colega de escola e Júlia fica apreensiva com o facto de os jovens se conhecerem e justifica o facto de ali estarem por terem a casa em obras. A filha diz, por seu lado, que ainda não vai ao colégio por se sentir adoentada. Tiago acredita na desculpa e sai para a escola, acompanhado por Catarina. Elsa lamenta a Júlia por terem de viver escondidas, desejando que o pai fosse num dos barcos que vão pescar para longe e as deixasse em paz.

Leonor conta a João que foi contactada por Vanessa mas que ela apenas pediu desculpa por ter fugido, desligando o telefone logo a seguir. A mergulhadora está desanimada por ter perdido o rasto à filha mas, por outro lado, espera que a mulher que lhe telefonou a avisar que tem dois telemóveis de Vanessa possa explicar melhor o que aconteceu. O mestre muda de assunto e conta que Xavier o procurou em casa, que ia muito embriagado e que queria saber onde é que ela morava, dizendo que queria ir buscar Júlia e Elsa, julgando que estavam com elas. Leonor é obrigada a contar que Xavier espancou várias vezes a mulher e a filha, fazendo-as viver momentos de terror. João fica estarrecido com o que ouve e Leonor confessa que ainda não conseguiu convencer a amiga a queixar-se do marido à polícia.

Laurinda protesta com Madalena porque ela não larga o computador para tomar o pequeno-almoço. Henrique grita por Filipe que nunca mais se despacha para irem trabalhar. A mãe confessa que está preocupada com Eva, que não avisou que ia dormir fora. Madalena faz notar que a irmã já é crescida e Laurinda acaba por contar que Ricardo a trocou por outro homem. Sara, confirma a história e Henrique aconselha a filha a ficar de olho em Daniel, não vá ele descobrir que também é homossexual. Madalena fica constrangida por continuar a mentir aos pais sobre o seu namoro, escondendo que está com Sebastião.

Ricardo decide ir ao Hotel Salinas dar uma justificação a Sara por ter traído Eva e esforça-se para que ela compreenda como foi difícil assumir perante a companheira que é homossexual. Sara, confessa que até simpatiza com ele, mas aconselha-o a seguir com a sua vida, pois a cunhada jamais lhe perdoará.

Eva acorda de ressaca em casa de Daniel e agradece-lhe pelo apoio que lhe deu na noite anterior. Durante a conversa, ambos se esquivam a falar do beijo que deram quando chegaram a casa.

Bento insiste em conquistar Cremilde e pede ajuda a Tina para convencer Aurora a simular uma sessão espírita. A ideia é que a vidente finja incorporar o espírito do falecido marido de Cremilde e que ele lhe diga que deve dar uma oportunidade a Bento para a conquistar. Tina não parece inclinada a ajudá-lo mas acaba por ceder. No entanto, a vendedora de legumes nem quer ouvir falar do assunto e só Joni a consegue convencer com o seu charme. Aurora fica derretida com a conversa sedutora dele e acaba por aceitar fazer o favor a Bento a troco de cem euros. Este perde a alegria ao ouvir falar do preço que terá de pagar, enquanto Tina fica irritada por ver Joni a desdobrar-se em gentilezas para Aurora.

João procura Xavier e depara-se com ele, ainda embriagado por ter estado a noite inteira a beber. É nesse ambiente que o censura por ter agredido Júlia e Elsa, reforçando que não tinha o direito de as manter fechadas em casa contra a sua vontade. Xavier exalta-se e exige saber onde estão a mulher e a filha. O mestre recusa-se a revelar o paradeiro delas e Xavier agarra-o pelos colarinhos, num acto de desespero e diz que ele não tem de se meter na sua vida. João liberta-se e afirma que não mais permitirá que ele volte a violentar Júlia e Elsa, acrescentando que também já não o quer a trabalhar consigo no barco. Depois de João ir embora, Xavier esmurra a parede, expressando toda a sua raiva, mas acaba magoado.

Na fábrica, Rute queixa-se de que trabalha demais e critica Júlia por ter desaparecido sem justificação. Idalina repreende Rute, alegando que ela não sabe do que fala, mas ela afirma que tem direito a ter uma opinião. Entretanto, um dos telemóveis dá sinal e Sílvia constata que é Diogo a convidá-la para jantar. Rute provoca a irmã e aconselha-a a vestir algo de sexy para não perder o “sheikezinho”. Idalina fica curiosa e surpreendida quando Sílvia lhe confessa com alguma vergonha que anda a sair com Diogo, o irmão de Leonor, ressalvando que são apenas amigos.

Amélia está cada vez mais angustiada com a possibilidade de Carlota descobrir a sua mãe biológica e vai desabafar com Gonçalo, contando ao irmão a discussão que teve com a filha adoptiva e a forma como ela a enfrentou e desobedeceu. Gonçalo fica impaciente e deixa a irmã a falar sozinha assumindo que não tem tempo nem disposição para os seus dramas.

Xavier vai ao centro de mergulho e exige a Leonor que lhe diga onde estão a mulher e a filha. Leonor recusa entregar as amigas e o pescador começa a ficar ainda mais agressivo à medida em que se vai progressivamente aproximando dela. Jorge aparece nesse momento a dizer que já preparou o barco e Xavier é obrigado a ir embora, deixando no entanto a ameaça de que a conversa ainda não acabou.

Digo, comenta com André o telefonema que Vanessa fez a Leonor, convicto de que a rapariga quis despedir-se e que nunca mais a vão ver. André lamenta o sofrimento de Leonor e muda de assunto para contar que a entrevista que deu a rebater as calúnias de Mateus, vai sair no dia seguinte, reconhecendo que não pode permitir que ele manche o nome da empresa com os seus devaneios.

Mateus, por seu lado, queixa-se a Vitória por não ter advogado que sustente a sua causa, pois o que tinha apalavrado acabou de desistir por considerar que ele não tem razão no que reivindica. O informático acrescenta que, ainda por cima, a família também não o apoia, embora continue convencido de que André tem de dividir os lucros da aplicação que ele desenvolveu na empresa dele. Vitória serve uns petiscos enquanto ouve o que o amigo diz e ele elogia-lhe o talento para a cozinha, propondo-se a ajudá-la a publicitar o restaurante na internet.

Eva mostra-se insatisfeita quando Laurinda insiste em saber onde e com quem ela passou a noite. A filha lembra que já é crescidinha e Laurinda abranda o interrogatório, virando a conversa para Ricardo que, segundo afirmou Bento, estava num automóvel com outro rapaz. Eva fica irritada e envergonhada ao constatar que já todos sabem que o companheiro a trocou por outro homem.

Leonor agradece a Nuno por ter recebido Júlia e Elsa em sua casa e conta, algo desiludida, que Júlia continua a não querer apresentar queixa de Xavier, apesar de lhe ter contado que ele voltou a querer saber onde ela está com a filha.

Amélia conversa muito inquieta com Martim no hotel e dá mostras de uma ansiedade crescente, suplicando ao marido que convença Carlota a desistir de encontrar a mãe biológica, confessando que a discussão que tiveram a deixou abalada. Martim reafirma que devem contar toda a verdade a Carlota, certo de que ela sabe quem lhe deu amor e conforto durante toda a vida e que nunca os irá renegar como pais. Amélia sente-se mal e ele tem de a conduzir ao hospital, sob o olhar preocupado de Patrícia.

Gonçalo conversa com Frederico sobre o desaparecimento de Vanessa quando recebe a chamada de Patrícia a avisar que a irmã teve de ir ao hospital porque se sentiu mal. O pai relembra que ela tem andado muito ansiosa com o medo de perder Carlota e decide ir ver a filha.

Elsa mente a Pedro e desculpa-se com facto de os pais andarem desavindos, para nunca mais ter falado com ele. Ao mesmo tempo, garante que continua a gostar dele. Pedro abraça-a e Elsa solta um grito de dor. Sem ter como fugir, mostra ao namorado as marcas que tem no corpo, admitindo que o pai a tem espancado e à mãe. Pedro fica em estado de choque e abraça a namorada.

Leonor entra em casa e é manietada por Xavier, que entretanto tinha entrado por uma janela. O pescador agarra-a pelos cabelos e diz ameaçador que está na hora de continuarem a sua conversa. Leonor fica aflita.

Categorias
Resumos de Novelas

Comentários