FOTO RICARDO CARVALHO
Palcos & Letras

“Todos os Lugares” em reflexão na Culturgest

A Fundação Culturgest leva ao pequeno auditório o arquiteto e professor universitário Ricardo Carvalho, num ciclo de conferências, que decorre às quartas-feiras, ao longo de janeiro, sobre a definição de “lugar”.

O objetivo é uma reflexão, a partir de ideias sobre o banal, a repetição, o espaço público e a surpresa, sobre a forma como vemos e olhamos os lugares e a forma como o seu significado foi sendo transformado ao longo de um crescendo evoluir do turismo que “substitui o significado fundador do lugar para o substituir por uma imagem de rápida apropriação”, que exclui a participação ou o confronto.

São as fotografias o fio condutor do discurso. Imagens de um arquivo pessoal, que tem sido apresentado a propósito do trabalho de Ricardo Carvalho como arquiteto, e que inclui polaroids, fotografia analógica, digital e outras feitas com telemóveis.

As quatro sessões vão acontecer em Lisboa, de 7 a 28 de janeiro, às quartas-feiras, no pequeno auditório da Culturgest, percorrendo quatro temas que mostram como não só da literatura se formam a identidade e a cultura dos lugares, mas também da arquitetura que reinventa e constrói, constantemente, novos lugares a partir de ideias de lugares longínquos.

A entrada é gratuita e, para quem não puder estar presente, todas as sessões serão transmitidas em direto na página da fundação.

Categorias
Palcos & Letras

Se o Jornalismo não se pode considerar uma ciência temos certamente de olhá-lo como uma arte. A arte de saber contar estórias e marcar a história. Estudante de Jornalismo (ESCS-IPL)

Comentários