Social

Morreu Filipa Vacondeus

Morreu hoje, dia 6 de janeiro de 2015, aos 81 anos, Filipa Vacondeus, a cozinheira que passou a ser a chef de cozinha mais conhecida e acarinhada do país com entrada na televisão pelas mãos da jornalista Maria Elisa, em 1981, com um programa de sucesso no horário nobre.

A “senhora dos restinhos”, como era carinhosamente chamada por sempre se ter dedicado a receitas práticas e com o intuito de aproveitar todos os “restos”, faleceu esta manhã no Hospital Pulido Valente, onde estava internada desde o Natal. Conhecida pela sua personalidade caricata e pelo seu à vontade em televisão, foi Herman José, apresentador e humorista, que lhe deu o maior impacto junto do público português através da personagem “Filipa Vasconcelos” que a caraterizava em O Tal Canal, na RTP.

“Na minha idade quando uma pessoa pára é para a morte a vir buscar. Mesmo com esforço, vale a pena não ficar inactiva.”

Filipa Vacondeus

Aos 81 anos, e na era dos programas de culinária, é ao lado de Filipa Gomes que a chef decide propor-se a um novo programa, “diferente” e “giríssimo”, como refere numa entrevista ao Propagandista Social, no 24 Kitchen, canal do qual era assídua espetadora.  Da proposta resultou o “À Boleia da Filipa”, emitido desde maio no canal da FOX Channels, um programa divertido que misturava o estilo caseiro e o gourmet em receitas fáceis e económicas.

Em comunicado enviado à imprensa, Vera Pinto Pereira, diretora geral da FOX, refere que “é com tristeza que recebemos [toda a equipa do 24Kitchen] esta notícia. A Filipa Vacondeus era já uma cara querida do canal e foi um grande privilégio poder trabalhar ao lado de uma senhora que marcou de forma tão emblemática a história da televisão e da gastronomia portuguesa.”

IMG_5794
Para além do sucesso em televisão, e talvez através do reconhecimento nesse meio, Filipa Vacondeus tornou-se a autora mais vendida em livros de culinária com as obras que foi publicando ao longo dos anos. “Os Petiscos da Filipa” foi o último livro que publicou, em abril de 2013, que convidava os leitores a esquecer a moda do sushi ou as invenções de laboratório dos restaurantes com estrelas Michelin e a redescobrir a cozinha tradicional portuguesa.

“A sua alegria e profissionalismo vão deixar saudades.”

Vera Pinto Pereira

Em sua memória, o 24 Kitchen emite hoje, a partir das 22h00, todos os 13 episódios do “À Boleia da Filipa” com repetição dos mesmos amanhã, a partir das 15h35, e no sábado, dia 10 de janeiro, a partir das 15h15.

Categorias
SocialTelevisão

Se o Jornalismo não se pode considerar uma ciência temos certamente de olhá-lo como uma arte. A arte de saber contar estórias e marcar a história. Estudante de Jornalismo (ESCS-IPL)

Comentários