Óscares 2015: antevisão da gala do cinema
Óscares 2015: antevisão da gala do cinema
Cinema

Óscares 2015: antevisão da gala do cinema

Estamos a poucas horas da noite mais glamourosa do ano, em que todos os olhos estão postos nas maiores celebridades de Hollywood.
Chega a 87ª Gala dos Óscares que este ano conta com a apresentação do ator Neil Patrick Harris.

O Teatro Dolby em Los Angeles recebe esta noite todos os nomeados a um Óscar da 7ª Arte, no entanto, muitos serão os convidados que vão estar presentes nesta tão aguardada cerimónia que premeia os melhores dos melhores no mundo do Cinema.

Na categoria de melhor filme a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas optou por nomear apenas 8 filmes (sendo que o limite é de 10):
Os grandes candidatos a vencedor da estatueta dourada são “Boyhood – Momentos de uma Vida” que conta o percurso de vida de um menino de 5 anos até à entrada na Faculdade. Esta é uma das histórias mais aclamadas pela critica, com 6 nomeações aos Óscares, pois o filme foi realizado durante 12 anos, representando um grande esforço para todos os atores e levando Patricia Arquette à sua primeira nomeação na Categoria de melhor atriz secundária.

Importa referir que este é o grande favorito a vencedor do Óscar de melhor filme pois já venceu prémios nos Globos de Ouro, BAFTA e pelo Sindicato Americano de Atores (SAG Awards).

Outro forte candidato ao Óscar é a comédia de humor negro “Birdman – A Inesperada Virtude da Ignorância”, a história de um ator, famoso por ter interpretado um super-herói icónico, e que agora planeia montar uma peça de teatro numa tentativa de recuperar os seus tempos de glória. Esta película já foi reconhecida pelos inúmeros prémios que venceu nos Globos de Ouro e BAFTA e concorre agora a 9 Óscares (sendo um dos filmes mais nomeados desta noite, juntamente com o Grande Hotel Budapeste). Importa referir que 3 dos atores deste filme encontram-se na corrida pelo Óscar: Michael Keator (melhor ator); Emma Stone (Melhor atriz secundaria) e Edward Norton (melhor ator secundário).

Os restantes 6 nomeados são:
O Jogo da Imitação (8 nomeações)

Grande Hotel Budapeste (9 nomeações)

Selma – A Marcha da Liberdade (2 nomeações)

Sniper Americano (6 nomeações)

A Teoria de Tudo (5 nomeações)

Whiplash – Nos Limites (5 nomeações)

As duas grandes ausências nesta categoria são Interstellar que apenas consegue 5 nomeações nas categorias técnicas

e Foxcatcher que consegue que o seu Realizador esteja nomeado mas o filme não.

Na categoria de melhor atriz Julianne Moore é a grande favorita com a sua bilhante interpretação em “Still Alice”, uma mulher que sofre de Alzheimer precoce. Tudo leva a crer que à 5ª nomeação, a estatueta será sua.

Relativamente aos melhores atores a luta será mais renhida mas a aposta recai sobre Eddie Redmayne, ao interpretar a história do fisico Stephen Hawking em A Teoria de Tudo.

Poderá acompanhar a Gala dos Óscares através da SIC pela 00:40, no entanto a SIC Caras acompanha a Cerimónia desde a Passadeira Vermelha a partir das 23:00.

Por Rui Rijo 

Categorias
Cinema

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários