Documentário de Edward Snowden conquista Óscar
Documentário de Edward Snowden conquista Óscar
Cinema

Documentário de Edward Snowden conquista Óscar

Edward Snowden viu o documentário «Citizenfour» que reproduz os episódios recentes da sua vida de analista da CIA reconhecido com um Óscar.

O documentário que retrata o antigo analista da CIA que denunciou programas de espionagem em massa das comunicações globais foi assinado pela jornalista Laura Poitras.

O antigo analista da CIA já reagiu à vitória por parte da academia americana de cinema: “A minha esperança é que este prémio vá levar mais pessoas a ver o filme e a sentir-se inspirada pela mensagem de que os cidadãos comuns, se trabalharem juntos, podem mudar o mundo”. Snowden encontra-se exilado na Rússia desde 2013 na sequência de um conflito diplomático sem precedentes.

Edward Snowden é acusado pela justiça dos Estados Unidos de espionagem. Confessa no entanto que se mostrou “muito reticente” a aceder ao pedido de Laura Poitra para gravar as reuniões que resultaram no documentário.

“Estou muito agradecido por me ter deixado convencer. O resultado é um filme brilhante e valente, que merece a honra e o reconhecimento que recebeu”, referiu. O nome do filme, «Citizenfour» foi o nome usado pelo antigo analista da CIA para comunicar com Laura Poitras durante a construção do documentário.

Categorias
Cinema

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários