Televisão

«Masterchef Portugal»: jurados revelam detalhes do programa

«Masterchef Portugal» chega à antena da TVI já no próximo sábado. Os jurados Rui Paula e Miguel Rocha Vieira marcaram hoje presença no programa «A Tarde é Sua» e revelaram algumas informações sobre o programa.


 

Desta vez foram 3000 os candidatos que foram selecionados em vários castings que decorreram por todo o país numa primeira triagem. Foram necessárias duas ou três triagens para chegar aos 500 concorrentes do mega casting que teve lugar no estádio do Jamor. Desses 500, dividiram-se por 20 chefs que provaram os pratos. Os chefs apuraram 60 pratos que foram depois provados pelos jurados.

Rui Paula admite que nem sempre é possível avaliar os pratos só pelo aspeto: “às vezes sim outras vezes não. Às vezes engana”. Já para Miguel Rochja Vieira tudo conta no momento da avaliação de um prato: “Os olhos e o cheiro antes de provarmos, o que realmente conta é que o prato esteja delicioso”.

O jurado Miguel confessa no entanto que é mais brando no momento de fazer a crítica a um prato mau: “Se fosse no restaurante, diria as coisas de outra maneira. Aqui se calhar tenho um bocado mais de cuidado”. Rui Paula conclui concretizando o que considera um prato ideal: “apresentação, cheiro também e que seja saboroso. E técnica”.

A partir do momento em que está escolhido o lote de concorrentes, estes têm direito a masterclasses onde as várias técnicas de diferentes tipos de cozinha são transmitidas aos concorrentes. “Não há desculpas”, afirma Miguel Rocha Vieira que sublinha os profissionais e equipamentos de topo à disposição dos concorrentes.

Os jurados salientaram que o novo lote de concorrentes apresentou-se melhor preparado em relação à primeira temporada: “de facto eles vêm muito mais bem preparados. Havendo um terceiro Masterchef ainda virão se calhar mais bem preparados”, afirmou Rui Paula.

Como grande diferença para a primeira temporada os jurados elegem os desafios exteriores, que este ano estão melhores. O chef Miguel confidenciou que já foi muito surpreendido por um prato nesta temporada: “tive um que inclusivamente pedi a receita. Um caril verde. Ele (concorrente) esteve na Tailândia…”. O chef referiu-se ainda à existência de concorrentes estrangeiros: “este ano temos três pessoas estrangeiras, e é muito giro ver essas pessoas a reinterpretar a nossa cozinha tradicional portuguesa”.

«Masterchef Portugal» estreia este sábado com apresentação de Manuel Luís Goucha, Miguel Rocha Vieira e Rui Paula.

Categorias
Televisão

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários