Datas de lançamento de álbuns uniformizadas mundialmente
Música

Datas de lançamento de álbuns uniformizadas mundialmente

Numa decisão inédita, a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) anunciou que a partir do próximo verão existirá uma uniformização da data de lançamento de álbuns em todo o mundo.

A medida tem por objetivo evitar a frustração de fãs de todo o mundo que têm de esperar vários dias pelo lançamento de um álbum que já foi lançado noutros países. O debate que se tem feito nos últimos meses culminou nesta posição da IFIP: “a partir do verão de 2015, novos álbuns e ´singles` vão passar a sair à sexta-feira às 00:01 horas, hora local”.

A prática atual é que os mais recentes discos são lançados na Europa de segunda-feira para terça-feira, enquanto nos Estados Unidos e na Austrália é acontece à sexta-feira.

A nota divulgada pela IFPI salienta que que “os dias de saída atualmente variam de um país para outro, causando frustração entre os consumidores quando os fãs que vivem em outros países podem ter acesso a novos álbuns antes”. A agência justifica ainda a medida com o objetivo de reduzir a pirataria: “Além de ajudar os amantes da música, esta harmonização irá beneficiar os artistas que querem usar os ´media` para promover a sua música”.

Martin Moore, presidente da federação, sublinha em comunicado a importância da medida para o setor: “Os fãs estão agora a viver num mundo digital. Eles querem que a música assim que ela estiver disponível ´on-line` e não quando está pronta para sair no seu país”.

Categorias
Música

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários