Leonor Andrade e Miguel Gameiro reagem à vitória do Festival da Canção
Festival da Canção

Leonor Andrade e Miguel Gameiro reagem à vitória do Festival da Canção

“Há Um Mar Que Nos Separa” foi a canção vencedora do Festival da Canção 2015. Interpretada por Leonor Andrade, com música e letra de Miguel Gameiro, será esta a representação portuguesa na Eurovisão.

Leonor Andrade e Miguel Andrade estiveram à conversa com os jornalistas no fim da emissão que consagrou o seu tema como vencedor. Veja aqui as entrevistas à cantora e compositor de “Há Um Mar Que Nos Separa”.

Leonor Andrade: “não me poderia sentir mais honrada”

A intérprete de “Há um Mar Que Nos Separa” mostrou-se feliz com a vitória de ontem no Festival e confiante no sucesso da música em Viena: “Vamos levar Portugal a um número positivo e até se calhar à vitória, nunca se sabe”.

A cantora não esperava a vitória e explica o porquê: “Não, e há uma razão especial para isso. Eu sou a mais nova e estou ao lado de inspirações para mim. Para mim era um enorme respeito estar a partilhar o mesmo palco, quanto mais ganhar. Leonor destaca a diferença da sua música face às concorrentes como possível fator de sucesso: “Talvez pela diferença da música, por ser um bocadinho inovadora, por ir buscar o rock”.

A ex-concorrente do programa «The Voice» deixou ainda alguns elogios às restantes canções: “Eu gostei de todas as músicas, e adorava que passassem todas, mas gostava muito da música da Yola e gostei muito da interpretação da Simone. Como balanço da experiência a intérprete afirmou: “Eu acho que cresci muito enquanto artista neste experiência. Não só pelas pessoas que conheci, com o lidar com a pressão e diverti-me muito”.

Sobre a Eurovisão, e às possíveis alterações à canção, Leonor Andrade mostra-se cautelosa: Isso são pormenores a pensar, pensar com calma. Mas vamos ver, é surpresa”.

Miguel Gameiro: “Eu não estava nada à espera disto”

O compositor do tema vencedor mostrou-se surpreendido com a decisão dos portugueses: “Não concorri com a Leonor com esta coisa de querer ganhar”.

O cantor e compositor explica como decorreu o processo criativo: “Quando pensei nesta música, quando recebi o convite, não sei porquê, pensei no mar. (…) Na ligação que o mar tem e teve na nossa história. Sobre a escolha da intérprete o autor da música e letra afirmou: “A Leonor fez parte do «The Voice». Já tinha visto a Leonor a cantar no «The Voice e mais do que a voz gostei da maneira como ela está em palco.

Miguel Gameiro acredita que o tema conquistou a preferência dos portugueses por ter uma linguagem diferente: “Talvez das canções a concurso o “Se Há Um Mar que Nos Separa” talvez tenha assim uma linguagem mais pop/rock. Sobre um novo arranjo ou uma versão em inglês, o compositor não se comprometeu: “Não sei, para já vamo-nos sentar tranquilamente (…) Vamos celebrar e vamos pensar como é que poderemos ganhar o Festival Eurovisão da Canção, porque queremos ganhar“.

Categorias
Festival da CançãoTelevisão

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários