Pirandello que não o é chega ao Teatro Nacional Dona Maria II
Palcos & Letras

Pirandello que não o é chega ao Teatro Nacional Dona Maria II

Albano Jerónimo regressa ao Teatro Nacional Dona Maria II para protagonizar o espetáculo «Pirandello» de 12 de março a 4 de abril.

A peça, que tem apenas como inspiração um livro de Luigi Pirandello, segue a história de Albano ou Giovanni. Atores e personagens confundem-se numa narrativa que se vai aprofundando em várias camadas desconstruídas ao longo das cenas construindo uma intriga dentro da intriga. “O espetáculo parte de um texto que é «O falecido Mattia Pascal». A história é bastante idêntica aquela que contamos”, refere o encenador Jorge Andrade.

Após a morte abrupta de vários parentes e vários casamentos inusitados o protagonista Albano ganha num casino uma pequena fortuna. Como passa vários dias longe de casa, o corpo de outra pessoa é reconhecido pela sua família como sendo o seu. Quando regressa, o protagonista é confrontado com o seu próprio funeral. Decide então fugir da vida que tinha e construir uma nova identidade.

A Mala Voadora assina o espetáculo que mistura ilusão, teatro e representação. É deste mix que surge a trama, bem ao estilo da companhia teatral. A direção de atores consegue um impecável trabalho pela complexidade da construção dos personagens e das suas diferentes camadas. O elenco é composto por vários veteranos com interpretações muito sólidas e bem conseguidas. De destacar o próprio Albano Jerónimo, Custódia Gallego ou Anabela Almeida.

O cenário parte de uma bidimensionalidade e ele próprio vai-se desconstruindo num jogo de ilusões à medida que vão sendo acrescentadas mais dimensões. A profundidade dos cenários vão dando mote às cenas numa complementariedade muito bem conseguida num trabalho de José Capela.

«Pirandello» está em cena na Sala Garret do Teatro Nacional Dona Maria II às quartas pelas 19h, de quinta a sábado às 21h e aos domingos às 16h.

Categorias
Palcos & Letras

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários