João Araújo e Rita Huet, do And Atelier, marcam presença na exposição.
Palcos & Letras

Obras de 12 artistas da Geração Y em exposição no Porto

Um conjunto de obras criadas por 12 artistas e designers portugueses da Geração Y vai estar em exposição, a partir de quinta-feira, no Porto.

A exposição, intitulada “y [why?] – Exposição Coletiva, Jovens Artistas e Designers Portugueses”, apresenta o trabalho de artistas visuais e designers pertencentes à Geração Y ou Geração da Internet, isto é, indivíduos nascidos entre a década de 1980 e o ano de 2000, tendo por base as suas vivências.

As obras em exposição inserem-se na ideia da Internet como moldadora de hábitos e comportamentos sociais e informacionais e refletem as visões dos jovens divididos entre o Porto, Lisboa, Londres, Paris, Berlim, Amesterdão e Viena sobre questões como a globalização, a internacionalização, a emigração ou a precariedade.

A exposição reúne 12 artistas portugueses, nomeadamente Márcia Novais, João Sobral, Diana Carvalho, Svär, Bruno Zhu, Wethknot, Pedro Henriques, Jérémy Pajeanc, Dário Cannatà, Maria Trabulo, Atlas Projectos e And Atelier, que questionam o significado de pertencerem à mesma geração e, ao mesmo tempo, avaliam de que forma as novas circunstâncias afetaram os seus percursos académicos, profissionais e pessoais.

A inauguração, que terá lugar no dia 19 de março pelas 19:00, nos Paços do Concelho da Câmara Municipal do Porto, conta com a presença do vereador da Cultura, Paulo Cunha e Silva, e dos artistas João Drumond e Horário Frutuoso. Durante a sessão, a dupla Drumond Frutuoso fará a leitura de “Discurso de um y”, da autoria de João Sobral.

Coproduzida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto, a Associação Cultural Saco Azul e a dupla Drumond Frutuoso, a exposição está patente ao público, de segunda a sexta-feira, entre as 10:00 e as 17:00, até ao dia 23 de junho. A iniciativa tem entrada gratuita.

A conversa aberta com os 12 participantes, bem como o lançamento do catálogo da “y [why?] – Exposição Coletiva, Jovens Artistas e Designers Portugueses”, estão marcados para o dia 13 de junho pelas 16:00.

Categorias
Palcos & Letras

Aspirante a jornalista

Comentários