Destaques

O que é um acontecimento?

De 25 a 27 de março o pequeno auditório da fundação Culturgest acolhe um ciclo de filme e vídeo, com a conceção do artista e investigador Sérgio Taborda, que tem por objetivo olhar para o modo como cineastas produzem os seus movimentos próprios dentro do acontecimento que filmam, de como o atravessam enquanto ele se move e acontece.

Durante os três dias deste ciclo serão apresentadas sequências dos filmes de Trinh T. Minh-ha, Peter Hutton, Larry Gottheim, Hollis Frampton, Joyce Wieland e dos vídeos de Sérgio Taborda:

A espera, o tempo de espera que envolve uma relação com um acontecimento constitui uma das linhas de demarcação do que separa o que chamo de acontecimento de um acontecimento mediático. Ao contrário do que a televisão nos mostra não há aqui um ‘antes’ e um ‘depois’ do acontecimento. Os tempos mortos, os vazios e as esperas constituem e moldam a duração própria do acontecimento. A relação com o tempo é de outra natureza. Implica outra atitude, aproximação e envolvimento com o lugar. Permanece-se o tempo de deixar acordar algo que se manifesta no decorrer do tempo do plano.

O ciclo terá um custo único de 3,5 euros, decorre no pequeno auditório da fundação Culturgest e todas as informações acerca das três sessões poderá ser consultada na página da fundação aqui.

Categorias
DestaquesPalcos & Letras

Se o Jornalismo não se pode considerar uma ciência temos certamente de olhá-lo como uma arte. A arte de saber contar estórias e marcar a história. Estudante de Jornalismo (ESCS-IPL)

Comentários