Cultura

#MuseumWeek para acompanhar no Twitter

Por  | 

Durante uma semana e com um tema associado a cada dia a iniciativa #MuseumWeek envolve este ano, na sua segunda edição que decorre entre 23 e 29 de março, mais de 1400 museus de 50 países.

Esta iniciativa parte de uma parceria entre  gestores comunitários de museus e instituições culturais francesas em colaboração com as equipas do Twitter e o objetivo é aproximar as pessoas da arte, da história e da ciência de uma forma inovadora e interactiva proporcionando acesso directo a alguns dos museus mais importantes do mundo e às pessoas que todos os dias neles trabalham.

Museu-Nacional-dos-Coches-Lisboa

No total são mais de 1400 museus, galerias e instituições culturais associados a esta iniciativa do Twitter, promovida também pelo ministério da Cultura francês, que acontece pela segunda vez. Entre as várias instituições contam-se duas participações portuguesas: o Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, um dos mais visitados em Portugal, e  o Digital Museum, um projecto de Miguel Caldeira Pais para a área da ciências, natureza e paleontologia, de acordo com o que noticia o Público.

Todos os dias vai haver um tema diferente ao qual os museus, galerias e instituições culturais terão de responder. A semana arranca sob o tema Segredos, podendo-se esperar acesso aos bastidores e até algumas revelações. Todos são convidados a participar nesta grande discussão cultural, seja partilhando experiências ou até fazendo perguntas ao museu que quiser, ou melhor, a quem está por trás desse museu.

Todas as interações com a hashtag #MuseumWeek vão ser gravadas para depois, sob o mote de uma história, serem guardados numa cápsula do tempo a ser enterrada na Cité des Sciences et de l’Industrie, em Paris. Em 2035, será altura de as novas gerações desenterrarem o passado e descobrirem o que em 2015 aconteceu.


Se o Jornalismo não se pode considerar uma ciência temos certamente de olhá-lo como uma arte. A arte de saber contar estórias e marcar a história. Estudante de Jornalismo (ESCS-IPL)