Televisão

Judite Sousa castigada pela TVI

A viver uma fase complicada na sua vida desde a morte do seu único filho, André Sousa Bessa, que faleceu em junho do ano passado, a jornalista da TVI enfrenta agora problemas a nível profissional.

Segundo a revista TV 7 Dias, Judite Sousa foi afastada pela TVI da cadeira que ocupa todas as sextas-feiras, sábados e domingos no «Jornal das 8», na TVI, e ainda do programa «Olhos nos Olhos», que apresenta nas noites de segunda-feira, na TVI24, ao lado de Medina Carreira. Os motivos deste afastamento prendem-se principalmente pelo estado extremamente frágil, que se tem agravado neste último mês de março: “Nas últimas semanas ela foi-se abaixo. Está emocionalmente instável desde o aproximar do Dia do Pai – 19 de março. Ela tem andado pior e com o aproximar da data de aniversário do filho – faria 30 anos no próximo dia 10 de abril – ainda mais depressiva ficou”, conta um jornalista, que priva regularmente com Judite.

O mesmo profissional afirma que o clima entre a sub-diretora de Informação e os colegas de redação também não está favorável, perdendo o auto-controlo: “A Judite ficou muito chateada com a reportagem que a TVI emitiu há duas semanas sobre os sem-abrigo, e que foi muito elogiada por todos, incluindo o José Alberto Carvalho. Para ela aquela reportagem não devia ter demorado quase um mês a ser feita… e manifestou o seu desagradado. Para ela foi um trabalho demasiado elogiado para o tempo que demorou a fazer”, explica.

Segundo uma fonte, que trabalha na estação de Queluz de Baixo, todas as pessoas que trabalham com Judite Sousa têm sido bastante compreensivas com ela, em especial Sérgio Figueiredo, diretor de Informação: “Ela está efetivamente mal e se ninguém tem tomado uma atitude mais dura é porque às vezes têm receio das consequências que isso poderá ter para ela. O Sérgio Figueiredo [diretor de Informação] é das pessoas que mais se preocupam com ela e liga-lhe frequentemente para saber se ela está bem, mas a situação atingiu o limite”, conta.

A mais recente polémica de Judite Sousa envolve-a com o jornalista Rui Araújo, que lhe teceu duras críticas no Facebook – exemplo, “bimba oportunista”, “vedeta oxigenada”, “perita em plásticas” e “prantos públicos pungentes sobre a sua vida privada”, que levaram à suspensão provisória do mesmo jornalista, bem como a um processo disciplinar. No dia seguinte, dia 16, Judite foi castigada: não só ficou privada do seu lugar de pivot, como também lhe foi retirado o programa «Olhos nos Olhos», lugar que passa a ser ocupado por José Alberto Carvalho: “Depois deste episódio, a direção de Informação e a administração da TVI acharam por bem tomar medidas e afastá-la da televisão, por tempo indeterminado, do jornal e do programa”, disse a mesma fonte, mas ficou furiosa: “O Sérgio Figueiredo retirou-a do ar, mas ela sentiu-se atraiçoada pelo José Alberto Carvalho por este ter aceitado ficar com o lugar dela”, revela, dizendo que José Eduardo Moniz ficou a favor do afastamento.

Categorias
Televisão

Comentários