Televisão

João Mota vai interpretar “um personagem psicologicamente muito complexo” em Poderosas

Por  | 

João Mota regressa às novelas na SIC com o personagem Henrique em Poderosas. O ator considera este um grande desafio na sua carreira.

Mota vai interpretar Henrique Gomes, um personagem que se define como “rude, grosseiro, violento e limitado, fruto do ambiente de
grande pobreza emocional e financeira e que cresceu”. A personagem tem um passado de abuso físico e sexual da prima Violeta, interpretada por Lia Gama.

O ator considera a personagem “psicologicamente complexa” e acredita que será muito importante para a sua carreira no mundo da representação. Leia e veja este entrevista exclusiva:

João Mota, fala-nos um bocadinho sobre a tua personagem na novela Poderosas.

A minha personagem é o Henrique Henriques. É um eterno apaixonado pela Violeta que é a personagem interpretada pela Lia Carvalho. É um personagem que viveu uma infância complicada, a mãe era toxicodependente o pai morreu, também era problemático e por isso ele cresceu e tornou-se um adulto violento, rude, grosseiro. Quando era mais novo ele tinha uma prima que era a Violeta e abusou dela, abusou várias vezes dela e ele hoje tem 32 anos e gosta da prima, ama-a desde então. É um personagem psicologicamente muito complexo, muito desafiante e é isso que se quer. Trabalhar, dar o máximo.

Como é que é ser o vilão?

Não se pode dizer que ele seja o vilão, posso dizer que ele é uma personagem psicologicamente complexa. Fez muitas coisas más mas por amor. Devido ao seu passado acho que ele não sabe exprimir muito bem o que é o amor. Nunca teve amor então não sabe dar amor. Para ele aquilo é amor. Isso também é uma coisa que se vai desenvolver na novela.

É um vilão com um passado que justifica.

Não justifica mais acaba por lhe dar um interesse, por lhe dar alguns traços interessantes. Para mim são interessantes e para o público também. É claro que vão odiá-lo, porque ele é mau e só faz porcarias e coisas que não é normal se fazer. Tudo tem uma justificação.

Como é que é o ambiente nas filmagens?

Eu ainda não comecei a filmar, mas de certeza que o ambiente vai ser bom. O elenco é um elenco de luxo, grandes atores que eu estou habituado a ver desde sempre e que sou fã enquanto pessoas e profissionais. Para mim vai ser excelente porque vou aprender e vou puder produzir também um personagem e trabalhar um personagem e mostrar alguma coisa ao público e crescer. Acima de tudo o mais importante é crescer.

Sentes que esta personagem é importante para a tua carreira?

Muito, muito importante. Por tudo, por estar num canal líder de audiências, por ser a personagem que é, por eu estar mais maduro, cresci entretanto. Também é um personagem mais velho, é um desafio diferente. Eu tenho vindo sempre a interpretar personagens mais novos, agora é um mais velho. É tum desafio por tudo e é maravilhoso.

Estás decidido a aposta na carreira de ator?

Sim, já tenho vindo a apostar. Sou uma pessoa que quando me foco numa coisa eu vou até conseguir. Tenho lutado imenso, trabalhado imenso, tenho-me formado, tenho aprendido, tenho conhecido pessoas, tenho tentado aprender ao máximo, aprender sempre. As coisas têm acontecido nas alturas certas. Eu tenho dado o meu máximo. Eu não posso prometer nada, simplesmente vou trabalhar e lutar por isso, por fazer um bom papel. Eu tenho sentido que tive uma evoluçãozinha. Tenho agora aqui mais uma oportunidade para me provar a mim mesmo que voltei a evoluir. Agora se vou conseguir ou não, não sei. Eu vou trabalhar para isso.

Sentes que a participação num reality-show te ajudou ou te prejudicou na carreira de ator?

Eu não vou falar disso. Estou aqui para falar das Poderosas, não vou tocar no passado. O que interessa é o presente. E o futuro não existe.

Estás decidido então a continuar em frente.

Sempre em frente, neste momento vou-me focar neste projeto que vou meter todas as minhas forças e energias.

Tens mais algum projeto?

Em breve vou entrar noutro projeto mas que vocês depois vão ter acesso, eu não vou revelar nada. Mas é um projeto também muito interessante, a nível pessoal e profissional também.


Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.