Resumos Poderosas SIC
Resumos de Novelas

Poderosas: resumo da primeira semana (18 a 24 de maio)

Poderosas chega à SIC já no próximo dia 18 de maio. A novela que conta com Margarida Marinho e Rogério Samora nos principais papéis vai ter uma semana recheada de surpresas onde a vingança de quatro mulheres será o motor da trama.

Depois de revelarmos o resumo do primeiro episódio, deixamos-lhe agora os resumos de todos os episódios da primeira semana, de 18 a 24 de maio.

Resumo do 2º Episódio – Poderosas

Depois do embate com Luísa, Dinis sai do carro, zonzo. Corre na direção do carro de Luísa e tira-a do carro. Violeta também está presente.

Dinis tenta acordar Luísa e é carinhoso com ela, o que deixa Violeta furiosa. Esta reclama por Dinis ter ido socorrer uma desconhecida em vez de a socorrer a ela. Só então Dinis se apercebe que Violeta bateu no seu carro e que estava a segui-lo novamente.

Na festa, Gonçalo elogia Inês que fica embevecida.

Jacinta procura Marina para a alertar mas José Maria aproxima-se. Jacinta toma a decisão de falar com Marina num outro momento.

Olga apercebe-se de que Jacinta não quer enfrentar José Maria e questiona-a. Jacinta não se quer confrontar com um passado doloroso.

Jacinta estranha Dinis ainda não ter chegado.

Dinis consegue que Violeta se vá embora prometendo que lhe liga no dia a seguir.

Na festa, Gonçalo está bastante bêbado e começa a meter-se com os convidados e é repreendido por Marina. Inês oferece-se para o levar a beber um café.

Amélia choca com José Maria que lhe pede desculpa e deseja que se divirta, sem saber quem ela é. Esta sente repugnância e olha-o com ódio.

Homero sente-se mal na festa. Amélia vem a entrar e estaca ao ver o que se passa. Recorda-se do passado.

Em 1987, Amélia faz 10 anos e a mãe Dália diz-lhe que vão conhecer o pai de Amélia, que se chama Homero Sousa de Ataíde. Amélia fica feliz.

De volta ao presente, Amélia assiste a Homero a ter um AVC, estremece e não consegue fazer nada para o ajudar. Acaba por voltar a festa como se nada fosse. É Olga quem acaba por encontrar Homero a sentir-se mal e Alfredo chama uma ambulância.

Homero é levado na ambulância e José Maria e Marina acompanham-no. Esta promete a José Maria que fará tudo para o ajudar.

A ambulância passa pelo local onde Dinis e Luísa esperam pelo reboque e esta desabafa que não tem dúvidas acerca de José Maria e que sente que ele é um oportunista. Quer proteger a mãe e a família porque prometeu isso ao pai.

 

Em casa, Violeta fala sozinha e mostra-se obsessiva com Dinis.

Em casa de Julião, este diz a David que só permite que fiquem lá em casa pela filha. É saudosista com o passado e conservador mas assim que Bruna entra derrete-se todo.

Enquanto os homens das mudanças descarregam os pertences de Bruna e David, Julião e David assistem sem ajudar. Bruna Filipa vai varrendo freneticamente tudo e Julião, desalentado, recrimina-se por ter deixado a filha casar com David.

Em casa de Valquíria, Cila e Valquíria falam sobre o casamento e a lua-de-mel e Nélio mostra-se pouco interessado. Elas vão tomando decisões e ele fica entre as duas, mirrado e deprimido.

No fim da festa, Miguel “rouba” Gonçalo dos braços de Inês, alegando que é quase família agora e que cuidará dele.

Miguel deita Gonçalo completamente knock out e vestido. Repara num gadget em cima de uma mesa e rouba-o.

No hospital José Maria lamenta ter estragado a festa a Marina. Esta garante que o dia do casamento será perfeito.

Jacinta entra em casa muito perturbada. Recorda o passado.

Em 1985, José Maria faz promessas a Jacinta. Promete que cuidará dela.

Dinis entra com Luísa e Jacinta e Luísa ficam surpreendidas por se encontrarem. Dinis explica a Jacinta que o acidente que teve foi com Luísa e que ela ficará lá em casa para “observação”. Jacinta fica incomodada e mostra intenção de ligar a Marina. Luísa pede-lhe para não o fazer.

No quarto de Dinis, este discute com Jacinta por não deixar que Luísa fique lá em casa.

Na sala, toma a decisão de ir embora e quando abre a porta para sair dá de caras com Amélia. Jacinta e Dinis aparecem e Amélia pede para falar com Jacinta e com Luísa.

Sem rodeios, propõe que se juntem as três para castigar José Maria por tudo o que já fez e que pretende fazer.

Resumo do 3º Episódio – Poderosas

Amélia, mente, contando a Jacinta e Luísa que começou a trabalhar com Marina para se aproximar de José Maria e poder vingar-se. Mente também acerca do motivo para se vingar e inventa que teve um caso amoroso com ele e que este a abandonou, roubando-lhe a alegria e inocência. Propõe-lhes que juntas o castiguem por todo mal que lhes fez e quer fazer.

Luísa alinha, Jacinta está meia silenciosa e Amélia confronta-a com o fato de José Maria a ter mandado para a prisão por um crime que não cometeu. Jacinta começa a chorar.

Jacinta acaba com a conversa e Amélia continua a insistir, quer fazer justiça.

Jacinta dirige-se a Dinis e não o deixa aproximar-se de Luísa. Amélia garante a Luísa que Jacinta vai acabar por aceitar vingar-se.

Em casa, Jacinta começa a arrumar coisas e Dinis apercebe-se que a tia não está bem. Percebe que há algo que ela não quer contar. Deixa-a sozinha na sala e Jacinta recorda o passado.

Em 1985, Jacinta e Olga caminham na rua e surge um carro da polícia diante delas. Acusam Jacinta do homicídio de Isabel Ataíde. Levam-na perante o olhar ardiloso de José Maria que observa tudo. Jacinta implora-lhe para que este diga que ela não fez nada. Olga fica chocada ao ver a amiga a ser levada.

De volta à Quinta de Santa Mónica, Luísa e Amélia encontram Miguel numa atitude abusiva a comer e a beber champanhe. Luísa fica muito incomodada com a presença de Miguel e diz-lhe que não quer a sua companhia.

Amélia entra em sua casa e abre uma caixa de onde tira a carta que a sua mãe lhe deixou. Lê e chora. Recorda o passado.

Em 1987, José Maria abre a porta a Dália que vem de mão dada com Amélia. José Maria reconhece-a e pergunta-lhe o que quer. Dália só quer que reconheçam Amélia, quer que a acolham por ser da família. José Maria fecha-lhes a porta. Dália chora enquanto Amélia a olha com preocupação.

Já em casa, Amélia observa a mãe com preocupação que está a escrever enquanto chora sem parar.

Marina acaba de chegar a casa e Amélia tranquiliza-a com o fato de Luísa ter dormido em casa. Elogia a educação que Marina deu a filha e observa que são muito unidas.

No hospital, José Maria está sentado ao lado de Homero e Miguel chega dizendo que dormiu na quinta. José Maria acha abusivo.

Amélia revela, dissimulada, a Marina que Miguel dormiu lá em casa deixando Marina embaraçada. Esta acha que ainda é cedo para a família de José Maria ir lá para casa.

Em casa de Julião, está tudo de pantanas e Julião queixa-se enquanto Virgínia conta a Bruna que Luísa reagiu muito mal à notícia do noivado e que Homero teve uma “pataleta” em plena festa. O telefone toca e Julião atende. Quando percebe quem está a falar, disfarça e desliga, comprometido.

No salão de jogos, Julião admira a sua mesa de bilhar e anseia por encontrar um sucessor à sua altura para ensinar a jogar bilhar.

No clube de ténis, Ruben José acaba de dar uma aula de ténis e joga snooker no smartphone. Essa é a sua grande paixão.

Chegam Cila e Nélio e esta conta ao irmão que vão casar dentro de dois meses. Nélio mostra-se pouca à vontade e pergunta a Ruben José se quer ser seu padrinho. Este estranha e Cila acaba por confessar que foi ela quem sugeriu.

No escritório do Clube de Ténis, Alfredo diz a Valquíria que vai passar a noite na quinta outra vez. Valquíria sente-se magoada e sozinha.

Virgínia recrimina Alfredo por se ir já embora e acusa-o de ser alcoólico.

Luísa vai a casa de Jacinta e Dinis entregar os documentos da seguradora. Dinis provoca-a dizendo que ela gosta de controlar tudo. Questiona-a também sobre o que queria Amélia no dia anterior mas Luísa não revela nada. Trocam olhares e sorrisos mas são interrompidos por Jacinta.

Jacinta confessa a Olga que não quer Dinis próximo de Luísa até José Maria sair da vida de Marina. Jacinta garante que não vai deixar que José Maria destrua novamente a sua vida e que vai contar tudo a Marina.

Amélia tenta convencer novamente Jacinta a fazer justiça mas esta considera a vingança o pior sentimento que se pode ter.

No salão de jogos, David acha que todos os homens estão a olhar para Bruna Filipa. Esta manda-o controlar-se.

Cila comunica a Valquíria, a Virgínia e a Ruben José que vão casar daí a dois meses. Valquíria fica feliz e diz a Nélio que este é um rapaz à medida da sua Cila. Este força um sorriso e brindam todos.

Gonçalo e vários amigos bebem e apanham sol junto à piscina. Gonçalo mostra um vídeo que fez de si próprio, bêbado. Todos se riem.

José Maria e Marina caminham pela quinta e esta fala sobre o fato de Miguel ter dormido lá em casa e José Maria também considera inapropriado. De seguida, José Maria comunica a Marina, que terão de adiar o casamento porque não pode deixar o pai sozinho com o irmão. Sugere que se estivessem todos juntos na mesma casa seria mais fácil mas tendo em conta a questão com os filhos de Marina é melhor adiarem. Perante isto, Marina toma a decisão de os convidar para viverem na quinta. Lidará depois com os filhos. José Maria fica vitorioso.

Mais tarde, Amélia entra num quarto da quinta e vasculha as coisas de José Maria. Encontra uma carta de cobrança de dívida e critica-o em voz alta. De súbito, a porta abre-se e José Maria olha-a com estranheza e pergunta-lhe o que está ali a fazer. 

Resumo do 4º Episódio – Poderosas

José Maria pergunta a Amélia o que está ali a fazer. Esta esforça-se por se mostrar natural e explica que estava a procura de Marina para lhe dar um documento. José Maria alerta-a para o fato de agora estar instalado ali e pede-lhe que tenha mais cuidado no futuro. Amélia sai e José Maria fica desconfiado.

José Maria desabafa com Miguel sobre Amélia. Não sabe se gosta dela e vai perceber se ela lhe pode ser útil. Amélia volta ao quarto e coloca a carta de volta no bolso do casaco. Respira fundo aliviada.

Luísa dá os parabéns a Cila e relembram os tempos em que eram crianças e faziam vestidos de casamento com lençóis. Dinis lamenta não ter participado nessas brincadeiras.

Cila entra disparada a dizer que Nélio acabou tudo com ela, já não quer casar. Está inconsolável. Ruben José tenta agredir Nélio mas é agarrado por Dinis e David. Julião pede-lhes para não fazerem escândalo no seu estabelecimento.

Violeta aparece no salão de jogos e fica furiosa ao ver Dinis com Luísa.

Dinis pede a Violeta para o deixar em paz e parar de o perseguir. Esta tenta manipulá-lo mas Dinis acaba mesmo por confessar que está muito interessado em Luísa.

Já em casa, Cila chora enquanto é consolada pela família. Ruben José anda dum lado para o outro, furioso.

No salão de jogos, Bruna Filipa surpreende Julião com uma máquina de ler o futuro. Julião fica horrorizado e enquanto Bruna liga a máquina manda David ver se descobre um emprego no futuro.

Na receção do hospital, José Maria não consegue efetuar o pagamento porque o cartão dá operação não autorizada. Marina oferece-se para pagar enquanto este se justifica e promete que lhe vai pagar logo que possível.

Luísa entra em casa chateada e dá de caras com Gonçalo bêbado. Fica chocada e lembra-o de como o pai acabou. Gonçalo acha que se controla perfeitamente e desdramatiza.

Gonçalo vai para o quarto, completamente bêbado e despeja o conteúdo da mochila em cima da cama. Desabafa consigo mesmo sobre o fato de não andar na faculdade e questiona-se sobre o que acontecerá quando descobrirem que anda a mentir.

No hospital, José Maria conta a Homero e a Miguel que Marina aceitou que vivessem na quinta e pede-lhes que se comportem e que aproveitem esta oportunidade.

Miguel entra num carro onde está uma mulher que lhe diz que têm de deixar de se encontrar porque o marido está desconfiado. Dá-lhe 500€ e pede-lhe para dar um tempo.

Amélia mostra a Luísa a carta de penhora de José Maria que esta fotografou com o seu telemóvel. Luísa sente-se impotente com o fato de a mãe não conseguir ver quem José Maria realmente é.

Em 1987, Amélia leva uma chapada da vizinha que toma conta dela por estar a comer um pedaço de pão. Esta relembra-a que tomou conta dela por pena e que não tem obrigação de ter muitas despesas com ela. Amélia diz para si que a mãe não teve culpa.

Amélia diz a Luísa para não culpar a mãe porque esta se apaixonou por uma fraude.

Marina comunica a Amélia que José Maria, Homero e Miguel se vão mudar para a quinta. Esta finge-se surpreendida.

Amélia dá de caras com Jacinta e fica vitoriosa mas esta vem para falar com Marina.

Jacinta diz a Marina que vem contar-lhe toda a verdade.

No salão de jogos, Julião experimenta a máquina de ler o futuro.

Jacinta tenta contar toda a verdade a Marina mas esta mostra-se pouco disponível para a ouvir. Como amiga pede-lhe para Jacinta não lhe dizer mal de José Maria. Amélia ouve tudo.

Ao sair da casa de Marina, Jacinta cruza-se com José Maria que acaba de chegar. Este não a reconhece e confunde-a com uma funcionária.

Na capela da quinta, Amélia e Luísa esperam e surge Jacinta que tem condições a impor para avançar com a vingança de José Maria.

José Maria agradece a Marina ter recebido o pai e o irmão lá em casa. Esta sorri e afirma que serão muito felizes.

Dinis confessa a Manuel que se sente perdidamente apaixonado por Luísa.

Jacinta exige a Amélia e a Luísa que ninguém saiba do pacto das três. Ordena a Luísa que não se envolva com Dinis. Quer defendê-lo da podridão e não quer que este perceba que falam as três nem que descubra o passado. 

Resumo do 5º Episódio – Poderosas

Luísa aceita as condições de Jacinta para avançar com a vingança.

José Maria agradece uma vez mais a Marina a ajuda que está a dar à sua família e quer marcar a data do casamento o quanto antes.

Em casa de Amélia, Jacinta fica a saber que Amélia está sozinha no mundo, que não tem ninguém por culpa de José Maria.

Em 1985, no tribunal Jacinta é dada como culpada pela morte de Isabel Sousa de Ataíde e condenada a 5 anos de prisão efetiva.

Numa cela de prisão, Jacinta com uma barriga de oito meses, chora.

Jacinta diz a Amélia que José Maria a fez querer desistir da vida. Amélia assegura-lhe que vão resgatar o passado para poder construir um futuro melhor.

Na quinta, Luísa finge que acabou de saber que Marina e José Maria vão marcar a data do casamento. Finge que está tudo bem.

No palacete de Olga, Jacinta leva uns sacos de compras a Olga e conta que Marina não a quis ouvir. Mostra-se resignada com o assunto.

Marina desabafa com Amélia sobre a reação de Luísa à ida da família de José Maria lá para casa e tem esperança no futuro.

José Maria prepara uma surpresa a Marina preparando um ambiente romântico com champanhe e comida para festejar. Marina fica nas nuvens

Amélia tranquiliza Luísa que está bastante agitada. Miguel chega à quinta de táxi, carregado de malas e pede a Amélia que lhe pague o táxi. Esta dá-lhe o dinheiro de forma desprezível.

No quarto, Miguel tenta ligar à amante que se quis afastar e como esta não atende, manda fotografias íntimas para o marido desta como forma de vingança.

Alfredo chega a casa e Valquíria expulsa-o porque sente que este a está a enganar. Alfredo vai embora para não piorar a situação. Virgínia insinua à irmã que Alfredo tem outra mulher e Valquíria assente e desata a chorar.

Julião arranja-se para sair à noite e sai de casa às escondidas.

De manhã, Julião entra em casa com a mesma roupa e Bruna já está acordada. Esta estranha ver o pai vestido daquela forma e ainda estranha mais que tenha ido comprar pão assim.

Rúben José fica preocupado ao ver Cila a sair para trabalhar. Se pudesse dava cabo de Nélio mas Cila diz-lhe que não quer que faça nada, só quer paz.

Virgínia vai a um programa da manhã. Está concentradíssima e rodeada de figurantes que também batem palmas. Indignada, pergunta a uma idosa ao seu lado se não tem vergonha de bater palmas daquela forma. Mostra orgulhosa como se bate palmas.

Valquíria pede a Rúben José para ter calma e não enervar ainda mais a irmã.

Marina e Luísa comentam preocupadas a instabilidade de Gonçalo. Dinis procura Luísa na quinta.

Dinis declara-se a Luísa, está perdidamente apaixonado. Luísa fica emocionada. No entanto, ao ver Amélia por perto retrai-se, lembrando-se do acordo que fez com Jacinta e Amélia. Dinis fica indignado e triste quando Luísa lhe diz que não quer estar com ele.

Miguel interroga José Maria sobre Dinis. Meteu na cabeça que vai conquistar Luísa.

Dinis recusa-se a aceitar que Luísa não o queira por perto. Luísa apenas lhe consegue dizer que nesse momento não quer ninguém na sua vida. Dinis vai embora rancoroso enquanto Amélia acena a cabeça em aprovação a Luísa, fez o que era acertado.

No palacete, Olga e Inês ouvem um estrondo e veêm um pedaço de teto caído no chão. Olga insinua que o estado de degradação do palacete é culpa do pai de Inês que as abandonou e deixou de lhes enviar dinheiro. Inês sugere à mãe que arranje um trabalho porque os seus part-times não chegam para tudo.

Olga fica incomodada e Inês relembra-a de que é a filha e que por vezes os papéis se invertem. Enquanto discutem Gonçalo entra sem que o vejam. Desculpa-se por ter aparecido sem avisar e agradece a Inês por tudo o que fez na festa. Inês fica derretida e convida-o para beber café.

No sapateiro, António conversa com Julião sobre a sua situação difícil. Já foi o sapateiro mais concorrido de Lisboa e agora não tem nada, nem direito a nada. Julião está preocupado com o amigo e Manuel fica arrasado ao ver o pai assim.

Gonçalo fica entusiasmado com o salão de jogos. Acha tudo um clássico bem conservado. Desata a jogar e deixa Inês pendurada.

Julião sugere a António que venha trabalhar com ele no salão de jogos. António recusa porque sabe que o amigo já tem muita coisa às costas.

Gonçalo continua a jogar no salão de jogos enquanto Inês o olha a suspirar. Rúben desafia Manuel para um jogo mas este está preocupado com o pai. Rúben José diz a Gonçalo que quer jogar a seguir na máquina que este está a jogar. Gonçalo é arrogante e Rúben levanta-o no ar pelos colarinhos.

Cila vai a entrar no salão de jogos e Gonçalo cai-lhe nos braços. Relembram o passado e só então Rúben percebe quem Gonçalo é. Fazem as pazes.

Dinis revolta-se com Jacinta por ter feito com que Luísa se afastasse.

Categorias
Resumos de NovelasTelevisão

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários