Televisão

Jardins Proibidos: resumo de 6 a 11 de Julho

Episódio 232

Manuel dá entrada no hospital Boa Esperança e manda calar Bárbara, quando esta apela para ele ter calma. Bárbara fica na sala de espera, preocupada a aguardar notícias.

Célia chega ao hospital e encontra Bárbara. Repreende-a por não a ter avisado que vinha para Lisboa. Bárbara começa a chorar, admitindo andar cheia de problemas e que Manuel está em risco de vida por o seu coração estar fraco.

No bloco, Eduardo e Rui preparam-se para operar Manuel, assentindo que vão ter um duro trabalho para o salvar, por ele ter o coração em muito mau estado.

Mónica acaba de tomar banho e começa a secar o cabelo. Fica aborrecida por ficar sem eletricidade. Ouve um estalo e a eletricidade volta, começa novamente e secar o cabelo e a luz falha de novo. Ouve a porta da rua a fechar-se e sai melindrada do quarto. Mónica vai até à sala e não vê ninguém.

Miguel vai até ao hospital, onde estão Célia e Bárbara ansiosas pelo desfecho da operação de Manuel. Célia fica incomodada por Bárbara expressar a Miguel, que Manuel é como um pai para si.

Na escola de Boxe, Simão fica surpreso por Carlota aparecer por ali a chorar, com a jovem a admitir não aguentar mais a pressão de Carmo e insinuar que nunca pode contar com o apoio dele.

Célia questiona-se porque Manuel terá decidido ser operado em Lisboa, na esperança de ter sido para se reaproximar dela, mas Bárbara contraria essa ideia, dizendo-lhe que ele só o fez para a contrariar.

Carlota continua a contar que Carmo lhe faz a vida negra, por ter inveja da relação deles. Pede desculpa a Simão e diz-lhe que está a pensar reorganizar a sua vida no norte, com Simão a dizer-lhe que pode ficar temporariamente na Quinta. Carlota sorri vitoriosa.

Lena entra em casa e vinca a Marta que todos os crimes foram orquestrados por Rosa. Lena fraqueja doente, enquanto se lastima de todos a terem abandonado.

Leonor está no restaurante de Jú e pensa no que fazer agora que descobriu que Tomás é um assassino. Jú repara e admite a Leonor estar cansada dos problemas da Quinta das Torres, recordando de como ela e Simão eram mais felizes antes de se mudarem para lá.

Alfonso abraça Mónica, por esta lhe contar que a luz foi a baixo e por ter sentido uma vez mais não estar sozinha em casa. Alfonso minimiza e diz-lhe que não pode deixar que Tomás lhe assombre a vida.

Célia pensa, preocupada, que nunca se vai perdoar se o pai morrer na operação, agora que ele a perdoou. Miguel diz-lhe que é Manuel quem lhe deve um pedido de desculpas por a ter expulsado de casa quando engravidou.

Eduardo e Rui continuam a operar Manuel, estando o seu coração em pior estado do que eles pensavam.

Na casa dos Ávila, Jú e Xavier abraçam Vasco ainda espantados por ele estar vivo. Teresa vai para o quarto, avisando-os que vai preparar Clarinha para a notícia. Vasco diz a Simão que irá ficar-lhe eternamente grato por o ter ajudado.

Lena admite a Marta que amava incondicionalmente Rosa, estando desiludida por ela a ter usado para os seus propósitos. Lena expressa que não tem ninguém que goste dela, pedindo a Marta que não a deixe sozinha.

Jacinta fica em choque, quando Leonor lhe conta que a Quinta que produzia vinho, do qual Carmo era dona, abriu falência.

Bárbara abraça Eduardo quando este diz que Manuel está livre de perigo. Célia comenta com Miguel sempre ter achado Barbara estranha, mas o seu irmão adorava-a, contando que Manuel também está sempre a implicar com ela. Célia estranha por Bárbara lhe pedir para ser a primeira a visitar Manuel.

Inês tira foto em soutien para enviar para Rafa. Rafa que acaba de arrumar o restaurante, sorri ao receber a foto que Inês lhe enviou. Leonor troça divertida com o ar apaixonado dele.

Teresa conta a medo a Clarinha que Vasco está vivo, ficando aliviada pela filha pedir-lhe apenas para ver o pai.

Episódio 233

Vasco está a contorcer-se de dores, por ainda não estar restabelecido do acidente, quando aparece Teresa com Clarinha e Lourenço. Clarinha abraça Vasco, sob o olha enternecido de todos os presentes.

Leonor assusta-se quando vê Tomás à sua espera na sala, ficando apreensiva por este lhe dizer que precisam falar. Tomás questiona Leonor, porque se distanciou tanto dele, com ela a disfarça que somente está a tentar perceber que motivos levaram Luís a matar aquelas mulheres. Tomás retorque que poderá não haver nenhuma causa específica.

Lena chora devastada por recordar-se de Rosa, a única pessoa que realmente a amou na vida.

Na sala dos Ávila, todos continuam comovidos com Vasco a prometer aos filhos nunca mais os abandonar. Vasco reforça as suas desculpas a Teresa por tudo o que aconteceu e diz-lhe que Xavier está na sala para fazer um anúncio oficial a toda a família.

Em casa, Mariana expressa a Mónica o seu receio de Tomás fazer mal a Leonor e a Tiago, se continuarem a viver com ele. Mónica reforça à amiga que pode continuar ali o tempo que quiser. O ambiente fica mais desanuviado por Rui bater à porta e perguntar bem-disposto se alguma quer boleia, com Mariana a aceitar.

Ludovina chama Rafa para o pequeno-almoço e todos reparam na crescente fúria de Ludovina por ver Aniceto a entrar com uma marca de batom na bochecha.

Jacinta, Jú, Simão, Teresa e Vasco olham comovidos para Xavier a anunciar que vai partir de viagem com Lurdes para ficarem juntos e felizes. Teresa abraça Xavier e diz-lhe que ele foi quem mais a ajudou na sua vida. Simão diz que também tem algo para anunciar, deixando Jú de pé atrás.

Aniceto diz à mulher que foi atacado por peixeiras, não tendo evitado que elas o beijassem. Carlos tenta defender o pai, com Ludovina a vincar saber que tanto um como outro são mulherengos.

Simão começa por contar a Vasco que agora tem uma filha e que ela vai viver com ele na Quinta das Torres. Jú desaba a chorar, dizendo que aquilo é uma prova de como quer voltar para Carmo, Teresa pede a Jú para não se enervar.

Inês admite a Célia estar com receio que Manuel não goste dela, mas Célia assegura que isso não irá acontecer. Célia olha para Bárbara e mostra o seu desacordo em que ela esteja ali a viver, com Célia a avisar Bárbara que Inês é muito parecida com o avô.

Ludovina avança em fúria para Aniceto, que aproveita a chegada de Leonor para sair de casa. Carlos também saí dali com Leonor, deixando Ludovina furiosa.

Mónica recebe uma chamada, ouvindo de novo a respiração de alguém do outro lado. Mónica avisa a pessoa não ter medo dela e fica nervosa a pensar se será Tomás.

Simão enerva-se com Jú, que continua sem dizer o que se passa com ela. Jú sai amparada com Xavier e Vasco e não se coíbe de criticar Simão por querer trazer a sua filha lá para casa. Jacinta pede a Simão para falar a sós com ele.

Manuel continua nos cuidados intensivos e pergunta a Eduardo, quando poderá sair do hospital, com o médio a dizer-lhe que o seu estado ainda inspira muitos cuidados.

Simão fica em choque por Jacinta lhe contar que descobriu que Carmo está falida, dizendo-lhe que isso só vem confirmar as suas suspeitas, que Carlota só terá aparecido porque descobriu que ele estava rico, insistindo com o filho para que investigue melhor antes de trazer a sua pretensa filha lá para casa.

Carmo suspira triste por ver Carlota a arrumar as suas coisas para ir viver com Simão. Carlota pede à mãe que confie nela e no seu plano, para que vá viver com eles em breve.

Carlos insiste com Leonor, para que lhe conte que problema tão grave é esse, que não permite que vão viver juntos. Leonor beija Carlos e pede-lhe mais um tempo.

Simão está no computador e confirma que Jacinta tinha razão e que a família de Carmo está falida, com Jacinta a reforçar que Carlota não deve estar inocente naquela história e ele corre o risco de estar a ser enganado pelo jovem se deixar que ela se mude para a quinta.

Sofia fica feliz por Teresa lhe pedir desculpa por a ter culpado do rapto dos filhos e fica atónita por Teresa lhe contar que Vasco está vivo.

Já no hospital, Bruno repreende Teresa por não lhe ter contado nada, ficando incrédulo pela amiga lhe contar que Vasco está vivo. Teresa sorri a ouvir Bruno a dizer-lhe que agora, para além de Eduardo, ainda vai ter de lutar com Vasco pelo amor dela.

Teresa está divertida na companhia de Bruno e de outras enfermeiras, mas estaca séria quando vê Eduardo a entrar. Bruno repara e diz a Teresa que devia esquecê-lo, por ser notório que ele não a faz feliz. Eduardo fica a olhá-los tenso e enciumado.

Episódio 234

Lena ainda está deitada e ouve tocarem à porta insistentemente. Levanta-se a custo e vai para a sala, abre a porta e depara-se com Vasco. Ele entra em casa de Lena e mostra-lhe o portátil que estava no escritório dela, que prova todos os crimes que ela cometeu.

Teresa recusa-se a ouvir Eduardo, que lhe pede para falarem a sós, reiterando-lhe estar tudo acabado entre eles agora que ela descobriu que ele a traiu com Marta. Bruno sai com Teresa a sorrir provocador para Eduardo.

Lena diz a Vasco que não há nada naquele computador que a incrimine. Vasco desfaz o jogo acusando-a de o ter manipulado por saber o quanto ele gostava dela, mas Lena defende-se que agiu da mesma forma que ele por amar Rosa. Vasco acusa-a de ter sido somente ela que sabotou o helicóptero para se livrar dele.

Barbara chora abalada por Manuel lhe dizer não precisar dela para nada, dizendo-lhe que ela falhou por nunca lhe ter dado um neto. Manuel questiona Barbara se disse a Célia que ele está em Lisboa.

Miguel vai à papelaria substituir Célia para que ela possa ir visitar o pai. Célia comenta com ele, também achar haver alguma coisa estranha com Barbara em relação ao seu pai, admitindo que o seu irmão chegou a queixar-se que Barbara era um pouco obsessiva.

Vasco diz a Lena que nunca a vai perdoar por o ter usado, com Lena a responder-lhe que ele sempre foi um fantoche nas mãos da família. Vasco diz-lhe que o ódio que Lena emana tem a ver com o facto de não ter ninguém que a ame, algo que comprovou pela forma como Rosa a destratou à sua frente.

Simão confirma a Jacinta que Carmo está falida, com a mãe a repisar que ele devia informar-se melhor das intenções de Carlota, relembrando-o que Carmo já o enganou no passado e é capaz de tudo por dinheiro. Entreolham-se tensos, por Fernanda os avisar que Carlota está à porta com as coisas para se mudar para a quinta.

Vasco avisa Lena que não é por ela aparentar estar doente que ele vai ter pena dela. Lena explode e diz-lhe provocadora que teve prazer em tê-lo como um fantoche nas suas mãos, com Vasco a aperta-lhe o pescoço.

Luís diz a Mariana que estar ali preso o fez ironicamente perceber como falhou com os seus filhos, prometendo ser muito melhor pai, para ela e Tiago.

Leonor abraça Tiago a admitir que estão em perigo naquela casa. Tomás entra em casa e olha-os intrigado. Leonor disfarça brusca com Tomás que Tiago não vai de boleia com ele para o hospital por querer que ele lhe faça companhia.

Mónica confidencia a Telma estar a passar por um momento conturbado da sua vida. Telma pede a Carlos para ir passear um pouco com Mónica à praia para a acalmar.

Lena incita Vasco a acabar com ela, algo que ela não se importa por estar mesmo condenada, além de que tal vai fazer com que ele vá preso para o resto da vida. Vasco diz-lhe vingativo que nada lhe vai dar mais prazer que vê-la a morrer lentamente.

Carlota fica apreensiva por Simão lhe dizer que precisa de conversar com ela, antes de ir colocar as malas no quarto.

Vasco diz a Lena que ela estar doente será o castigo ideal para todo o mal que ela tem feito. Sai dizendo-lhe que fez uma cópia dos ficheiros do computador e que poderá provar que foi ela quem orquestrou todos os crimes e não ele. Lena grita em fúria e fica devastada a olhar para o sangue que verte do nariz.

Cláudia assente preocupada a Marta, ajudá-la a convencer Lena a começar os tratamentos para tentar curar-se da leucemia antes que seja tarde demais. Marta pede a Cláudia que façam as pazes entre elas.

Célia esboça um ar hesitante por Bárbara lhe dizer que ela não devia ir visitar Manuel por ele estar muito debilitado, tendo em conta que sabe todo o mal que ela lhe fez no passado com a sua gravidez. Célia assume que pretende ir ver o pai.

Na escola de boxe, Rafa avisa Soraya para não ousar meter-se mais na relação dele com Inês. Rafa retoma o treino, com Soraya a olhar com ar maldoso para o telemóvel de Rafa dentro do saco.

Telma confessa a Mónica a profunda paixão que sente por Carlos, mas ainda não se conseguiu declarar por ele namorar com Leonor. Mónica aconselha Telma a dar a entender a Carlos que gosta dele e rejeita uma chamada que lhe fazem para o telemóvel.

Carlota fica incrédula por Simão lhe dizer que sabe que ela e a mãe perderam tudo o que tinham, perguntando-lhe como lhe ocultou algo tão grave.

Mónica agradece a Telma o passeio na praia. Carlos observa um rapaz a olhar agradado para Telma, que disfarça o seu desapontamento por Carlos declinar o seu convite para irem treinar paddle.

Teresa promete a Xavier ir visitá-lo com os filhos sempre que puder. Lurdes e Chico arrancam de carro, sob o olhar enternecido de Chico e Teresa.

Carlota pensa aflita o que dizer a Simão, que interpela o silêncio dela como prova que ela e Carmo reapareceram na sua vida para o roubar. Carlota explode a defender-se ser verdade, perguntando-lhe se vai ter coragem de expulsar de casa a sua própria filha.

Célia e Manuel desabam a chorar com aquele reencontro, depois de terem estado tantos anos de costas voltadas. Manuel fica irritado por perceber, que Barbara lhe ocultou que Célia já tinha estado no hospital no decorrer da sua operação. Manuel pede desculpa pelos erros do passado e pergunta por Inês.

Soraya encontra o telemóvel de Rafa e vê uma foto de Inês em soutien, dizendo com ar vingativo que vai meter aquela foto nas redes sociais.

Célia fica tensa por Manuel lhe perguntar se Inês teve uma boa educação. Manuel percebe e pede desculpa por ter noção do quanto errou com ela e agora querer recuperar o tempo perdido. Célia fica surpresa com a dedicação do pai.

Episódio 235

Carlota, assumindo uma postura magoada, explica a Simão que ela e a mãe ocultaram estar pobres por vergonha e por ainda terem esperança de reverterem a situação. Carlota puxa um fio de cabelo e desafia Simão a ir já comprovar que é filha dele.

Simão diz a Carlota querer provas legais que ela é sua filha, querendo ir no dia seguinte fazer o teste de ADN. Carlota suspira e espera que Carmo não lhe tenha mentido e ela seja mesmo filha de Simão.

Simão comenta com Jacinta que Carlota ficou muito magoada com ele, quando ele insinuou que ela e Carmo o querem roubar, indo fazer o teste de ADN para provarem que ele é mesmo seu pai.

Luís diz arrasado que o que mais lhe custa na história de Tomás não é ele ser um assassino, mas sim ser ele o responsável pela sua existência.

Leonor conforta Tiago, que chora por Luís continuar preso e pede à mãe para fazer tudo para que Luís seja libertado da cadeia.

Cláudia entra em casa e depara-se com Lena no chão, cheia de sangue na cara. Pega no telemóvel e chama uma ambulância.

Chico está atónito por Lena ter feito tanto mal a todos a mando de Rosa, com quem mantinha uma relação. Teresa expressa no entanto a Chico que apesar de Vasco ter sido manipulado não o iliba por ter posto os seus filhos em perigo, não concebendo a hipótese de se reconciliar com ele.

Inês recebe a chamada de amiga a avisá-la para algo que colocaram na sua página de Facebook. Fica arrasada ao perceber que Rafa postou a foto que lhe enviou de soutien.

Manuel diz a Eduardo que o fato de estar vivo se deve à sua competência. Barbara sai desolada por Manuel repisar que ela falhou como mulher por não lhe ter dado um neto. Eduardo olha-o reprovador e vai atrás dela. Eduardo conforta Barbara, que se queixa que Manuel a trata muito mal. Sorri, por Eduardo a convidar para um café.

Inês chora, por todos a criticarem por ter postado uma foto sua em trajes íntimos, sai determinada a ajustar contas com Rafa.

Célia fica triste por Inês sair de casa em fúria e dizer que agora não querer saber do avô para nada.

Aniceto tenta fazer as pazes com Ludovina. Carlos entra em casa e volta a sair irritado por perceber que Ludovina já anda com planos para o juntar a Telma.

Rafa fica atordoado por Inês o esbofetear com toda a sua força sem dizer nada.

Lena entra inconsciente no hospital, com Cláudia a dizer a Bruno que Lena tem leucemia e pede para avisarem Marta.

Rafa está em choque por Inês pensar que ele publicou no Facebook uma foto íntima que lhe enviou. Inês sai porta fora sem acreditar na inocência do namorado, com Jú a ficar igualmente incrédula com Rafa.

Teresa ouve divertida Sofia a insistir com ela, que deve esquecer Vasco e Eduardo, visto ela já ter percebido que o futuro não passa por ficar com nenhum deles.

Nuno olha para uma foto de Tomás. Sofia diz a Teresa, que Nuno está convicto que Tomás é o assassino das camélias. Teresa diz concordar com Nuno ser impossível que Luís tenha cometido esses crimes.

Rafa defende-se a Jú não ter sido ele que pôs a foto de Inês no Facebook, ficando atónito por Jú não acreditar nele e querer que se vá embora do restaurante por abominar homens que maltratem as mulheres. Rafa sai e diz que ele está a cometer uma tremenda injustiça.

Mónia olha triste para as fotos de Carol que tem no computador. Carlos diz-lhe que já percebeu que ela não está bem e insiste com ela para que tire o resto do dia para descansar. Mónica chega a casa e fica aflita por ver a porta da rua a ser forçada.

Lena recebe transfusões de sangue e recobra os sentidos. Cláudia começa a sentir-se mal e desfalece subitamente nos braços de Bruno.

Cláudia recobre os sentidos, com Marta e Bruno a perceberem que foi uma quebra de tensão. Marta continua a discutir com Bruno a avisá-lo para não tratar mal Lena.

Eduardo lastima-se a Vasco achar que as coisas entre ele e Teresa estão acabadas. Vasco alerta Eduardo que não deve desistir de lutar pelo amor de Teresa, deixando Eduardo a matutar nas palavras de Vasco.

Episódio 236

Cláudia irrita-se com a irmã por esta insistir em fazerem uma ecografia, quando Lena está em risco de vida.

Nuno olha espantado para Mónica a bater à porta dizendo-lhe que não sabia para onde ir.

Sofia recebe uma chamada de um número anónimo e diz a Teresa que só ouviu uma respiração pesada. Recebe nova chamada e rejeita-a, saindo para a rua e deixando Teresa preocupada.

Nuno olha compreensivo Mónica a contar-lhe que ficou aflita por lhe ter parecido ver alguém a forçar a porta da rua para entrar.

Cláudia continua a discutir com Marta, dizendo já estar arrependida da ideia de lhe dar um bebé, por não imaginar que ela lhe ia fazer toda aquela pressão. Marta sai magoada porta fora.

Carlota liga a Carmo e conta-lhe que Simão já sabe que elas estão falidas, perguntando-lhe se é mesmo verdade que é filha de Simão por ir fazer um teste de ADN. Vasco entra no escritório e pergunta num misto de desconfiança e encantamento, quem é ela.

Carmo fica chocada por Simão já saber que estão falidas, ficando ainda mais abatida por tal já ser de domínio público.

Vasco alerta Carlota que o fato de ser filha de Simão não lhe dá o direito de circular pela casa, avisando-a que todos por ali estão fartos de segredos e telefonemas misteriosos. Carlota sai irritada.

Carlota pega nas suas malas e recusa a Simão ficar lá a dormir, apesar de não ter para onde ir, dizendo estar ali amanhã para fazerem o teste de ADN. Vasco sai do escritório e Simão percebe que foi ele que perturbou Carlota.

Nuno discute com Alfonso a acusá-lo de não proteger Mónica quando ela acabou tudo com Tomás, o serial killer que continua à solta. Alfonso fica incomodado com Nuno.

Vasco admite a Simão ter sido um pouco duro com Carlota, pedindo desculpa por só mais tarde ter percebido que ela era sua filha.

Bruno começa a repreender Lena por não se ter começado a tratar mais cedo, passa-lhe os papéis para ela assentir fazer o tratamento de quimioterapia. Lena devolve os papéis a dizer a Bruno querer tentar outras alternativas de tratamento primeiro.

Cláudia pede desculpa a Marta, vincando terem de estar mais unidas que nunca pelo bebé que vem aí. Bruno avisa as irmãs que Lena corre risco de vida por se recusar a fazer quimioterapia, afastando-se a maltratar Marta.

As irmãs Gomes insistem com Lena para assinar os papéis para fazer quimioterapia que lhe pode salvar a vida, com Marta a reforçar que deve lutar para sobreviver à doença. Lena acaba por assinar os papéis, deixando Marta e Cláudia aliviadas.

Jacinta fica surpresa por Jú lhe contar que despediu Rafa do restaurante.

Rafa vai até à escola de boxe à procura de Simão, mas Telma diz-lhe que não o viu hoje. Rafa empurra um rapaz que elogia a foto que Inês postou no Facebook.

Jú acaba por contar irritada a Jacinta que despediu Rafa por ter publicado fotos comprometedoras da namorada nas redes sociais, admitindo nem ter dado chances a Rafa de se justificar.

Marta faz uma ecografia a Jú, que sorri apaixonada a olhar para o seu bebé. Marta esboça um ar subitamente carregado ao olhar as imagens captadas pela sonda.

Leonor está em crescente preocupação por Tiago ainda não ter chegado a casa, ficando ainda mais nervosa por Tomás lhe dizer com um ar demente que hoje jantam só os dois.

Mariana olha para Tiago a dizer-lhe que a relação de Leonor com Tomás mudou e ela aparenta ficar com receio dele sempre que o vê.

Marta diz a Jú existir a possibilidade de o bebé dela nascer com alguma deformação congénita, sendo o mais indicado fazer o exame de amniocentese para terem mais certezas e ela poder optar por abortar se assim o pretender, aconselhando-a a falar com o pai da criança.

Em casa, Rafa fica satisfeito por Jacinta lhe dizer que veio ali dar-lhe o seu apoio por saber que está inocente. Ludovina fica a congeminar uma ideia para conseguir ajudar Rafa.

Célia sorri divertida ao ouvir Bárbara a comentar que Eduardo tem tomado bem conta de Manuel, ficando abalada por Miguel lhe dizer que Eduardo é apaixonado por Teresa. Inês corta com maus modos a conversa de Barbara, com Célia a comentar que Inês passou o dia todo muito perturbada.

Vasco e Simão olham surpresos para Jú a entrar em casa e seguindo para o escritório, avisando só para a chamarem em caso estritamente necessário.

Teresa fica em choque por Bruno lhe contar que salvou a vida a Lena, que está com leucemia e se recusou a começar os tratamentos de quimioterapia, não tendo hoje morrido por pouco, salientando que ela insistiu querer enveredar por um suposto tratamento experimental para se curar.

Célia insiste com Inês para lhe contar porque está tão perturbada. Inês somente lhe nega tensa que tal tenha a ver com a perspetiva de conhecer Manuel.

Ludovina puxa Aniceto para o quarto, na expectativa de Carlos falar com Rafa, que se defende estar inocente de ter publicado a foto de Inês no Facebook. Carlos insiste com Rafa para ter uma conversa seria com Inês e tentar descobrir como foi essa foto parar à sua página.

Categorias
Televisão

Comentários