Famosos

Trasladação de Eusébio para o Panteão Nacional realiza-se hoje

Um ano e meio após a sua morte, o corpo de Eusébio da Silva Ferreira vai ser trasladado, esta tarde, para o Panteão Nacional. A cerimónia irá iniciar-se pelas 15h15, com um cortejo no cemitério do Lumiar. Segue-se uma missa no Seminário da Luz e depois a urna começará o seu percurso.

 

O PERCURSO ATÉ AO PANTEÃO NACIONAL

A urna fará a sua primeira paragem no Estádio da Luz, prevista para as 16h50, depois entra na Segunda Circular, passa pelo Campo Grande, Avenida da República, Saldanha e Marquês do Pombal. O cortejo dará volta ao Parque Eduardo VII, onde vai parar junto à bandeira nacional. De seguida, a urna passará pela Federação Portuguesa de Futebol, pela Assembleia da República, de onde seguirá pela zona ribeirinha até subir ao campo de Santa Clara.

 

ATUAÇÕES MUSICAIS NO PANTEÃO NACIONAL

Por volta das 19h, altura em que a urna chegará ao Panteão, acontece a cerimónia que abre com o hino nacional interpretado por Dulce Pontes. Cabe ao antigo futebolista António Simões fazer o elogio fúnebre de Eusébio e estão ainda previstas intervenções de Cavaco Silva e da presidente do parlamento e também um vídeo com imagens do Pantera Negra. Logo, de seguida, Rui Veloso irá interpretar o tema “Irmã África”, que cantou com Eusébio há duas décadas num jantar de amigos.
O termo de sepultura será assinada às 20h e depois do hino, a urna de Eusébio fica depositada no Panteão.

 

TRÂNSITO ENCERRADO EM LISBOA

Com a passagem da urna de Eusébio pelos vários pontos da cidade, a Câmara Municipal de Lisboa refere que a circulação nos arruamentos de acesso ao Panteão Nacional estará encerrada, garantindo o acesso a moradores. Os desvios e alterações à circulação serão coordenados no local pela polícia.

 

EUSÉBIO FICARÁ NA SALA II DO PANTEÃO

O conhecido Pantera Negra é a 12ª personalidade da vida pública portuguesa – e a primeira no desporto – a ter honras de ficar no Panteão. Os seus restos mortais irão para a Sala II do Panteão, onde repousam Humberto Delgado, Aquilino Ribeiro e Sophia de Mello Breyner.

 

TRASLADAÇÃO CUSTA MILHARES DE EUROS

A cerimónia de trasladação de Eusébio vai custar 75 mil euros, revelou a secretaria-geral da Assembleia da República ao site O Informador. Na altura, a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, pediu contenção nos gastos e chegou a sugerir aos deputados que o Parlamento procurasse mecenas para ajudar a pagar as cerimónias.

COBERTURA DA TRASLADAÇÃO FEITA PELAS TELEVISÕES

Os canais RTP1, SIC, TVI (incorporado no programa “A Tarde é Sua”), SIC Notícias, TVI24, RTP Informação, CMTV, A Bola TV, Benfica TV e Sport TV vão cobrir toda a cerimónia, em emissões especiais, com repórteres destacados em todos os pontos da cidade de Lisboa.

Categorias
FamososSocial

Comentários