Resumos de Novelas

Santa Bárbara: resumo de 28 de Setembro a 3 de Outubro

Episódio 1

Nas minas de ouro de Stª Bárbara, os mineiros preparam-se para começar o dia de trabalho. Tomás, um dos mais velhos, olha em redor e dirige-se ao balneário, onde se apercebe que um dos mineiros está a espreitar por um buraco na parede. Gabriela está a vestir-se lá dentro, rodeada por roupa de homem. Irritado, Tomás pega no mineiro e atira-o contra a parede.

Na entrada, há uma grande confusão por causa da cerimónia de abertura da mina. O jornalista Gonçalo Góis está em direto e fala da exploração do filão de ouro na mina de Stª Bárbara.

Na limusine da família Vidal, Fernando liga a Alexandre a pedido da mãe, Antónia. Alexandre acorda estremunhado ao lado de uma modelo e diz que não vai poder ir à inauguração da mina por ter uma reunião urgente no banco.

Gonçalo entrevista alguns mineiros e fica intrigado por haver uma mulher mineira. Gabriela aproveita para reivindicar um balneário feminino.

Como Presidente da Vidal Gold S.A., Antónia faz o discurso de abertura da mina e manda tocar a sirene de início do primeiro turno. A cerimónia é interrompida por um grupo de manifestantes ambientalistas, liderado por Eduardo, que é detido pelo comandante da GNR.

Em casa dos Montemor, Patrícia está aborrecida, enquanto ouve Irene queixar-se de não saber o que vestir para a cerimónia da abertura da mina.

No posto da GNR, Gonçalo tenta saber de Eduardo, que é libertado por Rui. Eduardo aproveita e aconselha Gonçalo a investigar o Presidente da Câmara.

Na Câmara, Adriano discursa e fala do desenvolvimento da vila. Patrícia troca olhares com Alberto, o engenheiro da mina, enquanto Paula, sua mãe, a aconselha a falar com Ricardo, o filho do presidente Adriano.

Antónia vê Marcelo a sentir-se mal, mas ignora o que vê e faz um brinde com Adriano.

Na clínica psiquiátrica, Constança vê Adriano na televisão, mas não reage ao ver o marido. Luísa não gosta que Noémia, uma das pacientes, tenha mostrado as imagens a Constança e ameaça-a.

No salão da Câmara, Antónia telefona a Alexandre, para convence-lo a ir a Stª Bárbara, mas este diz-lhe que tem de continuar a trabalhar. Alexandre vê Gabriela na televisão e fica fascinado.

Antónia fica irritada com a notícia da entrevista de Gabriela e diz a Alberto para lhe fazer a vida negra até ela se despedir.

Gabriela vai à escola buscar o filho e percebe que os colegas gozam com ele por ter uma mãe mineira. David pede para ir ver a campa da avó e, ao entrarem no cemitério, ele e Gabriela cruzam-se com Antónia e Fernando, mas não se falam. Antónia diz em frente à campa do ex-marido que vai ter companhia nessa noite. Antónia e Adriano encontram-se na quinta de família do presidente e beijam-se na adega.

Ricardo visita a mãe na clínica. Fica preocupado por não a deixarem na sala com os outros pacientes e triste por ver Constança indiferente à sua visita.

Em casa dos Soares, Francisca dá o lanche a David, mas Gabriela não gosta que esta o faça sem a sua autorização. David fica triste e pergunta à mãe se não gosta de Francisca por ela ter sido prostituta. Gabriela não sabe o que responder e Francisca ouve tudo. Mais tarde, Gabriela tem um sono agitado e sonha que encontra um rapaz mascarado de lobo mau que a viola.

Em casa dos Vidal, Aida e Marcelo trocam elogios e acabam por se beijar e fazer amor.

Antónia confronta Marcelo: diz-lhe que Adriano é seu amante e que lhe tem alterado os comprimidos para o coração. Marcelo começa a sentir-se mal e acaba por morrer. Na manhã seguinte, Aida encontra o corpo do patrão no chão da sala e chora, em desespero.

Na mina, Zacarias pergunta por Gabriela e Tomás diz-lhe que foi tratar de uns assuntos à escola de David. Alberto diz-lhes que vai ter de descontar o dia a Gabriela.

Alexandre recebe um telefonema de Fernando com a notícia da morte do pai, Marcelo. Stª Bárbara em peso comparece ao funeral de Marcelo Vidal. Antónia aproveita a ocasião para convidar Alexandre a participar nos negócios do pai, mas este não tira os olhos de Gabriela.

Mais tarde, na mina, caem algumas pedras do teto do túnel e Tomás está cada vez mais preocupado, mas Alberto desvaloriza. Alexandre sugere descerem para confirmar a segurança da galeria, mas Gabriela diz que é demasiado perigoso. Lá em baixo, Alberto vai para outra galeria com Tomás e Fernando. Alexandre aproveita para se meter com Gabriela, mas ela é agressiva. Alberto e Tomás discutem, quando se ouve um estrondo na mina. Alexandre e Gabriela tentam sair da galeria, mas o teto abate-se e ficam encurralados no fundo da mina.

Episódio 2

Alexandre e Gabriela ficaram isolados depois da derrocada. Tomás e Fernando chamam por Gabriela, mas não há resposta. Alberto dá início aos protocolos e vai chamar a equipa de resgate.

Na Câmara, Adriano e Filipa falam sobre Antónia. Filipa acha-a uma viúva muito serena. Surpreendentemente, Antónia entra no gabinete de Adriano e Filipa sai. Antónia revela a Adriano que foi responsável pela morte de Marcelo e incentiva-o a fazer o mesmo com Constança, mas Adriano não tem coragem. Antónia aproveita a ocasião para dizer que têm de tentar casar Ricardo e Patrícia.

Na mina, Alberto impede Zacarias de descer às galerias, só permitindo a descida da equipa de resgate. O líder da equipa de resgate avalia a situação e decide furar a parede que os separa de Gabriela e Alexandre, para que possam ter ar suficiente. Tomás está desesperado e desejava estar no lugar da filha.

Antónia sabe da derrocada na mina e vai imediatamente para lá. Gonçalo apercebe-se do que aconteceu e fica intrigado. O jornalista entrevista Adriano, de forma a saber mais sobre o consórcio da Vidal Gold S.A. e o papel da Câmara na mina.

Antónia chega à mina e, sabendo que Fernando está lá em baixo, ameaça os mineiros de despedimento, caso não tragam o filho de volta cá para fora. Alguns mineiros descem às galerias para irem buscar Fernando, que apesar de recusar subir, acaba por ceder.

Em casa dos Montemor, Paula partilha o desejo da filha em casar com Alexandre. Patrícia goza com Irene, que diz que Alexandre precisa dela.

De volta à Câmara, Adriano tenta desviar a conversa para a morte de Marcelo, de forma a ver-se livre de Gonçalo. Filipa entra e avisa-os do desabamento da mina.

Na Tasca com Arte, o café cultural de Stª Bárbara, Teresa incentiva o filho a continuar a escrever e propõe-lhe recitar alguns poemas ali. Um cliente entra e conta-lhes do desabamento na mina. Chegados à mina, André e Teresa ficam descansados por verem Zacarias a salvo. Teresa liga ao filho, Manuel, pedindo-lhe que leve David para casa. Na escola, Manuel esconde o que aconteceu e diz a David que Gabriela vai ter de ficar a trabalhar até mais tarde e que ele o leva consigo.

Patrícia chega à mina e fica feliz por ver Alberto ileso, abraçando-o ostensivamente. Irene apressa-se a perguntar por Alexandre junto de Antónia.

Lá em baixo, a equipa de resgate começa a perfurar a rocha. Alexandre e Gabriela ouvem as perfurações e ficam mais esperançosos, voltando a desafiar-se. Gabriela diz a Alexandre que devem ficar de pé para não respirarem os gases tóxicos libertados pela mina. Alexandre sente-se culpado e garante a Gabriela que quando saírem dali vai certificar-se que a mina funciona em segurança. Gabriela desconfia dos motivos e responde-lhe mal.

Na Câmara, Júlio quer sentir-se útil e pergunta a Filipa se há jornalistas a quererem falar com ele, mas a secretária diz-lhe que preferem falar com Adriano, que está a acompanhar a operação de resgate.

Na clínica, Rosa conta a Luísa do desabamento e diz-lhe que Constança está a dormir. Constança olha para a televisão avariada e queixa-se de não ser capaz de focar. Rosa é indiferente às preocupações de Constança.

Na mina, Gonçalo entrevista Adriano. Assim que Ricardo chega, Patrícia aproxima-se dele e afasta-se de Alberto, que não gosta. Lá em baixo, Tomás começa a chamar por Gabriela. Gabriela culpa Alberto pelo desabamento, mas ao ouvir o pai a chamar por ela, a mineira perde as forças e desfalece. Alexandre segura-a para que não respire os gases tóxicos do chão.

Episódio 3

Na mina, a operação de resgate continua. Gabriela continua desmaiada e Alexandre começa a sentir dificuldades em respirar. Zacarias, cada vez mais preocupado, pretende descer às galerias para ajudar, mas Teresa impede-o. Adriano assegura que os protocolos de segurança foram ativados, não havendo mais nada afazer.

Gonçalo entrevista Antónia em direto e esta assegura-lhe que os procedimentos estão a correr como previsto.

A equipa de resgate consegue fazer um buraco na parede e tenta aumentar a quantidade de oxigénio do outro lado. Alexandre aproveita o buraco para respirar oxigénio limpo e faz respiração boca a boca a Gabriela para que esta respire melhor. Gabriela recupera os sentidos. Tomás volta a gritar pela filha e Alexandre responde, dizendo que estão bem.

Lá em cima, Alberto diz a Antónia que já conseguiram falar com Alexandre e Gabriela e todos aplaudem a notícia.

Na Câmara, Filipa e Júlio veem as notícias e, ao saberem dos contactos com Gabriela e Alexandre, Júlio tenta beijar Filipa, mas ela repele-o e fica ofendida.

A família Montemor decide ir para casa e Adriano e Antónia fazem o mesmo. Entretanto, Gonçalo consegue autorização para descer à mina.

Alexandre tenta aliviar o ambiente, mas Gabriela é bruta nas respostas. Subitamente, as lanternas apagam-se e ficam completamente às escuras.

Antónia e Adriano encontram-se na Quinta Monte Claro, quinta da família de Constança, e discutem a vontade de Antónia em trazer Alexandre para tomar conta da parte lícita da empresa.

Em casa dos Soares, David não acredita nas desculpas que inventam e Tomás conta-lhe do desabamento, mas tranquiliza-o.

Alexandre confessa a Gabriela que vai ficar em Stª Bárbara para ajudar na gestão da mina. Gabriela diz-lhe que ele não percebe nada daquilo, mas Alexandre continua a querer comprometer-se com a mina e diz-lhe que quer continuar o legado do pai. A mineira dá a entender que foi sempre Antónia a mandar.

Ao jantar, Antónia e Júlia falam do interesse de Patrícia em Alberto e do de Irene em Alexandre. Fernando não gosta da conversa. Mais tarde, Antónia tira do cofre alguns maços de notas e telefona a Macário, dizendo que precisa que ele faça um transporte. Aida estranha que Macário saia sem acabar de jantar. Macário pega nos envelopes com dinheiro e confirma com Antónia que é para entregar no sítio do costume.

No bairro mineiro, Teresa, André e Zacarias falam sobre o desabamento na mina. Zacarias lembra que Tomás avisou várias vezes o engenheiro, mas que foi ignorado.

Ricardo tenta aproximar-se do pai e conta-lhe o projeto que tem para o museu, mas Adriano critica-o e diz-lhe que o museu tem de dar lucro.

Na clínica, Luísa fica descansada por Constança não saber da morte de Marcelo. A médica manda Rosa aumentar-lhe a medicação e dá ordens para que Ricardo não veja a mãe. Constança tenta ler, mas não consegue. Rosa entra e obriga-a a tomar a medicação.

Tomás regressa à mina e sabe que já conseguiram passar comida a Alexandre e Gabriela. Gonçalo desce também às galerias com uma câmara. Gabriela está preocupada com David, mas Tomás tranquiliza-a. Alexandre fala com Gabriela sobre David e pergunta-lhe quem é o pai, mas Gabriela foge ao assunto.

Fernando está na sala e vê uma imagem parada da entrevista de Gabriela na televisão. Antónia apercebe-se e disfarça, de modo a que Júlia não repare. Antónia diz a Júlia que devia ter um filho, para Fernando se tornar mais responsável. Entretanto, Fernando decide ir à mina.

Na mina, o teto ainda parece frágil, mas a equipa de resgate decide avançar com as perfurações. Cai um pedaço de teto e Gabriela diz que o teto vai ceder mesmo sem perfurações. As máquinas começam a trabalhar e Gabriela agarra-se a Alexandre.

Episódio 4

Em casa dos Montemor, as irmãs Patrícia e Irene discutem as suas paixões por Alexandre e Alberto. Irene diz que Alexandre não lhe escapa e que vai ser dela custe o que custar.

Fernando chega à mina e reclama com a equipa de resgate, por ainda não terem tirado Alexandre e Gabriela lá de dentro. Gabriela e Alexandre decidem tentar sair pelo buraco, mas temem que possa haver outra derrocada. Alexandre consegue passar e Tomás diz a Gabriela para sair também. Gabriela começa a sair pelo buraco e o túnel desaba completamente. Da nuvem de pó provocada pelo desabamento, surge Gabriela sã e salva. Todos felicitam Gabriela e Alexandre.

Mais tarde, Alexandre chega a casa e Antónia abraça-o efusivamente. Fernando desconfia da atitude de Antónia, que costuma ser mais fechada. Júlia não gosta que Fernando esteja a beber, mas ele diz que é a última bebida da noite.

Gabriela entra em casa e abraça David e Francisca. Agradece a Francisca ter tomado conta do seu filho.

Adriano sabe da notícia e decide celebrar o acontecimento, sugerindo a Antónia construir um balneário para Gabriela. Antónia diz-lhe que quer livrar-se dela de forma indolor.

Depois do salvamento, os mineiros não querem descer aos túneis, têm medo de outro desabamento. Carlos não sabe o que fazer e liga a Antónia, que lhe diz que se não trabalharem não recebem.

Na pensão, Felismina fica ofendida por Alberto e Patrícia não falarem a ninguém ao descer dos quartos. Alberto está em pânico por não ter atendido as chamadas de Antónia. Patrícia sugere a Alberto irem viver juntos, mas ele foge do assunto.

Em casa dos Soares, Gabriela acorda e prepara-se para ir para a mina, mas Tomás não a deixa ir trabalhar depois do acidente. Gabriela desabafa com Francisca e esta percebe que ela ficou com boa impressão de Alexandre, mas a mineira desvia o assunto.

Antónia decide ir à mina e confronta os mineiros. Diz-lhes que quem não descer às galerias vai ser despedido. Alberto chega atrasado e leva um sermão da patroa. Os mineiros não têm coragem de contrariar Antónia e decidem voltar ao trabalho. No entanto, Alexandre chega e, sabendo que não há condições de segurança, impede a descida dos trabalhadores. Antónia tenta mostrar uma face justa a Alexandre e acordam dar folga aos mineiros envolvidos no acidente. Longe de Alexandre, Antónia diz a Alberto que quer Tomás e Zacarias despedidos.

Na Câmara, Adriano e Júlio discutem o traçado da nova estrada e estudam a forma de passar pelos terrenos de Abílio, que receberá tuta-e-meia pelas expropriações.

Numa aldeia perto, uma antiga amiga de Gabriela vê as imagens do resgate na televisão e decide ir para Stª Bárbara.

Em casa dos Soares, Tomás fala com Gabriela e desconfia que vai ser despedido por ter enfrentado Antónia. Eduardo bate à porta e quer falar com os dois. Eduardo diz-lhes que as condições de segurança na mina não estão a ser cumpridas e que a terra vai ficar contaminada dentro de alguns anos. Tomás fica preocupado, pois a mina é o sustento do povo de Stª Bárbara.

Irene procura Alexandre na mina e diz-lhe que não devia estar a trabalhar, levando-o à Tasca com Arte. A filha dos Montemor tenta captar a sua atenção, mas Alexandre está distraído. Irene lembra os tempos em que eram namorados e agarra a mão de Alexandre. Gabriela entra na Tasca e, ao ver a mão de Irene, troca um olhar com Alexandre.

Episódio 5

Ao ver Gabriela entrar na Tasca, Alexandre fica nervoso e retira a mão debaixo da de Irene. O ambiente está tenso e Gabriela apressa-se a sair, deixando Irene frustrada com a atenção que Alexandre dá à mineira. Irene tenta desesperadamente fazer com que Alexandre esqueça Gabriela e sugere-lhe que fique em Stª Bárbara, mas Alexandre tem vontade de voltar ao Porto.

Em casa dos Vidal, Gonçalo espera por Antónia, que o recebe, e aceita dar-lhe uma entrevista. Antónia usa a entrevista a Gonçalo para confirmar que a mina não tem falhas de segurança de qualquer espécie. Gonçalo não está interessado em propaganda e tenta desvendar algumas pontas acerca de Marcelo. Fernando entra na sala e Gonçalo aproveita para tentar falar com ele, mas Antónia percebe a fragilidade do filho e não o permite.

Gabriela vai buscar David à escola e fica contente por perceber que os miúdos já não gozam com ele. Agora elogiam-no por ter uma mãe fixe.

Na cozinha dos Vidal, Macário mete-se com Aida e insinua que ela andava metida com o patrão, mas a empregada fica ofendida e expulsa-o dali.

Em casa dos Montemor, Paula diz a Júlia que não gosta de ver Patrícia com Alberto e que Irene faz bem em tentar conquistar Alexandre. Júlia não parece interessada nos arranjos da mãe e diz-lhe que está a pensar abrir uma agência de comunicação. Propõe uma parceria a Irene e usa o trunfo de que Alexandre gostaria que ela fosse bem-sucedida.

Na Câmara, Adriano desabafa com Filipa e pergunta-se se Alberto será competente para dirigir a mina, apesar de ter sido recomendado no partido. Filipa pergunta-lhe se foi uma cunha e Adriano disfarça. Alexandre vai à mina e Alberto assegura-lhe que os trabalhos de limpeza estão a correr bem. O herdeiro de Marcelo pergunta a Alberto onde é que este tirou o curso e fica desconfiado da sua competência.

Em casa dos Vidal, Antónia dá um raspanete a Fernando por estar sempre a beber. Júlia aproveita o jantar para anunciar que vai abrir uma agência de comunicação com Irene e pergunta a Alexandre se está interessado em ajudar. No entanto, Alexandre diz que vai para o Porto logo depois de jantar.

Tomás está convicto de que vai ser despedido e Gabriela tenta evitar que David fique triste por causa do avô. O mesmo problema tem Zacarias, que bebe exageradamente para lidar com o pressentimento do despedimento. Já um pouco embriagado, o mineiro acusa os filhos de não terem tirado cursos a sério, achando que deviam trabalhar na mina como engenheiros.

Na Tasca, Eduardo dá a Gonçalo uma pasta com informações sobre Antónia e Adriano, e o jornalista decide falar com a mulher do Presidente para obter informações. Contudo, Constança também tem com que se preocupar, uma vez que a enfermeira Rosa a deixa constantemente sedada.

Já de noite, Júlia tenta seduzir o marido, sem sucesso. Fernando está completamente bêbedo, e quando Júlia confessa que era para se ter chamado Gabriela, começa a chamar-lhe o nome da mineira e fica excitado com o jogo.

Zacarias vai à Tasca e, ao encontrar Gonçalo, conta-lhe do possível despedimento. O jornalista decide ajudá-lo e promete levar uma câmara consigo para impedir Antónia de despedi-los.

A casa dos Soares chega Maria Ana, uma antiga amiga de Gabriela. Maria Ana diz que decidiu procurá-la depois de a ver na televisão. Ficam as duas à conversa e falam sobre Stª Bárbara como uma vila com futuro.

Antónia chama Alberto ao seu escritório e reafirma que Zacarias e Tomás devem ser despedidos. Alberto tem medo que Gonçalo possa trazer má publicidade à mina, mas Antónia diz-lhe que trata dele e que o manda matar, se for preciso.

Categorias
Resumos de Novelas

Comentários