Cinema

Star Wars bate recordes de bilheteira… a dois meses da estreia

Quando ainda faltam dois meses para a estreia mundial de Star Wars: O Despertar da Força – no dia 18 de dezembro, 17 em Portugal -, o episódio VII da saga já começou a bater recordes de vendas de bilhetes um pouco por todo o mundo, nomeadamente nos Estados Unidos e em Inglaterra, onde a geekness costuma prosperar melhor.

Após o anúncio oficial da Disney de que estavam à venda os bilhetes para os primeiros dias de exibição do novo Star Wars, inúmeros sites de cadeias de cinema foram invadidos por milhões de pedidos. Nos EUA, as cadeias AMC – que esgotou 1000 sessões em menos de 12 horas -, Alamo Drafthouse e a Fandango tiveram problemas nos seus websites, sendo que a última ficou com o seu inacessível durante uns minutos. Depois de ter resolvido o problema, a Fandango confirmou à Variety que o filme bateu o recorde de Os Jogos da Fome, tendo vendido oito vezes mais bilhetes num só dia.

A Vue, terceira cadeia de cinemas do Reino Unido, vendeu dez mil bilhetes nos primeiros noventa minutos. A Odeon confirmou que “os seus sites foram seriamente afectados”, e a Picturehouse, outro gigante da venda de bilhetes online, afirmou que com este filme existiu uma procura sem precedentes”.

Só em sessões em IMAX, o formato de filme que tem a capacidade de mostrar imagens muito maiores em tamanho e resolução do que os sistemas convencionais, e em menos de 24 horas, foram vendidos bilhetes em todo o mundo num valor total de 6.5 milhões de dólares, quebrando o recorde existente de pouco mais de 1 milhão de dólares.

“A reação dos fãs ao mais recente trailer e a exigência para que este filme fosse projetado em IMAX é algo sem precedentes e não podíamos estar mais entusiasmados por fazermos parte deste fenómeno”, disse Greg Foster, executivo da IMAX e CEO da IMAX Entertainment. Em Portugal, uma sessão IMAX tem preço único de 10€, apenas no Cinema NOS Colombo e no Cinema NOS Marshopping.

Este fim de semana foi lançado o cartaz oficial do filme e na segunda à noite o trailer completo do filme foi revelado pela primeira vez, tendo atingido as 7 milhões de visualizações no YouTube em apenas 15 horas.

Com realização de J.J. Abrams, o filme volta a reunir o elenco da trilogia original como Harrison Ford (Han Solo), Carrie Fisher (Princesa Leia), Mark Hamill (Luke Skywalker), Anthony Daniels (C-3PO), Peter Mayhew (Chewbacca) e Kenny Bakker (R2-D2), para além dos estreantes John Boyega, Daisy Ridley, Adam Driver, Oscar IsaacGwendoline ChristieAndy Serkis, Domhnall Gleeson e Max von Sydow.

Categorias
Cinema

Comentários