Televisão

“Literatura Aqui” – amanhã na RTP2

Esta semana há Literatura da Colômbia, registos paroquiais de Portugal e quadradinhos eróticos da Itália.

Pedro Lamares abre este programa com as palavras de Juan Manuel Roca, um dos poetas mais lidos da Colômbia. Ele diz que a poesia está em toda a parte e nós seguimos-lhe a ideia a ponto de desligar vários televisores ao mesmo tempo.

Interrompemos a viagem à Colômbia para uma visita ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo. Por lá, descobrimos dados curiosos nos assentos de batismo de figuras como Padre António Vieira ou Cesário Verde e ainda escritos satíricos e eróticos que valeram um processo da PIDE a Natália Correia.

Voltamos à poesia da Colômbia, desta vez com versos de Piedad Bonnett e Álvaro Mutis, lidos por Filipa Leal e Pedro Lamares.

Em espaço de reportagem, ousamos pôr tudo a nu… bem, quase tudo! Milo Manara tem novo enredo publicado em Portugal, aproveitamos o mote para conhecer melhor a banda desenhada deste mestre italiano.

A fechar, é tempo de beber um café, moído ao som das palavras de Gabriel García Márquez, com excertos deNinguém escreve ao Coronel.

Categorias
Televisão

Estudante de Geografia (FLUP). Apaixonado por televisão e pelas ciências sociais. Ingressou no mundo dos blogues em 2011 e conta com a participação em vários projetos.

Comentários