Televisão

Não há limites para a liberdade da ciência

“Ex_Machina” é um dos filmes mais inventivos e inovadores de 2015, sobre as fronteiras éticas da inteligência artificial e os avanços da Ciência que podem estar a ultrapassar a Humanidade. Uma estreia a não perder a 20 de março, domingo, às 21h30, no TVCine 1.

Caleb Smith é um brilhante programador informático numa das melhores empresas de internet do mundo, presidida pelo misterioso Nathan Bateman. Numa competição interna, Caleb alcança o primeiro lugar, cujo prémio é uma semana no refúgio de Nathan, algures em parte incerta. Caleb é então recebido num espécie de bunker no meio da floresta, por um extravagante Nathan de barba comprida, calções e t-shirt de alças. A casa está vazia, à exceção de Kyoko (Sonoya Mizuno), a governanta que não interage com ninguém, e Ava, uma robot belíssima que vive atrás de uma parede de vidro. Nathan explica a Caleb que o seu desafio nessa semana é perceber se Ava pode passar por um ser humano, numa experiência de Inteligência Artificial. Apesar de Ava ter o rosto de uma mulher, há partes do seu corpo transparentes, que permitem ver os circuitos internos. Mas, a pouco e pouco, Caleb começa a ver em Ava um objeto de paixão, cedendo ao seu jogo de sedução. Mas poderá um robot apaixonar-se por um humano, ou terá objetivos frios e científicos estrategicamente delineados à partida e os quais deve atingir?

Não pode mesmo perder “Ex_Machina”, uma estreia diferente a 20 de março, domingo, às 21h30, no TVCine.

Categorias
Televisão

Estudante de Geografia (FLUP). Apaixonado por televisão e pelas ciências sociais. Ingressou no mundo dos blogues em 2011 e conta com a participação em vários projetos.

Comentários