Televisão

Conheça os convidados do “Portugueses pelo mundo” desta semana

Na próxima semana o programa «Portugueses pelo mundo» viaja até Riga, a capital da Letónia. Uma cidade de contrastes que oferece história, cultura, natureza e modernidade.

Vamos conhecer Rúben Filipe, de 29 anos, que nos irá mostrar as ruas e a arquitetura do centro da cidade, com edifícios inspirados no estilo Art Nouveau. Passamos pelo Monumento da Liberdade, símbolo da independência do país e vamos até ao mercado de rua mais hipster da cidade, onde conhecemos iguarias típicas da Letónia. Vamos ainda conhecer Sigulda, a 50 km de Riga, onde se pode praticar Bobsleigh, um desporto que é uma verdadeira descarga de adrenalina. O fim de tarde fica reservado para um passeio em família.

Seguimos esta viagem com Mariana Neves, de 23 anos, que chegou a Riga através do programa Erasmus. Com ela visitamos o novo edifício da Biblioteca Nacional, passeamos com os amigos num dos parques da cidade e assistimos a um espetáculo de ballet na famosa Casa da Ópera Nacional. A noite acaba na companhia dos amigos, numa festa muito especial.

De seguida, acompanhamos Ângelo Rosa, de 38 anos, ao maior Mercado Central dos Bálticos e conhecemos o edifício KGB, que funciona atualmente como museu. Neste espaço é possível recuar no tempo e conhecer um pouco da história do regime soviético. É na Arena de Riga, a celebrar a vitória da Letónia num dos últimos jogos do Campeonato Europeu de hóquei no gelo, que Ângelo se despede, explicando um pouco mais deste desporto.

Para terminar vamos conhecer Joana Pereira, estudante de medicina com 25 anos, que está em Riga há quatro anos. É no Hospital Universitário Pauls Stradins, onde frequenta as aulas práticas, que nos fala do sistema de ensino na Letónia. Com ela passeamos pelo centro histórico de Riga, conhecemos uma bebida muito especial típica da Letónia, o bálsamo, e outras curiosidades da cidade. Terminamos num dos locais mais animados da noite de Riga.

Título Original: Portugueses pelo Mundo

Ano: 2016

Série: VIII

Categorias
Televisão

Estudante de Geografia (FLUP). Apaixonado por televisão e pelas ciências sociais. Ingressou no mundo dos blogues em 2011 e conta com a participação em vários projetos.

Comentários