Resumos de Novelas

Rainha das Flores: resumo de 29 de Agosto a 4 de Setembro

Episódio 97

Daniel não aprova a decisão de Rosa de ir para um retiro de silêncio com Cármen e acusa-a de estar a fugir dos problemas conjugais que têm. O casal troca acusações e acaba mais uma vez por discutir.

Daniel conversa depois com a mãe e não esconde a sua irritação por ela ter dado a ideia a Rosa de fazer um retiro de silêncio com ela. Cármen faz-lhe ver que ele tem de se acalmar e reflectir, tal como a mulher sobre a vida que querem ter no futuro, sob pena de se separarem de vez. Daniel questiona-se se já não terá perdido Rosa para Marcelo.

Narcisa, em vez de promover a concórdia entre Rosa e Daniel diz à irmã que o aspecto mais positivo do retiro que vai fazer é mesmo ficar longe do marido. Rosa não se apercebe das más intenções da irmã e desvaloriza as suas palavras pedindo-lhe para tomar conta de Sofia, preocupada com a sua gravidez de risco e com a possibilidade de a mãe dela voltar a contactá-la, enervando-a ainda mais. Narcisa promete cuidar da rapariga mas quando fica sozinha faz uma chamada para Palmira, uma antiga amiga.

Daniel pede desculpa a Sofia por ter desaparecido e chora com a filha confessando que a falta de memória de Rosa o está a matar aos poucos. Sofia deixa-se invadir pela tristeza e lamenta pelas mudanças súbitas que a sua vida sofreu. Ao mesmo tempo, insiste no desejo de falar com a mãe e de ouvir a sua explicação para a ter abandonado. Daniel afiança que ela vai desiludi-la.

Bárbara aparece em casa de Marcelo para o desafiar a sair e ele conta-lhe a agressão de que foi vítima por parte de Daniel e o conflito que provocou com o marido de Rosa por se ter apaixonado por ela. Bárbara confessa que nunca pensou que ele pudesse gostar tanto de alguém.

César telefona a Narcisa para se encontrar com ela e usa a sua habitual técnica para a seduzir a aceder ao seu convite, usando o pretexto de querer apresentar-lhe as alterações que fez ao projecto da Comporta. Ela não consegue dizer que não e acaba por comentar com o arquitecto que o casamento de Rosa e Daniel está por um fio. César diz que está na altura de chamar o contabilista que é seu amigo porque se eles se divorciarem, a raiva e o poder de Daniel na Floriz podem prejudicar Rosa.

Rosa despede-se da família antes de ir para o retiro com Cármen e Bruno diz a Sofia que ela também devia experimentar fazer um para se tranquilizar. Rosa desabafa e desconfia de que Daniel não quer despedir-se dela. Sofia recebe uma vídeo chamada de Júlia e a irmã queixa-se de que Nuno prefere a companhia do novo amigo à dela na colónia de férias e diz que se ele continuar assim, prefere voltar para casa. Rosa fica preocupada com a filha mas Narcisa acha que ela vai superar a situação.

Rosa, não resiste e vai despedir-se de Daniel antes de ir para o retiro. O marido deseja que ela encontre as respostas que procura.

Narcisa encontra-se com César na Floriz e não resiste à sua investida, envolvendo-se em beijos escaldantes com ele no gabinete.

Episódio 98

Maria, já na Madeira, fala ao telefone com Rafael e o filho confessa que ainda não se refez da vergonha que o pai o fez passar na galeria. A mãe conta que a viagem de avião o fez acalmar e que ele já nem parece o mesmo. Quando o marido se aproxima ela despede-se do filho e desliga o telefone. Moisés confirma o pavor que tem de aviões e a intenção de regressar de barco ao continente. Nando aparece naquela altura e apresenta-se como guia, levando-os a um passeio inesquecível pelo mercado do Funchal.

Joana surpreende Rafael e aparece-lhe em casa para o animar depois de ele ter desmarcado o encontro que tinham marcado. A rapariga oferece-lhe um pequeno estojo com tintas para o animar e encoraja-o a continuar a pintar, fazendo-lhe ver que ele não é o pai e não se deve deixar afectar pelo escândalo que Moisés fez na galeria. Hugo chega naquele momento para ir buscar a sua roupa que já está passada e elogia Rafael por estar com Joana. Quando regressa a casa, comenta o assunto com Gabriela que prefere pô-lo a trabalhar, do que continuar com a conversa sobre as conquistas de Rafael.

Tomás oferece um livro de poesia a Lia e Marisa estranha o gesto do irmão.

Daniel confessa a Mara que a sua vida está muito confusa mas assegura-lhe que vai ter pronto e tempo o candeeiro que está a fazer para a Mostra de Design. Mara mostra-se compreensiva e confidente e Daniel conta-lhe tudo o que se passa no seu casamento com Rosa.

Sofia não aguenta mais estar em casa sem fazer nada e decide sair para espairecer. Bruno, ainda tenta demovê-la mas acaba por acompanhá-la.

Narcisa mente a Bruno e diz-lhe que foi a Lisboa, quando na realidade procura Palmira em Olhão e, depois de lhe falar em traços gerais de como a sua vida mudou, pede-lhe que lhe faça um favor. A amiga percebe que deve tratar-se de um favor dos grandes.

Rui fica perplexo com a vontade que Beatriz lhe confessa de fazer um teste de ADN para se certificar se Tiago é ou não é filho de Fialho.

Piedade fica incomodada com a insistência de Fialho em falar com ela ao telefone e reafirma-lhe que o caso que tinham acabou. Tiago aparece ainda a tempo de ouvir a última frase da mãe e fica curioso, obrigando-a a disfarçar.

César prossegue o plano que definiu com Narcisa e continua a espalhar a dúvida no espírito de Marcelo insinuando que o casamento de Rosa e Daniel está mesmo a atravessar uma crise profunda e que ela até se ausentou para ir meditar com a sogra. César acrescenta que se ele quer lutar por ela este é o momento ideal, deixando Marcelo pensativo.

Sofia regressa a casa muito animada e desejosa de comer o gelado que comprou com Bruno a ver um filme. Aproveitando o facto de o pai estar presente desafia-o para lhes fazer companhia. Entretanto, recebe uma chamada de Palmira que com Narcisa a seu lado se faz passar por Ana Clara, afirmando à rapariga que é a sua mãe. Sofia fica lívida e quase sem reacção.

Episódio 99

Palmira, instruída por Narcisa, faz-se passar por Ana Clara, mãe de Sofia e combina encontrar-se com ela. A rapariga fica muito ansiosa com a possibilidade de rever a mãe que a abandonou ainda bebé.

Narcisa fica muito satisfeita com a representação de Palmira e paga-lhe bem por ter convencido Sofia de que é a sua mãe e que quer encontrar-se com ela.

Daniel não aceita que Sofia queira ver a mãe, certo de que ela a fará sofrer de novo. Pai e filha trocam argumentos e acabam por discutir na presença de Bruno, que quase lhes implora que parem, preocupado com a gravidez de Sofia, pois ela está muito nervosa.

Rui e Beatriz ficam com o jantar estragado porque ela recebe um telefonema da colónia de férias onde Nuno está a informar que ele ficou com febre e dor de ouvidos. A primeira reacção de Beatriz é ir buscar o filho mas Rui sugere-lhe que telefone a Marcelo e lhe peça para o fazer. Beatriz liga ao ex-marido e ele dispõe-se de imediato a ir buscar Nuno, enquanto conta a César a razão para ter de sair à pressa. Entretanto, Paula aparece naquele momento e aproveita o facto de César ficar completamente sozinho em casa para o seduzir e levar para a cama. O arquitecto ainda esboça uma ligeira resistência mas acaba por se deixar levar.

Bruno conversa civilizadamente com Daniel e tenta fazê-lo entender as motivações de Sofia para querer encontrar-se com a mãe mas ele continua sem aceitar a decisão da filha. Narcisa regressa a casa muito animada e conta que fez muitas compras em Lisboa, inclusive para o neto, escondendo que esteve no Algarve com Palmira, fazendo-a passar-se por Ana Clara no telefonema que fez para Sofia. Entretanto, vai precisamente ter com Sofia e oferece-lhe as prendas que comprou para o bebé, ao mesmo tempo que com grande cinismo, revela que está muito preocupada com ela e disposta a tomar conta dela, já que é a única mulher da casa. Manipuladora, insiste com Sofia que tem de ouvir o que a mãe tem para lhe dizer. Bruno interrompe a conversa para dar comida a Sofia e Narcisa vai para a sala. Aí, encontra Daniel que discute violentamente com ela, acusando-a mais uma vez de estar a destruir a sua família. Narcisa também responde à letra com grande irritação e provoca-o insinuando que a paixão que Rosa tem por Marcelo pode ter razão de ser.

Rafael regressa a casa com Joana, depois de terem ido passear por Tomar e convida-a para jantar consigo lá em casa. O telefonema de Maria chega mesmo na altura em que eles estão a decidir o que vão cozinhar e a mãe dele avisa que deixou o jantar feito no frigorífico. Entretanto, Joana abre uma torneira que ainda não estava devidamente arranjada e a cozinha começa a ficar inundada. Rafael acode para ajudar e acaba por beijar Joana quando se tocam naquela situação de emergência. O momento romântico é quebrado com a chegada de Hugo e Gabriela que decidiram ir jantar a casa de Rafael por pensarem que ele precisava de ser animado, depois do escândalo da galeria.

Depois de fazer amor com César, Paula insiste que foram feitos um para o outro e que um dia ainda vão casar e ter filhos. Ele trata-a com o habitual desprezo e ela insinua que ele anda envolvido com Narcisa. César desmente e muda de assunto, confessando que está preocupado com o pai, pois desconfia de que ele está doente. Paula deixa-o desconcertado e insinua que Fialho pode é ter uma amante, já que anda a mentir à família.

Episódio 100

Rui protesta com Beatriz porque ela não consegue deixar de pensar no filho que adoeceu na colónia de férias. Quando Nuno chega com Marcelo, Rui assume que talvez seja melhor ir dormir em sua casa, já que o miúdo vai ficar ali em casa da mãe. Marcelo aproveita a presença de Rui para lhe pedir que tente perceber o que se passa com o pai dele, pois estão convencidos de que ele esconde algo. Rui fica constrangido com a conversa e atrapalhado por não poder contar a verdade sobre Fialho.

Joana deixa Gabriela atrapalhada ao dizer que ela tem de contar a Lia que anda com Hugo. Gabriela nega ter qualquer coisa com ele, mas fica muito satisfeita quando ele lhe faz notar que fica sempre mais bonita quando está descontraída.

Sofia mostra-se muito ansiosa a escolher a roupa que vai levar ao encontro com a mãe e Bruno acalma-a, prometendo ajudá-la mais tarde.

No dia seguinte, quando Sofia se prepara para sair com Bruno para o encontro com a mãe, Daniel surpreende-a e dia que também vai com ela.

Nuno quer voltar à colónia de férias mas Beatriz está renitente em permitir, mesmo com Marcelo a frisar que o filho já está melhor e pode voltar para junto dos amigos. Nuno insiste mas acaba por revelar que se aborreceu com Júlia e que já não quer saber dela. A sós com Marcelo, Beatriz comenta que ele tem menos um problema devido ao afastamento dos miúdos mas ele acaba por confessar que agora o problema é a queixa que Daniel quer fazer dele à Ordem dos Médicos por causa de Rosa. Beatriz dispara que bem o avisou e Marcelo fica amuado.

César telefona a Narcisa e conta-lhe que já falou com o amigo contabilista para acautelarem o futuro, caso Daniel e Rosa se divorciem.

Depois de mais uma conversa sedutora com César, Narcisa vai à igreja e reza ferverosamente. Nesse momento, Sofia espera com ansiedade que Ana Clara apareça mas a demora torna o momento muito de difícil de suportar e nem o ânimo que Daniel e Bruno tentam transmitir são suficientes para a acalmar. Já Narcisa, pede perdão a Deus e justifica porque é que não quer que Bruno fique junto com Sofia, indiciando que está a fazer tudo para que o filho que ela espera não nasça.

Depois de sair da igreja, Narcisa vai ao local em que Sofia combinou encontrar-se com Ana Clara e diz com ar muito pesaroso que lhe ligaram do Brasil a avisar que a mãe dela teve um acidente e está em estado muito grave. Sofia fica em choque com aquela notícia.

Episódio 101

Sofia fica muito transtornada depois de Narcisa lhe dar a notícia de que a mãe sofreu um acidente de automóvel e está hospitalizada em estado grave e de regresso a casa protesta com Daniel e Bruno que a tentam acalmar por causa da gravidez. Sofia pede ajuda ao pai para tentar localizar a mãe, desesperada por falar com ela. Daniel decide contactar um amigo que tem no Brasil, convencido de que ele poderá encontrar Ana Clara. Narcisa acompanha o desenrolar dos acontecimentos fingindo-se preocupada mas escondendo no fundo a sua satisfação por ter conseguido enervar Sofia mais uma vez, na esperança de que ela perca o bebé.

No meio do drama que está a viver, Sofia recebe uma chamada de Júlia que lhe pede para dizer ao pai que quer regressar a casa porque já não suporta mais continuar na colónia de férias, sem a sua amiga recente e sem Nuno com quem se zangou. Sofia tenta acalmá-la e vai falar com Daniel. Este dá-lhe conta de que já pediu ao amigo do Brasil para que tente localizar Ana Clara e a filha conta-lhe que Júlia está à espera de que ele a vá buscar. Daniel sai de casa com Narcisa a prometer que em conjunto com Bruno olhará pelo bem-estar de Sofia.

Maria e Moisés prosseguem a sua visita à Madeira. Ele insiste em regressar de barco ao continente e jura a pés juntos que nunca mais entra num avião. Só se acalma um pouco quando Nando o leva a provar o vinho de uma adega. Durante a conversa que travam, Nando espanta-se ao saber que Maria e Moisés trabalham na Floriz e conta-lhes que conhece muito bem as patroas, a quem já propôs uma parceria para abrirem um hostel com um café. Maria aconselha-o a ir ao continente reforçar a sua proposta e Nando reconhece que até é capaz de não ser má ideia, pois podia aproveitar para fazer uma visita a uma mulher muito interessante, cujo único problema é ser comprometida.

Hugo ajuda Rafael a concertar a torneira que Joana estragou e felicita-o por a ter conquistado. Rafael desfaz as dúvidas e afiança que são apenas amigos.

Lia fica excitada quando Joana lhe conta que Rafael a beijou, confessando que até gostou. Lia chama-lhe à atenção para a diferença de idades e fica despeitada quando a amiga conta que jantaram com Hugo e Gabriela, sentindo alguns ciúmes do ex-namorado. No entanto disfarça e conta a Joana que esteve a fazer novos poemas, oferecendo-se logo para declamar um.

Bruno reprova a atitude de Sofia que não descansa e insiste em tentar descobrir através da internet o paradeiro da mãe. Bruno faz sentir a sua preocupação com a gravidez de risco que ela está a viver. Narcisa apanha a conversa a meio e deixa escapar a intenção de Sofia em ir procurar a mãe no Brasil. Bruno fica muito irritado e discute com a namorada, para gaudio da mãe que no entanto disfarça o seu contentamento pelo desentendimento dos dois. Sofia fica muito agoniada e corre para a casa de banho. Rosa e Cármen regressam nesse momento a casa, estranhando o estado de Sofia. Cármen justifica que voltaram mais cedo do retiro porque Rosa recebeu uma mensagem de Júlia a pedir para a irem buscar à colónia de férias e ficou preocupada com a filha. Narcisa, sonsa, apressa-se a contar que a mãe de Sofia lhe telefonou e toda a tragédia que se desenrolou a seguir.

Episódio 102

Tiago fala com entusiasmo de um jovem judoca que o Aliança deve contratar e Piedade assume que ele se parece com o avô, que também vibrava com o clube. Tiago acaba por se dispersar ao ver fotografias de Sofia no seu telemóvel.

Rosa inteira-se do estado de saúde de Sofia e insiste que é melhor irem ao médico para se certificarem que os enjoos que ela sente são mesmo próprios da gravidez e se o bebé está bem. Narcisa desvaloriza o assunto mas Bruno e Cármen também pressionam Sofia para que vá ao hospital. Depois de muita insistência ela lã aceita fazer-lhes a vontade.

Artur, Renata e Samuel preparam-se para retirar todo o material da sala que servia de sede à agencia de emprego e ficam radiantes porque Rui se dispõe a permitir que façam na sua casa as entrevistas de emprego aos candidatos enquanto não arranjam um novo espaço. Artur fica muito agradecido e Renata beija o pai, reafirmando que gosta muito dele.

Nuno fica envergonhado quando Beatriz sugere que ele se zangou com Júlia por ter ciúmes dela e também saudades.

Júlia também chega a casa a dizer mal de Nuno e determinada a deixar as aulas de hip-hop que fazia com ele. Daniel pergunta por Sofia e fica surpreendido quando Narcisa o põe ao corrente de que a filha foi ao hospital com Rosa e Bruno por estar enjoada. Daniel vai depois ter com a mãe ao jardim de inverno e Cármen reconhece que a reaproximação de Sofia à mãe não lhe está a fazer nada bem e conta ao filho que ela está a pensar ir ao Brasil para descobrir Ana Clara. Daniel fica ainda mais angustiado, lamentando as voltas que a vida de todos deu num tão curto espaço de tempo. Cármen adverte-o carinhosamente de que ele também tem de olhar mais por si.

Rute regressa muito feliz da viagem que fez com Fialho e não se cansa de elogiar a César e Marcelo o cruzeiro no Douro. Entretanto, começa a preparar o jantar com os produtos regionais que trouxe da viagem, enquanto Fialho se refugia no escritório. Num momento a sós com Marcelo, César conta ao irmão que suspeita de que o pai tem uma amante. Entretanto, Fialho faz uma chamada furtiva para Piedade, convocando-a para se encontrarem à noite num hotel. Piedade resiste e insiste em que acabou tudo entre eles. Depois de desligar o telefone, Fialho vai ter com a mulher e os filhos e inventa como desculpa para não jantar que tem de ir ver um doente. Marcelo e César trocam um olhar de desconfiança, enquanto Rute, ainda inebriada pelos dias de férias que passou, desculpa o marido.

Na primeira oportunidade que tem, Narcisa faz-se de vítima e conta a Rosa que discutiu com Daniel e que nunca se sentiu tão ofendida na vida com as acusações que ele lhe fez de ser a responsável pelos problemas que eles estão a viver. Rosa suspira e pede-lhe que não de deixe afetar tanto pelas discussões com Daniel mas fica assustada depois de a irmã confessar que considerou a hipótese de se ir embora com Bruno daquela casa. Rosa suplica-lhe que não pense numa coisa dessas e Narcisa, cínica, afirma que nunca a deixará.

Fialho entra no quarto de hotel em que combinou encontrar-se com Piedade e espera por ela com impaciência. Tiago chega a casa e fica surpreendido por não encontrar a mãe para jantarem. Fialho ouve baterem à porta do quarto onde espera por Piedade e quando vai abrir, pensando que é ela, fica em estado de choque ao encarar César que lhe exige que confesse quem é a mulher com quem se vai encontrar.

Categorias
Resumos de Novelas

Comentários