Resumos de Novelas

A Única Mulher: resumo de 12 a 17 de Setembro

Episódio 480

Afonso anuncia que os exames não revelam qualquer problema e que tudo se tratou de um falso alarme. A sós, Norberto e Selma decidem manter o verdadeiro diagnóstico de um aneurisma inoperável em segredo.

Camacho volta a interrogar Daniela e esta diz não ter chegado a entrar em casa de Mara, na noite do atropelamento. Diz ter ido a um bar e garante que Bruno a viu lá. Contudo, Camacho faz uma chamada e Bruno nega ter estado lá, para esconder que esteve com Nonô. Camacho pressiona Daniela e ela começa a ficar desesperada.

Afonso encontra-se com Xavier e Luena e diz ter cumprido a sua parte do acordo. No entanto, Norberto decidiu manter o diagnóstico em segredo. Afonso sai e Luena e Xavier ficam furiosos, pois o objetivo era que Norberto revelasse o diagnóstico à família.

Soraia avisa Fiona ter ouvido Telmo e Nininho comentarem que precisavam de livrar-se de Gustavo. Fiona fica em pânico.

Gustavo apresenta-se ao chefe e admite que a arma que matou Joca pode ser sua, pois alguém a roubou. O chefe suspende-o e Gustavo vai para o bar afogar as mágoas. Depois, Telmo, Niniho e dois capangas aparecem com gorros na cabeça, dispostos a acabar com Gustavo. Fiona aparece, mete-se no meio deles com uma navalha e diz que a polícia já vem a caminho. Telmo, Nininho e os restantes vão embora.

Asdrúbal fica a saber o que aconteceu e está furioso por não terem acabado com Gustavo. Asdrúbal apressa Mitó a assinar os papéis, mas Bruno tenta impedir a mãe. No entanto, Mitó decide avançar.

Daniela vê o chão fugir-lhe e vai ter com Luís Miguel para se explicar sobre o que aconteceu na noite do atropelamento. Luís Miguel não acredita em nada.

Mara encontra Selma abalada e estranha. Norberto faz uma videochamada para a família de Bráulio e informa que vai dar-lhe emprego numa das empresas do grupo, para além de trazer a sua família para Lisboa. Bráulio fica agradecido.  Norberto pede a Mara que, de futuro, se dê bem com Selma e fica muito emocionado. Mara fica um pouco incomodada e estranha a emoção do pai.

Luena e Xavier estão preocupados por Norberto querer manter segredo acerca do aneurisma e não sabem o que fazer. Pilar encontra-se com eles e diz ter uma sugestão. Xavier parece concordar com Pilar, apesar das reticências de Luena.

Norberto recebe uma chamada de Luena, mas amansa assim que ouve Júnior. Decide ir visitar o filho e Mara estranha a saída repentina do pai.

Fiona pede a Gustavo para se encontrarem e ele acede. Encontram-se no estúdio sete e Fiona mostra-se arrependida por ter-lhe tirado a arma. Revela ter sido ameaçada e beija Gustavo, que a algema, assim que se aproximam. Fiona é levada pela polícia.

Norberto chega a casa de Rafaela e conversa com Júnior. Luena ouve a conversa dos dois e não consegue deixar de ficar comovida, começando a sentir-se dividida. Norberto sente uma tontura, mas disfarça.

Rafaela tenta convencer Luena a desistir da vingança, mas esta tenta parecer determinada.

Bruno conta à mãe que Asdrúbal foi preso por todos os seus negócios obscuros e avisa-a que será chamada, certamente. Mitó vai para o quarto, chora e deita-se na cama com o dinheiro de Asdrúbal. Mitó recorda-se de ter exigido poder movimentar a conta bancária da empresa.

Mara recebe uma chamada de Gustavo, que lhe conta que o carro de Tomé estava estacionado no momento do atropelamento de Luís Miguel.

Tomé chega a casa e fica surpreendido ao ver Caetana à sua espera. Caetana pergunta-lhe porque motivo é que atropelou Luís Miguel.

Tomé fica surpreso com a presença da mãe e Caetana diz-lhe que teve de forjar o vídeo que o ilibou. Tomé diz que não pode perder Mara, mas Caetana aconselha-o a afastar-se dela para não cometer outra loucura da qual não possa ser salvo.

Luís Miguel e Mara conversam sobre o que tem acontecido. Luís Miguel promete desculpar-se perante Tomé e Mara sente que tem de fazê-lo imediatamente.

Mara vai a casa de Tomé e Caetana aconselha o filho a não abrir a porta. Tomé abre e Caetana esconde-se Mara pede-lhe desculpa e os dois dão um abraço de consolação. Caetana teme pelo filho.

Episódio 481

Mitó chega a casa com sacos de compras e Bruno ouve a mãe entrar. Debaixo dos lençóis surgem as cabeças de Bruno e Nonô, com medo de serem apanhados.

Leila, Ramiro e Arsénio prearam-se para viajar para Lisboa. Norberto e Selma convocaram toda a família para um anuncio importante.

Em casa, Norberto comenta com Selma que quer viver intensamente o tempo que lhe resta. Os dois ficam emocionados.

Cidália telefona a Luena e conta-lhe que Norberto vai fazer um anúncio à família.

Mara comenta com Neuza o anuncio do pai e está triste por ter desconfiado que Tomé pudesse atropelar Luís Miguel. Tomé chega com um ramo de flores e conversa com Mara. Tomé aceita ir com Mara ao jantar de Norberto, mas não evita mais uma cena de ciúmes. Mara fica irritada com a atitude de Tomé e sente-se cada vez mais distante dele.  Camacho regressa a casa de Daniela e esta mantém a versão de que esteva no bar. Joana espreita a conversa, angustiada.

Pilar recebe Dulce que vem pedir-lhe mais dinheiro para se manter calada. Pilar tenta enxotá-la, mas cede quando Dulce (Rosa, afinal) diz que vai diretamente a casa de Jorge revelar que tem fingido ser sua irmã.

Joana vem da praia com Francisca e Yolanda e decidem passar em casa de Mitó para a criança apanhar as chaves de casa da mãe. Nonô abre a porta embrulhada num lençol, pensando ter chegado o almoço. Francisca fica chocada ao ver Nonô e Bruno despidos e sai dali furiosa.

Yolanda e Francisca vão deixar Joana a casa e deparam-se com um cenário de garrafas vazias, entre as quais Daniela dormia. Joana repreende a mãe e Daniela riposta.

Norberto é examinado por Afonso, que lhe diz que vai correr tudo bem. Afonso telefona a Xavier dizendo que a sua parte está feita. Por sua vez, Luena está aborrecida por não saber se Norberto anunciará a sua doença à família.

Rui tenta falar com Tomé sobre tudo o que se tem passado, mas o amigo sai dizendo que tem um jantar com Mara. Os dois encontram-se no corredor e Mara quer falar com ele, depois do jantar. Tomé recebe uma chamada de Caetana e esta diz ao filho para não ir com Mara, ameaçando entregá-lo à polícia. Tomé diz que a mãe está doente e sai para casa.

Todos se reúnem em casa de Norberto e Mara é a última a chegar. Norberto decide fazer um anúncio sobre o seu futuro e todos ficam expectantes.

Norberto anuncia o seu casamento com Selma e todos ficam satisfeitos, apesar de não ser surpresa. Contudo, Norberto informa que o casamento acontecerá com total comunhão de bens, o que deixa Mara muito triste e desiludida com o pai.

Leila comenta com Ramiro desconfiar que algo se esteja a passar para Norberto marcar o casamento com tanta pressa.

Já em casa, Norberto mostra os seus exames a Arsénio e revela ter um aneurisma inoperável. Arsénio fica triste e Norberto diz-lhe que Luena não pode beneficiar com a sua morte, razão pela qual casará com Selma com comunhão de bens.

Pilar comenta com Julieta a sua felicidade por ter-se livrado de Rosa. No entanto, recebe um telefonema de Jorge a pedir-lhe que vá lá a casa com urgência. Jorge faz o pedido depois de alguém ter aparecido à sua porta.

Francisca recorda ter visto Nonô e Bruno juntos e não consegue esconder a sua fúria e sai de casa, decidida.

Episódio 482

Bruno explica a Mitó o motivo para a presença de Nonô e esta diz-lhe que irá sofrer as consequências. Bruno vai ao bar falar com Nonô e percebe que Clara não o perdoará quando souber. Nonô despreza-o e deixa-o sozinho. Francisca chega e informa Nonô que sairá lá de casa no dia seguinte.

No escritório da Skanda, Luena revela a sua fúria pelo noivado de Norberto com Selma. É urgente que Norberto se suicide antes do casamento e Afonso tem de acelerar os sintomas deste, lembra Luena a Xavier.

Em casa, Tomé não consegue deixar de pensar em Mara e prepara-se para sair. Caetana tenta demover o filho, sem sucesso.

Mara desabafa com Luís Miguel sobre o casamento do pai e Tomé surge. O médico faz uma cena de ciúmes e Mara fica magoada com a sua reação.

Ao mesmo tempo, Caetana vê-se obrigada a chamar Afonso e a contar-lhe que foi o filho quem atropelou Luís Miguel. Afonso fica de falar com o filho.

Tomé está de cabeça perdida e vai para a garagem do irmão, onde fica a ver fotografias de Mara.

Pilar diz a Jorge que Dulce (Rosa) é vigarista e que tentará extorquir-lhe dinheiro. Jorge não acredita em nada e provoca Pilar, que sai furiosa. Luís Miguel e Jorge ficam satisfeitos por terem incomodado Pilar com a presença de Dulce (Rosa).

Pilar acorda mal-humorada, depois do que aconteceu em casa de Jorge. Descarrega a sua raiva em Julieta, mas estaca com uma chamada que recebe. Pilar vai para o hospital e fica sós com Rosa, que confronta a “irmã” com a pancada que levou na noite anterior. Pilar nega, mas Rosa promete continuar em casa do Sacramento e grita por ajuda. Jorge e Luís Miguel aparecem e Pilar disfarça.

Yolanda e Francisca comentam a possibilidade de Pilar ter encomendado o assalto a Dulce (Rosa). Nonô chama Francisca e revela saber tudo o que aconteceu com João Maria em Angola, ameaçando entregá-la à polícia, caso não faça o que quer. Nonô admite não ter sido violada e diz ter feito tudo por João Maria. Francisca leva um balde de água fria.

Concha está feliz pelo possível regresso de Clara. Bruno aparece e revela ter-se envolvido com Nonô, pelo que Clara nunca mais quererá vê-lo. Concha fica em choque.

Bruno vai ao estúdio sete desabafar com Santiago, mas este fica aborrecido e dá-lhe um soco. Henrique vem à procura de Bruno e dá-lhe outro soco, pela filha. Bruno percebe que meteu a apta na poça.

Xavier visita Afonso e diz-lhe precisar da sua ajuda, novamente.

Luena encontra-se com Norberto e tenta demovê-lo de casar-se com Selma, para que os filhos tenham acesso ao seu dinheiro. Luena chantageia-o, prometendo revelar o seu dossier clínico.

Luena deixa a ameaça e aconselha Norberto a casar com separação de bens. Norberto não se deixa intimidar e, quando Luena sai, comenta com Arsénio que não permitirá que ela ponha a mão no seu dinheiro.

Norberto vai para o hospital falar com Afonso, mas Mara interpela-o. Mara não entende as razões do casamento com comunhão de bens, mas Norberto não considera o assunto aberto a discussão.

Luís Miguel vem ao seu encontro e diz que Dulce (Rosa) sabe algo muito importante para ter-lhe telefonado no dia dos eu casamento.

Jorge fala com Pilar sobre a sua “irmã” e esta quase se descai ao chamar Rosa a Dulce. Jorge não desconfia.

Episódio 483

Nonô chega para falar com Francisca e as duas discutem. Francisca tenta expulsar Nonô, mas esta mostra vontade de mandar na vida dela. Ao longe, Santiago e Rafaela assistem à discussão, desconfiando da influência de Nonô sobre Francisca.

Norberto responsabiliza Afonso pela fuga de informação em relação à sua doença, mas o médico consegue livrar-se das acusações. Norberto sente-se mal e Afonso aconselha o reforço da medicação.

Caetana chega e mostra-se desiludida por Afonso ainda não ter falado com Tomé sobre Mara e o atropelamento de Luís Miguel. Afonso sai aborrecido. Caetana repara na ficha clínica de Norberto e estranha algo que vê.

Pilar entra no quarto de Dulce (Rosa) e estão lá Luís Miguel e Jorge. Um homem aponta para Pilar e admite ter batido em Dulce (Rosa) a seu mando. Todos ficam preocupados e Pilar é levada pelos seguranças para fora dali.

Leandro encontra-se com Norberto e revela ter ouvido uma conversa entre Luena e Rafaela. Leandro admite saber que Cidália conta tudo o que se passa em sua casa a Luena e Norberto agradece a informação, pedindo-lhe que mantenha Luena debaixo de olho.

Norberto fala com Selma sobre as exigências de Luena, mas adequa a conversa, assim que Cidália entra. Norberto revela que Cidália está a espiá-los, mas decide usar a empregada para passar a informação que quer a Luena.

Leandro ouve Rafaela e Luena à conversa. Fica aborrecido com o que ouve e exige saber o que está a passar-se, depois de perceber que falavam no suicídio de Norberto.

Caetana entra no gabinete de Afonso e compara a ressonância magnética de Norberto com a sua. As duas são iguais e Caetana fica perplexa.

Tomé prepara o jantar para si e para Mara, enquanto conversam sobre a sua relação. Mara diz precisar tempo para refletir, mas Tomé reage beijando-a à força. Mara fica perturbada e vai embora. Pouco depois, Tomé já está meio embriagado e Caetana chega, estranhando ver a mesa posta para dois. Tomé fala de Mara e Luís Miguel e Caetana decide não ficar a fazer conversa, pois o filho está alterado.

Bruno afoga as mágoas em álcool. Telmo e Nininho riem de algo que Soraia não acha graça. Pilar e Julieta entram à procura de bandido para contratar e fixam Telmo e Nininho. Luena vai ao hospital saber da decisão de Norberto. Luena chega e vê um fotógrafo e Selma à porta. Luena vê a entrada barrada, porque Norberto está a dar uma entrevista.

Norberto prepara-se para dar uma entrevista sobre a sua vida privada, mas Leandro interrompe-o. Leandro revela ter ouvido Rafaela e Luena falarem no seu suicídio. Norberto fica pensativo e agradece o aviso.

À porta, Luena e Selma estão preocupadas com a interrupção da entrevista, mas por motivos diferentes. Luena liga para Xavier e explica o que está a acontecer, temendo perder o controlo.

Norberto decide adiar a sua própria entrevista e Luena tenta ameaça-lo novamente, mas o empresário não se deixa intimidar.

Norberto conta a Arsénio a conversa que teve com Leandro e diz precisar de investigar algumas coisas. Ao lado, Pilar e Julieta fingem ler umas revistas, enquanto observam o que vai acontecendo. Dulce (Rosa) agradece a Yolanda tê-la levado a tratar os dentes e Soraia aproveita para meter um saco de marijuana na sua mala. Pilar e Julieta observam, satisfeitas.

Nonô volta a pressionar Francisca e, desta vez mostra-lhe uma foto de um rapaz. Nonô diz a Francisca que aquele será o seu próximo namorado.

Episódio 484

Neuza diz a Mara que não pode admitir aquele tratamento agressivo por parte de Tomé, mas a enfermeira sente-se culpada pela mudança de comportamento do médico. Norberto chega e convida a filha a ir à festa de noivado, mas Mara recusa. Norberto fica triste e pede a Neuza que tente convencê-la.

Luena chora de raiva por Norberto não ter cedido à chantagem e Rafaela aconselha-a a desistir da vingança. Xavier chega e traz consigo um novo plano para derrotar Norberto que passa por Afonso informar Norberto que o seu estado piorou.

Pilar põe os eu plano em andamento e telefona a Kizua dizendo que Dulce (Rosa) tem droga na mala. Kizua decide tirar aquilo a limpo e descobre a marijuana. Contudo, Kizua aproveita para fumar o que encontra e, em vez de incriminar Dulce, fica drogado. Iryna fica desiludida com o noivo e põe o casamento em risco.

Dulce percebe a intenção e telefona a Pilar, rindo-se dela. Pilar fica furiosa. Xavier deixa uma mensagem de voz a Afonso. O médico não atende e Xavier e Luena começam a ficar nervosos.

O diretor clínico está no gabinete a embebedar-se e ignora as chamadas. Caetana entra e pergunta-lhe o que fez com Norberto por causa das ressonâncias magnéticas. Afonso não responde e sai.

Neuza prepara-se para ir ao jantar de noivado de Norberto e Selma, mas Mara continua a recusar-se a ir.

Os Sacramento também estão de saída e Dulce (Rosa) telefona a alguém dizendo que já pode vir.

Todos começam a chegar ao restaurante e um dos empregados recebe uma chamada de Xavier, que lhe dá instruções.

Pilar e Julieta preparam-se para assaltar a casa dos Sacramento, de modo a incriminar Dulce (Rosa). Em paralelo, Dulce recebe um homem e indica-lhe o caminho para os quartos.

Mara recebe Tomé e este tenta desculpar-se. No entanto, o médico recusa dar-lhe espaço e reage mal, quando Mara lhe diz que deveriam separar-se por uns tempos.  Tomé exalta-se, agarra Mara e beija-a à força. Tenta levá-la para o quarto e Mara grita, tentando libertar-se.

Norberto faz um discurso, mas sente-se mal e perde os sentidos. Toos ficam preocupados.

Tomé tenta violar Mara que não consegue libertar-se do médico. Luís Miguel força a entrada, bate no Tomé e expulsa-o dali. Mara chora e procura consolo em Luís Miguel. Beijam-se e Kandimba fotografa o momento demonstrando estar satisfeito.

Pilar e Julieta estão em casa dos Sacramento e enchem sacos com as joias de Yolanda. Contudo, são apanhadas por Rosa e o homem que está consigo.

Henrique lembra-se de Clara ter-lhe dito que Concha não a tinha ido visitar e começa a desconfiar do seu paradeiro. Concha não atende o telemóvel e Henrique suspeita que ela esteja com Xico. Tenta saber alguma coisa através de Rosalina, mas esta está claramente do lado da patroa.

Norberto pede a Selma para ser visto por Quintela, apesar dela aconselhá-lo a ser examinado por outro médico. Depois, Norberto encarrega Arsénio de uma tarefa que ninguém pode saber.

Henrique procura por Afonso e entra no gabinete do médico. No chão está caída uma garrafa de whisky e Henrique telefona ao diretor clínico, mas este não atende.

Afonso acorda e vê Xavier ao seu lado, que lhe aponta uma arma. Xavier ordena-lhe que examine Norberto rapidamente.

Episódio 485

Luís Miguel chega a casa e vê Pilar e Julieta amarradas, vigiadas por Rosa. Depois, Jorge e Yolanda também chegam e Luís Miguel explica que as joias estão na mala de Pilar. Jorge decide não apresentar queixa, com a condição de nunca mais voltarem ali a casa. Rosa faz-se de vítima.

Mara e Neuza chegam à procura de Norberto. Também lá estão Leila, Ramiro, Francisca e Santiago. Todos entram no quarto e ficam chocados ao verem um padre ao lado de Norberto. No entanto, Norberto e Selma estão a casar-se. Todos estão felizes, menos Mara, que está desiludida.

Xavier e Luena estão satisfeitos, porque Afonso já está no hospital ao lado de Norberto. Não sabem que está a casar-se.

Bino e Isabel vão falar com a tia de Laranjinha e ficam surpreendidos por ver Jandira. A mãe de Laranjinha esta muito doente e a criança cuida dela.

Neuza e Arsénio ficam a saber do regresso de Jandira e resolvem não contar nada a Kandimba, por enquanto.

Luena revela a sua fúria a Rafaela, depois de ter recebido o registo de casamento de Norberto e Selma, com total comunhão de bens. Rafaela tenta demover Luena de continuar aquela vingança e Júnior fica assustado por ver a mãe tão exaltada.

Mara tenta perceber o que se passou com o pai, mas Afonso diz-lhe que Norberto está bem e já teve alta. Mara fica desconfiada e quer os exames para pedir uma segunda opinião, o que deixa Afonso muito nervoso.

Henrique chama-o ao gabinete e confronta-o com a garrafa que encontrou na sua sala. Afonso fica furioso e sai de rompante. Henrique fica preocupado e chama Jorge para discutirem o que fazer com o médico.

Nonô força Francisca a ir consigo às compras e depois diz-lhe que ira conhecer o seu novo namorado. Francisca fica aterrorizada. Mais tarde, as duas vão ao estúdio sete e Nonô mostra a Francisca a fotografia do seu “novo” namorado. Francisca fica furiosa e bate em Nonô, que fica a escrever no seu tablet que a vingança está a acontecer.

Luís Miguel percebe que tudo o que era valioso naquela casa foi levado, tirando as joias de Yolanda. Ninguém percebe e dizem que Pilar não poderia ter feito aquilo porque estava amarrada. Luís Miguel mostra uma carta que Rosa lhes deixou.

Leila recebe um telefonema de Xavier e Luena para se encontrar com eles na Skanda. O tema é Norberto, mas Ramiro não fica satisfeito que Leila vá ao encontro.

Tomé vai ter com mara e esta afasta-o, recusando as suas desculpas. Tomé diz que vai ajudá-la a ter acesso ao dossier clínico de Norberto e percebe que Mara vai ceder.

Tomé percebe que tocou num ponto fraco de Mara: Norberto e a sua desconfiança em Afonso. O médico revela que o pai é alcoólico desde o acidente de Tiago. Mara sente alguma pena de Afonso e começa a relativizar algumas coisas.

Leila decide encontrar-se com Xavier e Luena na Skanda. Os dois chantageiam Leila pedindo-lhe um favor em troca de manter secreto o seu passado nos Estados Unidos.

Luena liga os pontos e começa a perceber o envolvimento do irmão nos acontecimentos mais recentes; desde a morte de Bill, ao ácido que queimou Leila. Xavier não reage às acusações, revelando a sua sociopatia. Luena percebe que o irmão é capaz de tudo.

Tanto os Sacramento como Pilar leem a carta que Rosa lhes deixou. Na carta para os Sacramento, Rosa agradece a ajuda que lhe deram e confessa o roubo, mas diz preferir a rua. Pilar fica radiante com a notícia do desaparecimento de Rosa, mas Jorge aparece e mostra a sua fúria por ter sido enganado.

Afonso chega à Tiago e continua a beber. Surpreende-se ao ver Caetana, que lhe pergunta porque trocou as ressonâncias magnéticas de Norberto e porque é que alguém lhe apontou uma arma à cabeça. Afonso fica encurralado. Os dois discutem, Caetana empurra Afonso e o médico cai, batendo com a cabeça. Caetana fica em pânico ao ver Afonso inerte.

Norberto conta a Selma e Ramiro que Afonso está incontactável e que manterão o caso abafado para não prejudicar o Boa Esperança.

Categorias
Resumos de Novelas

Comentários