Resumos de Novelas

A Única Mulher: resumo de 19 a 24 de Setembro

Episódio 486

Mara e Neuza chegam à procura de Norberto. Também lá estão Leila, Ramiro, Francisca e Santiago. Todos entram no quarto e ficam chocados ao verem um padre ao lado de Norberto. Norberto e Selma estão a casar-se. Todos estão felizes, menos Mara que está desiludida.

Xavier e Luena estão satisfeitos, porque Afonso já está no hospital ao lado de Norberto mas não sabem que este está a casar-se.

Bino e Isabel vão falar com a tia de Laranjinha e ficam surpreendidos por ver Jandira. A mãe de Laranjinha esta muito doente e a criança cuida dela.

Neuza e Arsénio ficam a saber do regresso de Jandira e resolvem não contar nada a Kandimba, por enquanto.

Luena revela a sua fúria a Rafaela, depois de ter recebido o registo de casamento de Norberto e Selma, com total comunhão de bens. Rafaela tenta demover Luena de continuar aquela vingança e Júnior fica assustado por ver a mãe tão exaltada.

Mara tenta perceber o que se passou com o pai, mas Afonso diz-lhe que Norberto está bem e já teve alta. Mara fica desconfiada e quer os exames para pedir uma segunda opinião, o que deixa Afonso muito nervoso.

Henrique chama-o ao gabinete e confronta-o com a garrafa que encontrou na sua sala. Afonso fica furioso e sai de rompante. Henrique fica preocupado e chama Jorge para discutirem o que fazer com o médico.

Em casa dos Sacramento, Nonô força Francisca a ir consigo às compras e depois diz-lhe que ira conhecer o seu novo namorado. Francisca fica aterrorizada. Mais tarde, as duas vão ao estúdio sete e Nonô mostra a Francisca a fotografia do seu “novo” namorado. Francisca fica furiosa e bate em Nonô, que fica a escrever no seu tablet que a vingança está a acontecer.

Luís Miguel percebe que tudo o que era valioso naquela casa foi levado, tirando as joias de Yolanda. Ninguém percebe e dizem que Pilar não poderia ter feito aquilo porque estava amarrada. Luís Miguel mostra uma carta que Rosa lhes deixou.

Leila recebe um telefonema de Xavier e Luena para se encontrar com eles na Skanda. O tema é Norberto, mas Ramiro não fica satisfeito que Leila vá ao encontro.

Tomé vai ter com mara e esta afasta-o, recusando as suas desculpas. Tomé diz que vai ajudá-la a ter acesso ao dossier clínico de Norberto e percebe que Mara vai ceder. Tomé percebe que tocou num ponto fraco de Mara: Norberto e a sua desconfiança em Afonso. O médico revela que o pai é alcoólico desde o acidente de Tiago. Mara sente alguma pena de Afonso e começa a relativizar algumas coisas.

Leila decide encontrar-se com Xavier e Luena na Skanda. Os dois chantageiam Leila pedindo-lhe um favor em troca de manter secreto o seu passado nos Estados Unidos.

Luena liga os pontos e começa a perceber o envolvimento do irmão nos acontecimentos mais recentes; desde a morte de Bill, ao ácido que queimou Leila. Xavier não reage às acusações, revelando a sua sociopatia. Luena percebe que o irmão é capaz de tudo.

Na carta para os Sacramento, Rosa agradece a ajuda que lhe deram e confessa o roubo, mas diz preferir a rua. Pilar fica radiante com a notícia do desaparecimento de Rosa, mas Jorge aparece e mostra a sua fúria por ter sido enganado.

Afonso chega à Tiago e continua a beber. Surpreende-se ao ver Caetana, que lhe pergunta porque trocou as ressonâncias magnéticas de Norberto e porque é que alguém lhe apontou uma arma à cabeça. Afonso fica encurralado. Os dois discutem, Caetana empurra Afonso e o médico cai, batendo com a cabeça. Caetana fica em pânico ao ver Afonso inerte.

Em casa, Norberto conta a Selma e Ramiro que Afonso está incontactável e que manterão o caso abafado para não prejudicar o Boa Esperança.

Episódio 487

Leila chega a casa e diz a Norberto que Luena e Xavier querem encontrar-se com ele. Todos ficam alarmados, mas Norberto percebe que tem de ir por Leila.

Jandira conta como chegou de Amsterdão e explica a gravidade da sua doença a Bino e Isabel. Jandira pede-lhes que não contem anda a Laranjinha e que tragam Kandimba.

Falam com Neuza e esta promete falar com Mara e Luís Miguel. Neuza desabafa com Arsénio e os dois temem que Jandira possa não estar a dizer a verdade.

Luís Miguel e Mara conversam sobre o casamento de Norberto e o regime de bens. Os dois estão íntimos e Daniela chega completamente embriagada. Daniela faz um escândalo e Mitó vê-se obrigada a levá-la para casa. Joana já não aguenta o comportamento da mãe e mostra a sua revolta.

Rui acaba uma consulta e os pais irrompem pelo gabinete dentro. Dizem ter ficado em casa de uma rapariga simpática e falam na possibilidade de se conhecerem. Rui recusa ir jantar com eles a casa da tal rapariga e os pais ficam desiludidos.

Norberto vai à Skada e fica à espera de Luena e Xavier.

Ramiro e Leila estão ansiosos e este recebe uma mensagem de Arsénio garantindo que o escritório está cercado.

Yolanda e Jorge falam na substituição de Iryna e do desaparecimento de Dulce (Rosa). Tocam à porta, Yolanda vai abrir e fica admirada com o que vê.

Luís Miguel e Mara chegam da taparia, ainda perturbados com o escândalo que Daniela lhes proporcionou. Neuza vem ao seu encontro e revela o grave estado de saúde de Jandira. Luís Miguel decide levar Kandimba a Angola e convida Mara a acompanhá-los. Mara fica agradavelmente surpreendida.

Daniela encontra um bilhete da filha e fica nervosa. Joana já está em casa dos Sacramento e diz que vai morar ali, em casa do pai. Todos ficam surpreendidos e Jorge fica preocupado quando Joana diz que Daniela é uma bêbeda.

Luena exige a Norberto a anulação do seu casamento com Selma e um testamento que deixe um terço do seu património a Júnior. Norberto fica entre a espada e a parede, pois Luena mostra-lhe provas de que os roubos de Leila serviam para financiar organizações terroristas.

Luís Miguel chega a casa e diz a Joana que pode viver ali. Daniela chega com Mitó e começa uma gritaria com todos, inclusivamente Joana. Daniela relembra Luís Miguel da batalha jurídica pela filha, mas Joana não está disposta a voltar com a mãe. Jorge recebe um telefonema de Henrique e sai, sem dizer onde vai.

Pilar parece determinada a reconquistar o filho, depois de Rosa ter ido embora. Jorge vem ao seu encontro e confronta-o com um teste de ADN que prova que Rosa não é sua irmã. Pilar não cede, Jorge fica mais agressivo, mas Julieta salva a patroa estruindo um vaso na cabeça do patriarca Sacramento.

Norberto chega a casa e todos esperam por novidades. Norberto fala a sós com Selma e explica o que aconteceu na Skanda. Selma percebe que Luena quer controlar o património de Norberto através dos filhos. Norberto tem de fazer aquilo pela filha.

Luena regozija-se do ultimato que deixou a Norberto, mas Rafaela fica chocada com a frieza da amiga. Luena não gosta da conversa e sai para o quarto, onde Júnior ensina o pai a dizer “pai Norberto”. Leandro confronta Rafaela e diz saber que Luena e Xavier estão a preparar algo contra Norberto. O enfermeiro não gosta que Rafaela proteja a amiga, quando esta pode vir a fazer algo muito grave.

Episódio 488

Jorge acorda em casa de Pilar e Julieta tenta socorrê-lo, mas ele vai embora irritado. Julieta telefona a Pilar dizendo que já pode voltar para casa. Pilar pede-lhe que traga passaportes falsos e roupa. Jorge revela a todos que Rosa não é irmão de Pilar e que a verdadeira deve estar escondida. Luís Miguel prepara-se para ir a Angola.

Na garagem de Tiago, Caetana olha para o corpo de Afonso e nãos abe o que fazer. O telefone toca e é Tomé, mas Caetana não atende. O filho deixa uma mensagem a dizer que não consegue falar com o pai.

Rui está com os pais em casa de Mitó, mas não sabe que aquela casa é dela. Bruno chega e estranha ver tanta gente. Rui fica a saber que aquela casa é de Mitó e vai embora, zangado. Encontra-se com Leandro no bar e os dois desabafam, sobre bebidas.

Julieta vai ter com Pilar ao bar e traz consigo o que a patroa lhe pediu. Julieta pergunta para onde vão.

Mitó está triste por Rui ter ido embora e tê-la tratado mal. Pede a Daniela que vá ao bar falar com ele, mas a amiga fica indecisa.

Em casa dos Sacramento, Francisca diz a Jorge e Yolanda não saber onde está Joana. Todos ficam preocupados.

Joana conseguiu entrar em casa da mãe e acede a uns documentos desta.

Mitó volta a casa e ouve os pais de Rui falarem mal dela e dizendo que o filho não está interessado. Falam, ainda, na urgência de encontrar uma noiva para o filho, já que eles acabaram de perder a casa. Nenhum deles tem coragem de pedir ajuda a Rui.

Daniela vai ao bar, mas Rui já lá não está. Vê Bruno com Nonô e confronta-o, por ter dado um falso depoimento acerca da noite do atropelamento de Luís Miguel. Bruno fica nervoso e promete contar a verdade à polícia. Só queria que ninguém soubesse que estava com Nonô.  Daniela obriga Bruno a ir com ela a casa dos Sacramento contar tudo a Luís Miguel. Luís Miguel não está interessado em ouvir aquilo e Daniela sai irritada. Joana aparece e diz ter estado sempre em casa, o que deixa todos surpreendidos.

Soraia desconfia do trabalho de Telmo e segue-o. Telmo vai ter com Nininho ao bar e Soraia confronta-o. Telmo vê-se obrigado a admitir que não tem emprego e Soraia sai, desiludida.

Luís Miguel e Kandimba preparam-se para partir e Joana pede para ir com eles. A rapariga precisa da autorização de Daniela para sair do país, mas Joana mostra uma folha assinada pela mãe e Luís Miguel deixa-a ir.

Jorge e Henrique não conseguem contactar Afonso e começam a decidir quem será o novo diretor clínico. Benedita é chamada à administração e perguntam-lhe a sua opinião acerca de outro médico mais velho. Benedita procura falhas no colega e sai dali frustrada; pensava que ir ser nomeada.

Tomé não consegue falar com o pai e vai à casa de férias à sua procura. O carro está parado a porta, mas Afonso não está lá dentro.

Francisca e Santiago discutem por causa de Bruno e Nonô. Rafaela vê-se obrigada a chamar-lhes à atenção. Santiago recebe uma mensagem e fica transtornado com o que vê.

Daniela convoca Camacho e obriga Bruno a confirmar o seu alibi na noite do atropelamento. Camacho fica determinado em apanhar Tomé, caso tenha sido este a cometer o crime.

Luís Miguel começa a ficar preocupado com o atraso de Mara e esta não diz nada. Mara está com o pai e chora no seu colo, depois de ter ficado a saber do aneurisma através de Leandro. Norberto insiste que a filha vá com Luís Miguel a Angola.

Caetana regressa à garagem e encontra Tomé, que pergunta por Afonso. Caetana mente e diz que não o vê há algum tempo. Há uma mancha de sangue no local da queda de Afonso, mas Tomé não se apercebe e vai à procura do pai.

Episódio 489

Pilar e Julieta chegam a Angola. Pilar diz que Dulce esteve presa e que agora foi libertada. Esperança chega ao seu encontro e diz que Dulce tem um protegido que trabalha naquele hotel. Pilar promete pagar o combinado, assim que tiver as pedras consigo. Pilar recorda o seu passado de tráfico de diamantes com Jorge e o momento em que Dulce foi levada pela polícia.

Pilar revela que Dulce contou a Luís Miguel o motivo da sua prisão e a responsabilidade da irmã nisso. Daí ser tão importante que Luís Miguel não se lembre do telefonema. Julieta fica boquiaberta quando Pilar fala no valor dos diamantes.

Jorge e Henrique comentam que Pilar deve ter viajado com a empregada e que Concha pode estar nalgum sítio com Xico. Caetana chega e diz ter recebido uma mensagem estranha de Afonso. Teme que se tenha suicidado.

Ao mesmo tempo, Norberto vai à Skanda e entrega a Luena o papel da anulação do casamento e o seu testamento. Luena fica satisfeita. Depois, Xavier chega e diz que não consegue encontrar Afonso, o que deixa os dois preocupados.

Norberto percebe que o plano de Luena é simular o seu suicídio e combina reforçar a segurança com Arsénio.

Leandro confronta Rafaela e diz saber qual é o plano de Luena e Xavier. Rafaela fica comprometida, mas Leandro não admite que ela compactue com os crimes da amiga.

Na taparia, Ramiro e Leila festejam o fato de Norberto ter voltado a proteger a filha. Santiago chega e mostra-lhes a fotografia que recebeu no telemóvel. Na fotografia estão Francisca e Duarte, o rapaz que Nonô empurrou para a “amiga”. Daniela conversa com Mitó e está angustiada por Joana não lhe atender o telefone. Mitó liga para Yolanda e fica surpreendida ao saber que Joana foi para Luanda com Luís Miguel. Daniela é surpreendida e não fica satisfeita.

Mara, Luís Miguel, Kandimba e Joana chegam a Luanda e são recebidos por Bino e Isabel. Estes dois dizem que Jandira pode morrer a qualquer momento, mas Luís Miguel e Mara combinam contar a Kandimba que a mãe está doente, mas não com gravidade.

Daniela entra furiosa pela casa do Sacramento dentro, mas fica estupefacta quando lhe dizem que Joana tinha uma autorização assinada. Joana nega ter assinado o que quer que seja, mas Jorge aconselha-a a ter calma, se não quer perder a filha. Norberto janta com a família, mas é interrompido por Arsénio que lhe mostra uma notícia recente. A notícia revela o aneurisma de Norberto e Leila e Ramiro ficam chocados. Leila fica muito aflita e Norberto acalma-a, comovido. Luena e Xavier regozijam-se por terem conseguido um plano alternativo, agora que Afonso está desaparecido.

Santiago confronta Francisca com a sua fotografia com Duarte, mas a Sacramento nega estar envolvida com o rapaz. Francisca evita o confronto e sai, deixando Santiago exasperado. Telmo chega a casa e depara-se com um bilhete de despedida de Soraia, que não admite mais mentiras do namorado. Telmo pensa que Soraia mudará de ideias em breve e tenta relativizar.

Kandimba e Joana tomam o pequeno-almoço e Luís Miguel fica comovido ao ver o lado maternal de Mara. Bino e Isabel comentam a proximidade de Luís Miguel e Mara, desconfiando que não deixaram de estar apaixonados.

Henrique fica a saber do aneurisma de Norberto através das noticias. Benedita entra nos eu gabinete e tenta seduzir Henrique, mas ele está consternado com o estado de Norberto.Norberto vai ter com Luena e está furioso por esta não ter cumprido o acordo que tinham. Leandro ouve gritos e intervém; Norberto pede-lhe ajuda. Tomé volta à casa de férias da família e vê que o carro do pai continua estacionado à porta. O médico entra e fica inquieto ao ver uma mancha de sangue no chão.

Pilar e Julieta saem para procurar Dulce, mas ficam em pânico ao verem Luís Miguel.

Pilar e Julieta chegam ao musseque disfarçadas, temendo serem reconhecidas. As duas veem Mara, Luís Miguel, Kandimba e Joana ao fundo e fogem para o hotel. Pilar desconfia que Luís Miguel tenha ido a Angola atrás de Dulce.

Jandira recebe as visitas e fica radiante ao ver Kandimba, que lhe traz um presente. Todos ficam comovidos. Depois, Mara, Luís Miguel e Joana vão ao resort e mostram-se abalados com o estado de Jandira. Isabel promete tomar conta de Laranjinha quando a mãe morrer.

Norberto combina com Arsénio uma forma de provar que Luena está a tentar fingir o seu suicídio. Cidália entra e Norberto aproveita para lançar o isco, dizendo que vai encontrar-se com alguém num determinado local. Cidália faz logo um telefonema para Xavier, assim que Norberto sai.

Episódio 490

Leandro pede ajuda a Rui e pede-lhe que encontre um neurologista para analisar uma ressonância magnética. Rui promete ajudá-lo, mas fica intrigado com o pedido.

Henrique vê Xico Alegria e este diz-lhe ter estado de férias num parque naturista. Henrique fica furioso, pois desconfia que Mitó tenha ido com ele. Henrique vai desabafar com Jorge, mas este conta-lhe que Afonso foi encontrado morto na sua casa de férias.

Camacho dá a notícia a Caetana, que se mostra muito abalada.

Também Laura faz o mesmo, mas com Tomé. O médico fica em pânico e a inspetora fala na possibilidade de homicídio.

Jorge chega a casa devastado com a notícia da morte de Afonso, mas Yolanda diz-lhe para se preparar para outra má notícia. Francisca faz as malas para viajar, enquanto Nonô a observa em regozijo. Nonô ameaça fazer mal a Santiago, caso ela não cumpra. Francisca diz à família que vai ter com Clara, mas Jorge e Yolanda estranham aquela decisão repentina. Pilar recebe Moisés no quarto e tenta comprá-lo para saber o paradeiro de Dulce. Moisés recusa o maço de notas e sai, leal à “madrinha”. Pilar não fica surpreendida e aproveita para seguir o rapaz. Moisés encontra-se com Dulce, que está em casa de Jandira, e Pilar espreita-os.

Bino incentiva Luís Miguel a lutar por Mara e a deixar as coisas esclarecidas com Daniela. Isabel faz o mesmo por Mara e aconselha-a a viver com intensidade, sem medos.

Santiago chega a casa e fica furioso ao saber da partida de Francisca. Santiago revela a todos a fotografia de Francisca com Duarte e acusa-a de tê-lo traído. Jorge tem dificuldade em aceitar que a filha tenha feito aquilo.

Camacho e Laura comparam depoimentos e o primeiro revela que Caetana ouviu o nome “Luana” num telefonema de Afonso. Os dois percebem que Luena pode ser responsável pela morte do neurologista.

Leandro confronta Rafaela com o resultado da ressonância magnética. Sabe que Luena planeia fingir o suicídio de Norberto e que o relatório clínico é o de Caetana, para que o empresário pense estar a morrer. Rafaela está encurralada e chora.

Norberto já está no local onde disse que estaria e um atirador furtivo observa-o, enviado por Xavier. Norberto está com Arsénio e ouve-se um tiro. O atirador furtivo cai para o lado ferido e os dois avança na sua direção.

Xavier e Luena começam a ficar preocupados com a falta de notícias por parte doa tirador. Camacho e Laura aparecem e dizem que Luena estaria a chantagear Afonso, que acaba de ser encontrado morto. Luena fica sem palavras e Xavier tenta defendê-la.

Jandira diz a Dulce que vai buscar os filhos ao centro comunitário e sai. Ouve-se alguém bater à porta, Dulce abre e fica em choque ao ver Pilar.

Luena e Xavier tentam ganhar tempo e a primeira finge telefonar ao advogado para empatar os inspetores. Luena liga a Rafaela pedindo-lhe que tome conta dos seus filhos. Xavier aproveita para chamar reforços e dois capangas surgem e atacam Camacho e Laura. Xavier e Luena aproveitam para fugir.

Leandro apercebe-se da conversa de Rafaela com Luena e decide contar a verdade toda a Norberto.

Norberto e Arsénio tentam que o atirador diga quem o mandou, mas este acaba por morrer sem dizer nada.

Pilar e Dulce conversam sobre o seu passado e a primeira tenta perceber onde a irmã escondeu os diamantes. Dulce não quer revelar, mas sob ameaça, acaba por apontar para o centro comunitário. Pilar fica furiosa ao perceber que Dulce tinha enterrado os diamantes naquele local onde agora construíram o centro. Pilar tenta estrangular Dulce, mas Moisés separa-as.

Leandro cumpre a promessa que fez a Rafaela e conta todo plano de Luena e Xavier a Norberto. O empresário é surpreendido, apesar de ficar aliviado com o falso diagnóstico de Afonso. Depois, Camacho chega, confirma tudo e explica que Afonso foi assassinado, possivelmente por Luena.

Mara e Luís Miguel continuam em Luanda e a enfermeira esmera-se para jantar com o marido. Luís Miguel fica deslumbrado ao ver Mara e a tensão sexual entre os dois é cada vez maior.

Categorias
Resumos de Novelas

Comentários