Resumos de Novelas

A Impostora: resumo de 26 de Setembro a 1 de Outubro

Episódio 16

Diana não estava à espera da pergunta direta de Rodrigo e reage com agressividade. Dinis aparece nesse momento e percebe que estão a falar dele.

Rodrigo inventa uma desculpa sobre o teor da conversa e dá um grande abraço a Dinis. Diana chora de emoção e Rodrigo, ao olhar para ela, confirma a sua suspeita…

O médico diz a Verónica que tomou a decisão certa e que a fundação tem condições únicas para ajudar Jaiminho.

Diana e Rodrigo têm uma conversa em que esclarecem tudo o que aconteceu no passado e percebem que foi Frederico quem os separou.

Rodrigo quer contar a verdade a Dinis, mas Diana acha que os filhos já sofreram demais, com a morte de Frederico, e proíbe-o de o fazer.

O padre Francisco e Muzima vão a casa despedir-se de Verónica e Jaiminho. Enquanto os meninos brincam, Verónica desabafa com o padre que tem medo que já não seja possível combater a doença de Jaiminho. O padre diz-lhe para ter fé.

Luísa observa a decoração da sala, vestindo apenas uma camisa muito curta. Samuel entra e aprecia o que vê, mas disfarça e pede-lhe para se vestir.

Rodrigo vai buscar Guta à faculdade. A filha, que está na companhia de Dinis, fica radiante quando o vê. Rodrigo tem um mau pressentimento ao ver os filhos juntos.

Guta está entusiasmada por ter ali o pai. Pergunta-lhe se podem dar boleia a Rodrigo concorda, um pouco constrangido.

Lígia diz que uma vez que ficou provado que Frederico era um monstro, o que Diana agora tem de fazer é andar para a frente.

19A. Gustavo está na fronteira com os refugiados que tentam deitar um portão abaixo. Um soldado faz um aviso. Gustavo pergunta a um colega fotojornalista o que é que o homem está a dizer e o colega explica que ele está a dizer que a fronteira está fechada e vão atirar a matar.

Samuel dá ordens a Daniel para ir buscar Liu Cheng ao aeroporto e levá-lo para Bilene. Daniel estranha o lugar da reunião ser tão longe, mas Samuel diz que não vai estar lá. O assunto do chinês será resolvido durante o caminho. Ele, Daniel, só tem de ficar quieto.

Dinis despede-se de Guta e Rodrigo e encaminha-se para casa. Diana quer saber o que é que o tio lhe disse e Dinis explica que o tio só lhe deu boleia.

Daniel pede a Samuel que arranje outra pessoa para acompanhar o chinês, mas Samuel diz que agora que Frederico morreu tem de ser ele a ajudá-lo.

Verónica sente alguma nostalgia ao deixar a casa onde morou todos estes anos.

Os habitantes vêm despedir-se dos dois. Entre eles está Adelaide, Paulinho, Salomé, Muzima e o Padre Francisco.

Liu Cheng estranha o caminho, que não lhe parece o mesmo da vez anterior e acha que Daniel está assustado com alguma coisa. Um pneu estoura e Daniel é obrigado a parar o carro.

Daniel troca o pneu do carro, Liu Cheng é morto com um tiro na cabeça.

Carlos e Luísa estão a namorar no sofá quando Gonçalo aparece para falar com ela. Luísa pede a Carlos que a deixe conversar com o marido ali em casa.

Luísa é muito desagradável com Gonçalo e diz-lhe que fez o que fez porque não suporta falhados. Gonçalo diz-lhe que, quando ela menos esperar, ele vai provar-lhe que não é falhado nenhum.

Yara está satisfeita por o assunto do chinês estar resolvido e diz a Samuel que agora só falta livrar-se da golpista que tem dentro de casa: Luísa.

Luísa diz a Carlos que Gonçalo lhe chamou nomes horríveis. Quando Carlos tenta falar sobre o que se está a passar entre eles os dois, Luísa começa a beijá-lo para o fazer deixar o assunto.

Diana abre a porta e dá de caras com Rodrigo, que lhe diz que veio contar a verdade ao filho. Para em frente à casa um táxi onde estão Verónica e Jaiminho.

Episódio 17

Verónica e Jaiminho observam de longe Diana, que discute à porta de casa com Rodrigo. Verónica pergunta a Jaiminho se sabe quem é aquela mulher e ele diz que é a outra mulher do seu pai. Verónica fica satisfeita e diz ao taxista que pode seguir.

Na sala, Diana e Rodrigo discutem por causa de Dinis. Beatriz aparece e pergunta a Rodrigo se tem notícias de Frederico. Rodrigo fica atordoado com a pergunta.

Beatriz conta que colocou um anúncio na Internet para tentar encontrar o pai. Diana diz-lhe que tem de tirar aquilo imediatamente.

Dinis conta a Guta que o pai tinha outra mulher, o que deixa Guta pasmada.

Verónica e Jaiminho chegam ao pé do prédio de Jacinto e Lucrécia. Ao vê-los, Valentim diz a Joaquim António que se prepare para ficar sem quarto…

Diana quer que Beatriz vá um psicólogo, mas a filha recusa. Rodrigo pergunta a Diana o que é que se passa com Beatriz e ela diz que tem estado a tentar explicar-lhe que ali em casa está tudo um caos. Ele não pode falar com Dinis!

Lucrécia abraça emocionada Verónica e Jaiminho e insiste para eles se instalarem lá em casa. Lázaro oferece-se para dormir na sala.

Guta tenta consolar Dinis, que está confuso e triste com a história de o pai ter outra mulher. Guta abraça-o e os dois ficam muito próximos. Dinis aproxima os seus lábios dos de Guta. Diana chora por não estar a conseguir ajudar a filha.

Guta afasta-se de Dinis, zangada, e diz-lhe que não quer que ele volte a tentar beijá-la. Dinis confessa que gosta dela, mas ela diz que tem um namorado, Lázaro, e gosta dele. Dinis refere-se a Lázaro de uma maneira pouco própria e Guta fica furiosa com ele.

Bruno está reunido com Carolina quando Felipa os interrompe, trazendo os esboços da nova coleção.

Gustavo fotografa um bairro destruído por bombardeamentos.

Carolina gosta dos desenhos mas não resiste em trazer a vida privada para a conversa e em dizer a Felipa que Gustavo prefere o trabalho a ela. As duas trocam insultos e acabam por discutir. Jacinto aparece em casa de Lucrécia para ver a filha, mas Verónica hesita em abraçá-lo.

Valentim, Joaquim António, Vanessa e Edmundo conversam sobre a chegada de Vitória.

Lucrécia tenta expulsar Jacinto de casa. Este diz a Vitória que é um homem mudado, mas Verónica não consegue esquecer todas as vezes em que ele bateu à mãe. Jacinto estranha a reação da filha e diz que se não soubesse que Verónica morreu, diria que ela é Verónica e não Vitória. Jaiminho vem do quarto e ao saber que aquele homem é seu avô, abraça-o. Jaime conversa com Jacinto e pede-lhe que agora que estão juntos o avô o venha ver muitas vezes.

Perturbado com o encontro com Verónica, Jacinto coloca aguardente no café. Edmundo chama-lhe a atenção, mas ele diz que é só por hoje.

Salomé procura o padre Francisco, preocupada, por causa do novo projeto de saneamento da MZ.

Samuel tenta convencer Carlos a meter Luísa num avião para Portugal, mas o filho não quer que ele se intrometa na sua vida. Carlos sabe que Luísa só está interessada no dinheiro da família mas, mesmo assim, quer ser ele a lidar com a questão.

Luísa aparece de biquíni ao pequeno-almoço e Samuel diz-lhe que já lhe tinha pedido para andar vestida. Luísa pede desculpa e sai para o quarto.

Marta está maldisposta. Afonso e Miss Ann reparam e metem-se com ela, mas Marta não está para conversas.

Luísa fala ao telefone com a mãe, dizendo que trocou o cavalo lusitano por um africano. Diz isto sem se aperceber que Samuel está a ouvir a conversa.

Lázaro dá um murro a Dinis, para ele aprender a não se meter com as namoradas dos outros. Guta e Dinis ficam atónitos com a atitude dele.

Diana e Lígia conversam sobre o trabalho e sobre Ibrahim.

Rodrigo encontra-se com Verónica e esta diz-lhe que vai contar tudo o que sabe sobre o filho dele, mas não sabe se ele vai gostar do que ela lhe vai dizer…

Episódio 18

Verónica conta a Rodrigo que Frederico lhe disse que se aliou a uma Carolina para o separar de Diana.

A discussão entre Dinis e Lázaro prossegue e Guta toma o partido do namorado, zangando-se com o primo. Luísa tenta dar a volta a Samuel, mas não consegue. Samuel diz-lhe que sabe que ela não gosta de Carlos e só está interessada no dinheiro deles, mas ali em casa quem controla o dinheiro é ele, Samuel.  Gonçalo desabafa com Guigui e Sofia. Ao mesmo tempo que tenta tapar o rasgão do sofá, Guigui justifica o comportamento de Luísa com o facto de Gonçalo lhe ter mentido em relação ao despedimento. Gonçalo fica pasmado com a sogra. Rodrigo percebe que foi sempre manipulado pelo irmão. Num desabafo, Verónica diz que Frederico não prestava. Surpreendido, Rodrigo pergunta-lhe como é que então foi capaz de estar casada com ele tantos anos?

Verónica explica a Rodrigo que o amor torna as pessoas imbecis e foi o que lhe aconteceu a ela.

Lucrécia dá uma sandes de carne assada a Jaiminho e ele conta que a tia Verónica fazia uma carne muito boa, mas que agora a mãe está a cozinhar melhor. Lucrécia tenta tirar nabos da púcara em relação a outras coisas em que Vitória agora está diferente.

Lígia e Diana estão a conversar sobre Beatriz quando Isaura vem ter com Diana e diz que Beatriz não dá acordo de si. Diana tenta despertar Beatriz e pede a Lígia para chamar uma ambulância. Lígia encontra uma lamela de comprimidos naturais no chão e Diana diz a Isaura que Beatriz está só a dormir, foi só um susto.

Verónica diz a Rodrigo que gostava que o filho tivesse contacto com os irmãos, mas Rodrigo diz-lhe que Diana não vai permitir isso. Verónica dá conselhos a Rodrigo sobre Dinis e despede-se dando-lhe um beijo muito perto da boca, o que o deixa incomodado.

Luísa e Carlos estão na cama, depois de terem feito amor. Ela tenta convencê-lo de que não é uma golpista mas Carlos é muito claro com ela e diz-lhe que não está interessado em ter um relacionamento sério.

Samuel pergunta a Yara quando é que chega o engenheiro da obra nova e fala na necessidade de começarem a negociar os terrenos com os moradores do Ximbengo. Yara diz que os terrenos são deles, por isso os moradores vão ter de sair e pronto.

Salomé, o padre a Paulinho conversam sobre as plantas do projeto do Ximbengo que Salomé arranjou. Salomé acha que tem de haver ali um erro…

Lázaro chega com Guta e Lucrécia pede para falar a sós com ele. Enquanto os dois se ausentam, Guta trava conversa com Jaiminho e percebe de repente que ele é irmão de Beatriz e Dinis. Verónica é brusca com Jacinto e ele fica muito abalado. Edmundo diz ao amigo que ele está a precisar de beber alguma coisa e leva-o com ele. Lucrécia aconselha o filho a afastar-se de Guta e a arranjar outra namorada para não sofrer, pois ela é de uma família com dinheiro e essas pessoas não se misturam com quem não tem nada, como eles. Jaiminho percebe que Guta é sua prima e pede que ela o leve a conhecer os irmãos. Verónica chega nesse momento e fica surpreendida, pois não sabe quem é Guta. Verónica diz que ele não vai a lado nenhum e ele pergunta-lhe porque é que teve, então, de decorar aquelas coisas todas. Guta fica admirada com a conversa.

Jaiminho tenta remediar a conversa perante o ar tenso de Verónica. Quando Guta trata Jaime por priminho, Verónica tenta perceber quem ela é. Celso e Íris beberam demais. Ele beija-a, mas ela trava o beijo.

Dinis conta à mãe o que se passou e admite estar apaixonado por Guta. Diana fica transtornada com a revelação, pois ele e Guta são irmãos. Rodrigo entra pelo gabinete de Carolina adentro a pedir explicações sobre o passado, sobre a noite que passaram juntos e que deu origem ao nascimento de Guta. Lucrécia diz a Verónica que sabe perfeitamente que ela é Verónica e pergunta-lhe porque é que ela está a fazer-se passar pela irmã.

Episódio 19

Verónica começa por negar ser Verónica mas depois explode e confirma à tia que é mesmo Verónica. Lucrécia pergunta-lhe porque é que está a fazer aquilo.

Carolina reage mal à conversa de Rodrigo e questiona-o sobre que motivos ela teria para armar um esquema para o separar de Diana. Rodrigo pergunta-lhe se ela gostava dele.

Diana fica nervosíssima por causa da paixão que o filho sente com Guta e pede-lhe para esquecer a prima e olhar para outras raparigas.

Carolina está muito zangada com as suposições de Rodrigo e os dois discutem. Verónica conta toda a verdade à tia. A tia diz-lhe que ela não tem a certeza que Frederico tenha sido o violador de Vitória. Rodrigo admite não ter sido um bom pai para Guta mas está determinado a recuperar o tempo perdido e pede autorização para a levar a jantar e sair com ela. Carolina recomenda-lhe que não quebre as regras da residencial católica onde a filha está hospedada em Lisboa. Quando Rodrigo sai, Carolina liga para a residencial e pede para falar com a filha.

Lázaro está triste e Guta percebe. Ela pergunta-lhe o que se passa e ele conta que Lucrécia pediu-lhe para desistir dela.

Guta não quer esconder a sua relação com Lázaro de ninguém, mas depois de ouvir os argumentos do namorado, acaba por aceitar. Lázaro tem medo que os tentem separar.

Verónica diz à tia que só está preocupada em salvar Jaiminho e pergunta a Lucrécia se ela não lutaria contra o mundo se com isso pudesse salvar Lázaro, ela ou Vitória.

Daniel vem a sair da empresa quando Salomé o chama e pede para conversar com ele fora da MZ. Salomé pergunta a Daniel se ele está a par de algum projeto que envolva os terrenos do Ximbengo.

Ao perceber que Adelaide está a falar de negócios ao telefone, o padre comenta que já as conhece há tanto tempo, mas não sabe o que fazem. Paulinho mete-se na conversa e diz que é serviços ao domicílio. Segundo o mecânico, as duas ajudam a tratar de velhinhos.

Daniel diz que não está na área da construção na MZ, mas aconselha-a a esquecer o assunto e não enfrentar Samuel e Yara. Salomé fica revoltada com a sugestão.

Daniel surpreende-se ao perceber que a sua ex-colega da Mz, Patrícia, é a acompanhante que Samuel contratou para ir de férias com ele para o resort.

O encontro de Patrícia e Daniel não começa bem, pois ele tem dificuldade em passar por cima do facto de já a conhecer.

Luísa convida Samuel para sair com ela e Carlos, o que deixa Samuel surpreendido.

Carlos e Samuel acabam por discutir por causa de Luísa. Os jovens saem e Samuel fica muito irritado.

Salomé conta ao padre Francisco a conversa que teve com Daniel. O padre fica apreensivo. Patrícia e Daniel bebem uma bebida na discoteca. Carlos entra com Luísa, sendo recebido por muito entusiasmo pelos porteiros e pelo Relações Públicas. Também chegam Marta e Afonso. Marta e Luísa trocam um olhar. Enciumada por ver Carlos dançar com Luísa, Marta diz em voz alta que quer que os pretos morram todos. Dois negros ouvem-na e um deles agarra-a por um braço com força e desafia-a a repetir o que disse. Na pista de dança, Carlos fica atento a Marta. O rapaz continua a insistir com Marta para repetir a parvoíce que disse quando Carlos se aproxima e diz para não levarem a sério o que ela disse, pois ela é filha de Yara Manhiça. Afonso, que estava em pânico com a situação, aproveita para dizer que é sobrinho de Yara. Carlos consegue que os rapazes larguem Marta.

Carolina aparece alcoolizada em casa de Bruno e os dois envolvem-se. Guta procura Dinis, mas ele está zangado com ela e diz para ela ir falar com a besta do namorado. Guta insiste e pergunta ao primo se ele sabia que tem um irmão.

Verónica encontra-se com Rodrigo para falar com ele e diz-lhe que o assunto é Guta. Mas Diana chega nesse momento e fica zangada ao encontrá-los juntos. Diana pergunta a Rodrigo se foi Verónica quem lhe contou que Dinis é seu filho.

Episódio 20

Diana diz a Verónica que ela está determinada em destruir-lhe a vida, mas Verónica diz que apenas quer repor a verdade. Diana pede para Verónica se ir embora, mas Rodrigo quer que as duas fiquem. Dinis é apanhado de surpresa pela novidade de ter um irmão. Quando a prima lhe conta que o rapaz é primo de Lázaro, Dinis acha que é muita coincidência. De certeza que aquilo é um plano da família de Lázaro para dar o golpe na família deles. Diana fica aborrecida com a proposta de Rodrigo e diz que não vai expor a intimidade do seu filho à frente de uma estranha. Num gesto de boa vontade, é Verónica quem sai deixando-os conversar a sós. Diana conta a Rodrigo que Dinis está apaixonado por Guta.

Guta acha que aquilo é uma teoria paranoica do primo e pergunta-lhe se não tem curiosidade em conhecer o irmão que é um menino doente.

Carolina veste-se à pressa para sair e diz a Bruno que aquela noite foi um erro. Bruno está confiante e acha que ela se divertiu. Carolina diz-lhe que não seja ordinário e exige que os dois se continuem a tratar por você.

Felipa fala ao telefone com Gustavo quando começa um tiroteio. Gustavo tenta salvar uma criança e é ferido.

Rodrigo diz a Diana que a única maneira de resolver a questão é contar a verdade a Dinis. Diana discorda e conta-lhe que Beatriz tomou comprimidos para dormir. Filipa está perturbada porque não conseguiu voltar a falar com Gustavo depois de a chamada ter caído. A avó dá-lhe uísque para a acalmar.

À saída do hotel, Diana deixa cair o conteúdo da sua mala, nervosa. Verónica, que está ali, observa-a.

Carlos chega a casa com Luísa, embriagado, com a camisa de fora, e Samuel diz ao filho que vão ter uma conversa séria nesse momento. Gonçalo acorda e estranha ver as suas malas à porta de casa da sogra. Guigui diz-lhe que ele tem de voltar para casa, no Porto.

Samuel repreende Carlos por chegar tarde e embriagado. Quando o filho começa a falar de Yara, a conversa azeda e Samuel dá-lhe uma estalada.

Verónica diz a Diana que a família perfeita que ela tem se vai desmoronar « mas Diana avisa-a que não se meta com a sua família pois ela não terá qualquer problema em acabar com Verónica.

Paulinho fala ao telefone com o namorado e pressiona-o para ir viver com ele. Adelaide, que ouve a conversa, diz-lhe que ele está a ser totó e que o outro anda a enrolá-lo.

Chino aparece em casa de Bruno, aborrecido por este não ter aparecido na noite anterior. Acabaram por perder um negócio. Paulinho diz-lhe que foi por uma boa causa e conta-lhe que Carolina dormiu lá em casa.

Diana tenta ter uma conversa séria com Beatriz mas a filha diz-lhe que está triste porque o pai esqueceu-se dela e não lhe telefona. Diana tenta chamá-la à razão.

Gustavo quer levantar-se para procurar um telefone, mas um médico impede-o.

Lucrécia procura, aflita, Jaiminho e percebe que ele não está em casa.

Jaiminho aparece de surpresa em casa de Jacinto e diz-lhe que foi ver o avô.

Gustavo fala ao telefone com Felipa, que fica muito aliviada por finalmente ter notícias dele. Gustavo conta que foi ferido e vai regressar a Portugal.

Jacinto está a dizer ao neto que é melhor ele ir para casa quando Lucrécia aparece e acusa Jacinto de ter ido buscar a criança, mas Jaiminho nega. Samuel recebe um telefonema de Verónica.

Rodrigo vê no jornal que o hotel que era do pai está à venda e telefona para a imobiliária, para saber pormenores sobre o negócio. Verónica diz a Samuel que se ele não marcar uma reunião com uma pessoa com que ela quer falar, o primeiro escândalo rebentará na imprensa. Samuel fica furioso.

Dinis e Guta vão a casa de Lucrécia para Dinis conhecer Jaiminho. Lázaro não está, mas Lucrécia deixa-os entrar. Então chega Verónica, que se surpreende ao encontrar Dinis ali.

Episódio 21

Jaiminho abraça Dinis, contente por finalmente o conhecer.

Felipa estranha o nervosismo da futura cunhada, por saber que o filho está na companhia de Guta. Dinis pergunta a Verónica o que é que Jaiminho tem e ela diz que é um melanoma metástico e que a única coisa que ela pretende é que o menino se trate e conheça os irmãos.

Assunção conta à mãe que recebeu um telefonema de Deus e que ele quer ir conhecer a loja e conhecê-las a elas. Felipa reage com surpresa à notícia de que Dinis e Guta são irmãos. Verónica limpa as lágrimas e diz a Dinis que ele é um menino sensível, como o pai sempre lhe disse. Dinis fica curioso para saber que mais o pai dizia sobre ele.

Beatriz recebe uma resposta ao anúncio que colocou na Internet à procura do pai.

Carlos está furioso com o pai por este lhe ter batido, coisa que não acontecia há anos. Luísa tenta acalmá-lo mas na verdade está satisfeita com a discussão.

Marta interrompe uma conversa tensa dos pais e pergunta se estão a discutir. Yara diz a Afonso para ir fazer a mala pois vai acompanhá-los a Lisboa. Diz à filha que quer que ela tome conta do resort na sua ausência, senão vai pô-la a trabalhar com as empregadas da limpeza.

Assunção revela algum nervosismo e Pureza pergunta-lhe se está assim por causa da visita de Deus.

Jacinto pergunta a Joaquim por que é que ele nunca fala da sua família. Joaquim fica nervoso com a conversa de Jacinto e diz-lhe que não quer fala. Pela sua reação, Joaquim percebe que há ali problemas e dos grandes.

Joana, a empregada de Guigui, aproveita o facto de Sofia estar sozinha em casa para se despedir. Guigui leva Gonçalo a casa e acha o apartamento miserável mas tenta disfarçar. Depois pede-lhe que a acompanhe, pois precisa da ajuda dele para transportar o que trouxe no carro. Magoado com a forma como ela o tem tratado, Gonçalo recusa-se a ajudá-la.

Daniel apanha Patrícia ao telefone a queixar-se do trabalho e diz-lhe, depois dela desligar, que se ela não está confortável com ele que lhe diga e cancela a ida ao resort.

Samuel atende zangado um telefonema de Verónica, que quer confirmar que ele conseguiu marcar a reunião que ela pretendia com um determinado advogado.

Daniel fala ao telemóvel com Samuel e diz-lhe que já mandou seguir a pessoa que ele pediu para ser seguida. Quando ele desliga e escreve uma sms, Patrícia diz-lhe para ter cuidado e não entrar em jogos duplos.

Verónica recebe uma sms de Daniel a avisá-la de que vai começar a ser seguida.

Samuel recebe um e-mail de Verónica a relembrar-lhe que tem cópias dos documentos em vários locais, pelo que ele não deve fazer nada contra ela. Samuel lembra-se de repente que Verónica apareceu na mesma altura da quebra de segurança informática na MZ. Bruno surpreende-se ao encontrar em casa o seu irmão, Gonçalo, com uma expressão abatida.

Guigui aparece na loja com uns objetos para vender e Assunção e Pureza começam por a tratar com alguma altivez. Verónica vai visitar o pai para conversar com ele sobre Jaiminho.

Rodrigo explica ao agente imobiliário que está interessado num hotel que está à venda, que foi do pai.

Verónica diz coisas horríveis a Jacinto e avisa-o que não o quer ao pé de Jaiminho.

O agente imobiliário informa Rodrigo que há outra pessoa interessada no hotel. Rodrigo pergunta se pode obter o contacto dessa pessoa. Dinis diz a Diana que gosta muito de Guta e não a quer esquecer. O agente imobiliário diz a Rodrigo que a outra pessoa interessada no hotel é o seu irmão, Afonso Varela. Rodrigo pede para ver também um apartamento.

Verónica é tão desagradável com o pai que faz Jacinto desconfiar que aquela que tem à sua frente não é Vitória mas sim… Verónica.

Categorias
Resumos de Novelas

Comentários