RTP

Simplicidade de Salvador Sobral conquista vitória no Festival da Canção

O coliseu de Lisboa encheu-se de leds para receber a vitória de uma das mais simples canções dos últimos anos do Festival da Canção. Salvador Sobral arrecadou o primeiro lugar com o tema Amar pelos Dois e vai representar Portugal em maio na cidade de Kiev.

Silvia Alberto e Catarina Furtado foram as anfitriãs numa parceria inusitada mas que resultou com sucesso. A noite repartiu-se entre as comemorações dos 60 anos da RTP e a final do Festival da Canção.

Jorge Benvinda foi o primeiro intérprete da noite com o tema Gente Bestial composto por Nuno Figueiredo. Um retrato alegre e divertido do povo português.

Pedro Gonçalves interpretou a segunda canção, Don’t Walk Away, de João Pedro Cunha. Trata-se de tema que fala de uma relação que já teve melhores dias, com um ritmo mais pop.

Lena d’Água cantou o tema Nunca Me Foi Embora, de Pedro da Silva Martins. Trata-se de um tema que faz um balanço do passado, do presente e com os olhos no futuro.

Salvador Sobral cantou o tema Amar pelos Dois, composto pela irmã Luísa Sobral. Uma canção mais intimista

Fernando Daniel interpretou Poema a Dois, um tema de Nuno Feist. Um tema com uma sonoridade que conjuga a guitarra portuguesa com a guitarra elétrica.

Celina da Piedade cantou o tema Primavera, composto por ela própria. Uma canção mais tradicional que invoca as raízes alentejanas da cantora.

Deolinda Kinzimba trouxe ao palco do Coliseu o tema O Que Eu Vi Nos Teus Sonhos, de Rita Redshoes. Uma sonoridade mais soul, que tira partido da voz poderosa da Voz de Portugal.

Os Viva la Diva subiram ao palco para a última canção da noite, Nova Glória composto por Nuno Gonçalves. Juntando o canto lírico à poderosa voz de Kika, o compositor consegui uma atuação forte em palco.

O júri distrital foi escolhido através de 21 elementos representantes de 7 regiões do país.

O júri da região Norte e Centro deu nota máxima à canção 4 de Salvador Sobral.  Da região de Lisboa a pontuação maxima foi para a canção Nova Glória dos Viva la Diva. A região do Alentejo premiou também a canção Amar pelos dois com a máxima pontuação. A canção Don’t Walk away foi a eleita pela região do Algarve. A região dos Açores elegeu também a canção Amar pelos dois como a mais votada. Da região da Madeira a canção mais votada foi também Amar pelos dois.

No fim, Amar pelos Dois foi a canção vencedora da noite e Salvador Sobral voltou a subir ao palco, desta vez com a irmã Luísa Sobral, para voltar a interpretar o tema.

Categorias
RTPTelevisão

Estudante de Farmácia, amante das ciências e das artes. Gosto particular por entretenimento em diversas áreas: televisão, cinema, teatro, música.

Comentários